NOVA AURORA

PARANÁ

Carreta da Inovação chega a Cambé e Mauá da Serra com atividades gratuitas

Publicado em

A Carreta da Inovação segue seu roteiro pelo Paraná e agora leva suas atividades aos municípios de Mauá da Serra e Cambé, na região Norte do Estado. O projeto oferece programação gratuita e aberta ao público, com foco em inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão.

As atividades nas duas cidades ocorrem de terça-feira (08) a sábado (12). O atendimento funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h.

Em Mauá da Serra, a carreta ficará na Avenida Ponta Grossa, 480, Centro, em frente à prefeitura. Em Cambé, as ações acontecem na Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro. Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Leia Também:  Governo apoia municípios na implantação dos Conselhos Municipais das Cidades

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressalta que o objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pela ciência e tecnologia. “Temos observado grande participação de estudantes e da população idosa nas cidades por onde a carreta passou. Esse é nosso objetivo: popularizar a cultura da inovação no interior”, afirma.

Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 16 municípios, incluindo Cândido de Abreu e Jandaia do Sul, onde encerrou suas atividades no sábado (5).

Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo capacitação em robótica, inteligência artificial e transformação digital.

Para acompanhar a programação completa e os próximos destinos da Carreta da Inovação, os interessados podem consultar o site ou o perfil no Instagram da SEIA.

Serviço:

Mauá da Serra – Avenida Ponta Grossa, 480, Centro (em frente à prefeitura)

Cambé – Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé

Leia Também:  Novo decreto cria a 10ª Companhia Independente da PM em Laranjeiras do Sul

Data: 08 a 12 de abril

Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado, das 9h às 12h

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Teatro José Maria Santos recebe “Desmonte”, com a atriz Regina Vogue

Published

on

By

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte”. Depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na Capital, ela reúne antigos parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

“Desmonte” conta a história do Antônio, um artista que está em crise e no limiar entre a vida e a morte, ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do Nordeste como a avó contadora de histórias e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital “Que Absurdo!”, escrita e dirigida por Lira, lançada no YouTube em 2020 durante o período de isolamento da pandemia de Covid-19. A dramaturgia incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. 

Leia Também:  Em 2h30, PMPR esclarece mega furto em Curitiba e prende cinco pessoas

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”, diz.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores como Cervantes, por exemplo”, afirma.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. “Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando aos quatro ventos que, o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”, afirma.

Leia Também:  Detran-PR alerta para golpes com sites falsos que cobram agendamento

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA