NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar mostra tecnologias em prática no Paraná alinhadas a iniciativas internacionais

Publicado em

Tecnologias utilizadas nos Estados Unidos e em países europeus e asiáticos já estão presentes em soluções desenvolvidas no Paraná, para áreas como educação, trânsito e economia. Inteligência artificial, automação e autobiometria são alguns exemplos de recursos utilizados para aprimorar serviços públicos ao redor do mundo, e também no Paraná. 

O alinhamento das iniciativas em prática no Estado com tecnologias internacionais foi o tema da palestra proferida pelo diretor de Mercado da Celepar, André Telles, nesta terça-feira (25), durante o Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas.

Um exemplo é o setor da mobilidade urbana: o estado da Califórnia (EUA) anunciou no ano passado uma parceria com uma empresa de identidade biométrica para seu programa de carteiras digitais de motorista. A tecnologia permite que os condutores confirmem sua identidade por meio do reconhecimento facial.

Uma iniciativa semelhante entrou em vigor no Paraná este ano. Condutores podem renovar as fotos de suas carteiras nacionais de habilitação por meio do aplicativo Detran Inteligente. Basta tirar uma selfie e o sistema é capaz de autenticar a identidade do motorista. A ferramenta, implementada pela Celepar, conta com técnicas de antispoofing, que previnem fraudes.

“Ao desenvolver essas soluções, buscamos não apenas acompanhar tendências globais, mas adaptar as melhores práticas à realidade do Paraná, garantindo inovação com impacto direto na vida das pessoas”, afirmou André Telles. “Com a implementação dessas tecnologias, o Paraná se consolida como um polo de inovação no Brasil, trazendo para soluções que otimizam serviços públicos, melhoram a experiência dos cidadãos e impulsionam o desenvolvimento econômico”, disse ele.

Leia Também:  Empresas podem usar créditos de ICMS para investir nas cidades do Rota do Progresso

EDUCAÇÃO – Muitos países também vêm investindo no uso da tecnologia no setor da educação. Na Espanha, a IE University começou, em 2025, a integrar ferramentas da OpenAI (empresa de pesquisa em inteligência artificial) em todo seu ecossistema acadêmico.

Colégios da rede estadual do Paraná também têm integrado inteligência artificial em sala de aula. O Aprendiz Inteligente é um exemplo dessa iniciativa. Trata-se de um software que utiliza IA generativa para auxiliar estudantes, criando questões e experiências personalizadas de estudo, com base em seu ritmo de aprendizagem, dificuldades e habilidades.

Instituições de ensino e docentes também podem utilizá-lo para obter diagnósticos de aprendizagem, identificando quais conteúdos foram bem assimilados e quais precisam ser reforçados. A ferramenta ainda conta com IA preditiva para fornecer indicadores de como será a performance dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Aprendiz Inteligente começou em fase-piloto no segundo semestre de 2024 em 10 colégios voltados à Educação de Jovens e Adultos. Em 2025, seguirá em teste em outras instituições.

MENOR PREÇO – Na palestra, Telles ainda abordou o aplicativo Menor Preço, que compara valores de produtos comercializados em regiões próximas ao usuário. Uma solução semelhante (PriceRunner) é utilizada em países como Suécia, Dinamarca, Noruega e Alemanha.

Leia Também:  Conferência vai debater políticas públicas para migrantes, refugiados e apátridas

Assim como o aplicativo europeu, o Menor Preço conta com filtro para exibir os produtos em ordem crescente de valor. Além disso, o app paranaense ainda conta com uma categoria específica para combustíveis, ajudando o motorista a economizar ao abastecer.

“Vemos soluções semelhantes sendo utilizadas com sucesso em diversos países, e o Menor Preço coloca o Paraná no mesmo nível de inovação. A tecnologia permite que os consumidores tenham mais controle sobre seus gastos, promovendo transparência e competitividade no mercado”, ressaltou Telles.

NEGÓCIOS – Já no âmbito de negócios e desenvolvimento regional, a comparação foi entre a plataforma Paraná Negócios e a InvestSingapore — esta é uma plataforma desenvolvida pelo EDB — agência ligada ao Ministério do Comércio e Indústria de Singapura. Com o objetivo de atrair investimentos ao país, o site reúne informações sobre seu ambiente de negócios, setores industriais e iniciativas de inovação.

A proposta do Paraná Negócios é similar: criar uma ponte entre municípios e empresas, para possibilitar o desenvolvimento econômico das cidades. Na plataforma paranaense, empresas que estiverem chegando ao Estado podem encontrar o local que melhor atende às suas necessidades. 

Os municípios, por sua vez, podem apresentar sua estrutura e benefícios, incluindo informações como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador anuncia R$ 132 milhões para nova fase do Asfalto Novo, Vida Nova

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Conferência vai debater políticas públicas para migrantes, refugiados e apátridas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA