NOVA AURORA

PARANÁ

Ceasa Curitiba vai promover na quarta-feira ações da campanha Outubro Rosa

Publicado em

A Ceasa Curitiba vai promover nesta quarta-feira (23), das 9h às 11h30, no Centro de Eventos – Espaço Cidadania e Saúde, ações referentes à campanha Outubro Rosa. Serão várias atividades abrangendo o tema “Ações de prevenção à Saúde da Mulher”. No início haverá uma roda de conversa sobre prevenção de câncer neste público. Depois, estarão disponíveis testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatite, distribuição de autoteste de HIV e de preservativos interno e externo.

Ainda no Centro de Eventos da Ceasa, os técnico da Secretaria Municipal da Saúde aplicarão vacinas contra a Covid-19, hepatite, influenza e febre amarela. Para que esses testes e vacinas sejam feitos é necessário que as mulheres levem documento com foto, ou celular com o aplicativo Saúde Já.

“É essecial reforçar a importância dos cuidados que devemos ter com a saúde das mulheres. A Ceasa está dando continuidade a esses trabalhos de alerta de prevenção e do bem-estar das mulheres”, diz Jaqueline dos Reis Macedo Gomides, gerente do programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná, e uma das coordenadoras das atividades da campanha Outubro Rosa. Estas ações buscam também aumentar o acesso a exames de prevenção, ampliando a promoção da saúde feminina de forma integral.

Leia Também:  50º milionário do Programa Nota Paraná é da Lapa

HISTÓRIA – Outubro Rosa é um movimento internacional que busca chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A cor identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação da doença. A iniciativa surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.

TEMA DE 2024 – Mulher: seu corpo, sua vida. Esse é o tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 para consciencialização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa.

Mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa podem ser obtidas nas Gerências da Ceasa Curitiba, no programa Banco de Alimentos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  Paraná tem 13 cidades entre as 100 mais competitivas do Brasil, aponta ranking nacional

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  50º milionário do Programa Nota Paraná é da Lapa

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA