NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar mostra no Smart City Expo Curitiba soluções que desenvolveu para o Estado

Publicado em

A Celepar, primeira empresa pública de tecnologia do País, levará ao Smart City Expo Curitiba 2023 sua expertise em soluções para a administração estadual. O foco é facilitar a vida do cidadão paranaense. Representantes da empresa farão palestras sobre o futuro da tecnologia governamental e plataformas para promover cidades inteligentes.

Entre as soluções que a Celepar mostrará em seu estande e em palestras estão o sistema de registro de presença em salas de aula com o uso de inteligência artificial, que agiliza o controle de frequência tanto pela escola quanto pelos pais e responsáveis pelos alunos.

Também mostrará o projeto Olho Vivo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que ajuda na redução da criminalidade ao monitorar objetos, pessoas e comportamentos em tempo real nas cidades.

Na quarta-feira, logo após a abertura do evento, o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa, fará a palestra Futuro do E-Gov, abordando as tendências tecnológicas e como o uso delas podem ajudar na administração pública governamental. Na sexta-feira, às 15h40, o gerente de Negócios da Celepar, Marcelo Hummelgen, apresentará soluções inovadoras da companhia para contribuir com o desenvolvimento de cidades inteligentes e seguras.

Leia Também:  Maior Corpus Christi da história de Curitiba recebe reconhecimento do Vaticano; veja a programação

Também na sexta-feira a Celepar fecha a sua participação no evento ao promover um mini curso de smartphone para idosos. Será na sala Curitiba, com início às 16h30. Neste curso, os idosos aprendem a dominar seus celulares, utilizar ferramentas básicas de internet e, assim, entrar no mundo digital.

SMART CITY  O Smart City é um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes no mundo, que acontece de quarta a sexta-feira (22 a 24), no Barigui Expotrade, em Curitiba. A programação reúne especialistas de todo o mundo para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Feira Barcelona. Os ingressos podem ser adquiridos via internet, nas categorias Congress Full Pass, que contempla o acesso a dezenas de palestras e eventos de relacionamento nos três dias de evento, e Congress Day Pass, válido para um dia.

Leia Também:  PCPR prende sete pessoas dentro de operação nacional contra pornografia infantil

A entrada é gratuita para a área de exposição, que vai reunir dezenas de empresas apresentando produtos, serviços e as novidades em desenvolvimento tecnológico da área de cidades inteligentes.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Agência do Trabalhador da Cultura abre vagas para o Festival de Curitiba

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Unespar realiza aulas online gratuitas para revisão de conteúdos do vestibular 2025

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA