NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar apresenta case de transformação digital do Detran-PR em Manaus

Publicado em

A Celepar participou do 82º Encontro Nacional dos Detrans, realizado de 12 a 14 de março, em Manaus (AM), e apresentou o case de transformação digital do Detran-PR. A iniciativa tem revolucionado a gestão de trânsito no Estado, garantindo mais eficiência, segurança e acessibilidade para servidores e cidadãos.

O processo começou com o mapeamento de serviços, entrevistas com usuários e a identificação de desafios e oportunidades de inovação. A partir desse diagnóstico, foram selecionadas e implementadas soluções tecnológicas que trouxeram impactos diretos no atendimento e na gestão do órgão.

Entre as principais necessidades identificadas estava a criação de um sistema único para os servidores, unificando os processos relacionados a veículos, habilitação e infrações. Essa digitalização foi feira e permitiu a redução dos agendamentos presenciais, proporcionando mais praticidade para os motoristas.

Outra novidade é que desde o fim de 2024 condutores paranaenses podem renovar a foto da Carteira de Habilitação por meio do aplicativo Detran Inteligente. Isso é possível graças ao recurso de autobiometria implementado pela Celepar.

Basta que o motorista tire uma selfie para que o sistema verifique sua identidade por meio do reconhecimento facial. A ferramenta conta com antispoofing: um conjunto de técnicas e medidas de segurança utilizadas para detectar e prevenir tentativas de falsificação em sistemas de autenticação biométrica.

Leia Também:  IDR-Paraná leva ao Show Rural agroecologia e ações de conservação do solo e da água

O primeiro emplacamento digital também é um sucesso. Pioneira no Brasil, a iniciativa consiste na realização do primeiro emplacamento de um veículo de forma 100% online, pelo computador ou celular. Basta acessar o portal do Detran-PR ou o aplicativo Detran Inteligente. No ano passado, 159. 710 veículos foram emplacados de maneira digital.

“A transformação digital do Detran-PR é um marco na modernização dos serviços públicos no Paraná. Nosso foco foi garantir uma experiência mais otimizada para o cidadão e um sistema mais integrado para os servidores, aproveitando o poder da inteligência de dados para otimizar processos e ampliar a segurança”, destaca André Telles, diretor de Mercado da Celepar.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, ressaltou a importância da parceria com a Celepar. “A transformação digital que implementamos no Detran-PR está mudando a forma como o cidadão acessa os serviços de trânsito. A tecnologia permitiu mais agilidade, transparência e eficiência, consolidando o Paraná como referência nacional em inovação no setor”, afirmou.

Ele também citou a plataforma Bateu, na qual o usuário pode registrar as principais informações de um acidente de trânsito, anexar fotos e imprimir o boletim de acidente. Graças a esse sistema, o Paraná ganhou destaque como um dos estados mais ágeis no envio de dados para o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest).

Leia Também:  Biblioteca Pública promove em abril grande variedade de eventos para todas as idades

E os números de 2024 comprovam o impacto da digitalização: 980 mil CNHs renovadas e 140 mil primeiras habilitações digitais emitidas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Biblioteca Pública promove em abril grande variedade de eventos para todas as idades

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica, Cine Inclusivo e atividades especiais: confira a agenda cultural

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA