NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar apresenta case de transformação digital do Detran-PR em Manaus

Publicado em

A Celepar participou do 82º Encontro Nacional dos Detrans, realizado de 12 a 14 de março, em Manaus (AM), e apresentou o case de transformação digital do Detran-PR. A iniciativa tem revolucionado a gestão de trânsito no Estado, garantindo mais eficiência, segurança e acessibilidade para servidores e cidadãos.

O processo começou com o mapeamento de serviços, entrevistas com usuários e a identificação de desafios e oportunidades de inovação. A partir desse diagnóstico, foram selecionadas e implementadas soluções tecnológicas que trouxeram impactos diretos no atendimento e na gestão do órgão.

Entre as principais necessidades identificadas estava a criação de um sistema único para os servidores, unificando os processos relacionados a veículos, habilitação e infrações. Essa digitalização foi feira e permitiu a redução dos agendamentos presenciais, proporcionando mais praticidade para os motoristas.

Outra novidade é que desde o fim de 2024 condutores paranaenses podem renovar a foto da Carteira de Habilitação por meio do aplicativo Detran Inteligente. Isso é possível graças ao recurso de autobiometria implementado pela Celepar.

Basta que o motorista tire uma selfie para que o sistema verifique sua identidade por meio do reconhecimento facial. A ferramenta conta com antispoofing: um conjunto de técnicas e medidas de segurança utilizadas para detectar e prevenir tentativas de falsificação em sistemas de autenticação biométrica.

Leia Também:  Jogos da Juventude do Paraná definem vencedores da regional; nova fase será em agosto

O primeiro emplacamento digital também é um sucesso. Pioneira no Brasil, a iniciativa consiste na realização do primeiro emplacamento de um veículo de forma 100% online, pelo computador ou celular. Basta acessar o portal do Detran-PR ou o aplicativo Detran Inteligente. No ano passado, 159. 710 veículos foram emplacados de maneira digital.

“A transformação digital do Detran-PR é um marco na modernização dos serviços públicos no Paraná. Nosso foco foi garantir uma experiência mais otimizada para o cidadão e um sistema mais integrado para os servidores, aproveitando o poder da inteligência de dados para otimizar processos e ampliar a segurança”, destaca André Telles, diretor de Mercado da Celepar.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, ressaltou a importância da parceria com a Celepar. “A transformação digital que implementamos no Detran-PR está mudando a forma como o cidadão acessa os serviços de trânsito. A tecnologia permitiu mais agilidade, transparência e eficiência, consolidando o Paraná como referência nacional em inovação no setor”, afirmou.

Ele também citou a plataforma Bateu, na qual o usuário pode registrar as principais informações de um acidente de trânsito, anexar fotos e imprimir o boletim de acidente. Graças a esse sistema, o Paraná ganhou destaque como um dos estados mais ágeis no envio de dados para o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest).

Leia Também:  Fomento Paraná dispõe de R$ 560 milhões para financiar empreendedores

E os números de 2024 comprovam o impacto da digitalização: 980 mil CNHs renovadas e 140 mil primeiras habilitações digitais emitidas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  UENP oferece curso preparatório gratuito para o próximo vestibular

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Forças de segurança encontram menino de 2 anos que estava desaparecido em Cambira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA