PARANÁ
Casa da memória audiovisual do Paraná, Museu da Imagem e do Som completa 55 anos
Publicado em
6 de fevereiro de 2024por
Itajuba TadeuO Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) celebra 55 anos de existência nesta terça-feira, 6 de fevereiro. Com um dos maiores acervos da América Latina, o MIS-PR reúne diversos tipos de mídias que preservam e resgatam as memórias audiovisuais da história do Estado e de seu povo, integrando a coleção que ultrapassa três milhões de itens em fotografias, documentos, textos, vídeos e outros materiais audiovisuais.
Da visita do papa ao movimento Diretas Já em Curitiba, do fortalecimento da TV regional à popularização do VHS, da trilogia do “Poderoso Chefão” ao fomento do cinema local, as mudanças e acontecimentos que integraram os últimos 55 anos se conectam à produção cultural de fotografias, vídeos, músicas, filmes e outras mídias que guardam contextos e documentam a história.
A diretora do museu, Mirele Camargo, destaca a relevância da instituição e seu papel vital na preservação do patrimônio cultural estadual. “Ao longo de seus 55 anos, o MIS-PR tem sido um guardião de memórias, produções e narrativas que espelham a riqueza e a diversidade do Paraná e de sua população. É uma instituição que se adapta e persiste diante das mudanças ao longo das décadas, estabelecendo um espaço fundamental para a difusão da cultura paranaense”, destaca.
A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, enfatiza o papel do museu na preservação e na promoção da cultura audiovisual no Paraná ao longo do tempo. “Além da marca histórica, esta celebração representa um momento de reconhecimento pela contribuição do MIS-PR para a cultura do nosso Estado. Sua existência reafirma nosso compromisso de preservar e promover a cultura audiovisual paranaense para as futuras gerações”, complementa.
- Shows da Oficina de Música de Curitiba reafirmam Teatro Guaíra como espaço icônico no Paraná
- Com duas oficinas, MON promove programação especial na mostra de Bispo do Rosário
ATRAÇÕES – Atualmente, o público pode visitar a mostra “Sinestesia do Objeto”, exposição de longa temporada com vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos tridimensionais. A mostra traz à reflexão as conexões, experiências sensoriais e nostalgia carregadas pelas tecnologias, em conjunto à contribuição simbólica das mídias no dia a dia.
Em cartaz até 23 de fevereiro no MAC-PR Sede Adalice Araújo (Rua Ébano Pereira, 240, Centro – Curitiba), está disponível também a exposição “Lina Faria – Passando a Limpo”, que apresenta projetos da fotógrafa paranaense em diferentes espaços, explorando presídios, áreas rurais e urbanas. A mostra, realizada pelo MIS-PR, integra o projeto Memória Viva, que homenageia a trajetória de agentes culturais paranaenses ainda em vida.
TRAJETÓRIA – Criado em 06 de fevereiro de 1969, pela Portaria 682/69, o MIS-PR foi inaugurado pelo ministro Tarso Dutra, o então governador Paulo Pimentel e Cândido Martins de Oliveira, na época secretário da Cultura. É o segundo Museu da Imagem e do Som mais antigo do País, atrás somente do MIS-RJ.
Desde sua criação e até 1989, o MIS-PR passou por várias mudanças de sede. Funcionou inicialmente numa sala no terceiro andar da Biblioteca Pública do Paraná, de 1969 a 1972, quando ganhou autonomia e espaço físico próprio no prédio da Secretaria de Estado da Cultura.
Em 1974 foram inauguradas suas instalações em sala anexa ao Museu de Arte Contemporânea. De 1981 a 1984 ficou desativado, com acervo encaixotado e dispersado, parte na sede antiga, parte na Secretaria da Cultura, com o mobiliário em outro espaço. Em 1984 foi reaberto na sede da Rua XV de Novembro. Posteriormente, em 1986, o MIS-PR foi transferido para a Rua Martim Afonso.
Em 1989, o museu mudou-se para o Palácio da Liberdade, antigo Palácio do Governo na Rua Barão do Rio Branco, que passou a ser a sede definitiva do museu quando. Em 2002, o governo federal transferiu a propriedade do imóvel para o Estado com a finalidade específica de abrigar o museu.
Em 2003, o prédio passou por obras de reforma estrutural e restauro para garantir a integridade do acervo. Por esse motivo, a equipe técnica e o acervo foram transferidos para um espaço alternativo no bairro Santa Cândida. As obras começaram em 2012 e foram entregues em 2014. No ano seguinte, equipe e acervo retornam a casa. No dia 13 de abril de 2016, o MIS-PR foi reinaugurado em sua sede oficial, no Palácio da Liberdade.
- Balé Teatro Guaíra terá oficina gratuita de dança sobre improvisação
- Simone Mendes leva público recorde a Matinhos e Dudu Nobre agita Pontal do Paraná

EXPANSÃO – Anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a expansão dos espaços físicos do museu no Palácio da Liberdade prossegue de forma gradual. O terreno em torno do prédio histórico tombado e sede do MIS-PR estava ocupado pela Polícia Civil. Em fevereiro de 2023 a Secretaria estadual da Segurança Pública desocupou o Centro de Triagem, realocando a população carcerária para outras unidades. Com a conclusão do processo de expansão, os espaços devolvidos ao MIS-PR, adicionaram 4 mil metros quadrados à área da instituição.
A ampliação de um espaço cultural no coração de Curitiba é uma importante conquista, que promove e resgata a movimentação da região central da Capital, a torna mais segura, ressignificando o espaço com cultura. “Estamos comprometidos em continuar preservando e promovendo a cultura paranaense por muitos anos ainda. Os 55 anos do MIS-PR são apenas o começo de uma jornada que esperamos que seja longa e produtiva, sempre em busca de novas formas de envolver e engajar nosso público, tanto presencialmente quanto online”, afirma Mirele.
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: das 10h às 19h
Sábados e domingos: das 10h às 18h
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
Published
8 minutos agoon
4 de abril de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.
Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.
Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.
Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.
O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.
Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: Governo PR

Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’

Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
PARANÁ


Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em...


Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil
O ano era 2020 e a estudante Fernanda Jank, à época com 10 anos, começou um projeto escolar para ajudar...


Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de...
POLÍCIA


PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles...


PCPR e PMPR prendem sete pessoas em menos de 24 horas em Santo Antônio do Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu sete pessoas suspeitas de...


PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorridos em escola estadual de Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 43 anos, suspeito de praticar dois furtos em uma...
ENTRETENIMENTO


Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’
Virginia Fonseca, de 25 anos, compartilhou nos stories do Instagram, que ganhou um Rolex de presente de aniversário da amiga...


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global