NOVA AURORA

PARANÁ

Câmpus de Irati da Unicentro ganha ginásio para mil pessoas, marco esportivo para a região

Publicado em

A concretização de um sonho antigo. Esse foi o sentimento para muitos dos presentes na noite desta quinta-feira (13) no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) durante a inauguração do novo Ginásio de Esportes da universidade.

Com quase 2,5 mil metros quadrados de construção, o local tem capacidade para um público de mais de mil pessoas, contando ainda com vestiários, banheiros e salas com segurança e acessibilidade. O destaque, é claro, fica para a quadra poliesportiva feita com materiais de ponta. 

“É um ginásio de esportes da melhor qualidade. É um lugar onde as crianças, os adolescentes, os estudantes da universidade e da educação básica, os idosos, onde todos terão a prática esportiva. É, principalmente, um ambiente de interação, de bem-estar, um ambiente onde a saúde, por meio do esporte, estará em primeiro lugar”, disse o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes.

Iniciada em 2017, a obra foi interrompida em 2020, durante a pandemia, sendo retomada no final de 2022 após a liberação de verbas para a sua conclusão. No total, foram investidos mais de R$ 4 milhões, recursos que vieram de emendas federais, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal, e também da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil).

“A Unicentro tem uma história linda com a cidade, com a região, de formação de profissionais, de representar a educação nacionalmente. Temos um compromisso com a instituição e os seus projetos”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Leia Também:  Estado abre dez novos leitos pediátricos no Hospital Infantil Waldemar Monastier

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, a estrutura vai permitir potencializar os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pela universidade junto à comunidade. Segundo ele, isso tem efeitos inclusive na autoestima das pessoas atendidas.

“Crianças carentes, adolescentes em situação de vulnerabilidade, para quem uma quadra de cimento ou mesmo de terra já é uma diversão, imagina ter a honra de poder frequentar, treinar, aprender valores num espaço desse. Então, eu acho que a universidade ganha um instrumento importante de transformação social com a concretização desse sonho do ginásio”, disse.

Essa mudança de perspectiva por meio do esporte também foi lembrada pelos convidados de honra da noite, a ginasta Bárbara Domingos e o triatleta Ronan Cordeiro.

“Eu mesma comecei em um lugar assim, criado lá em Curitiba pela Prefeitura, que tinha várias atividades e que foi muito importante para a minha carreira. Foi o início de um sonho”, disse Bárbara, tricampeã pan-americana e finalista olímpica na ginástica rítmica.

“Eu sou fruto de um ginásio público. Eu nasci jogando bola, jogando vôlei e foi dessa forma que eu me criei para conseguir chegar no alto nível esportivo. Estou muito feliz de estar aqui e ver que a cidade está recebendo esse presente e tenho certeza que vai agregar tanto para quem está estudando quanto para a comunidade. Espero também que tenhamos novos atletas para serem o futuro do esporte paralímpico e olímpico”, complementou Ronan, medalhista paralímpico no triatlo em Paris 2024.

Leia Também:  Paraná registra saldo de 47.506 novas empresas nos primeiros quatro meses de 2024

Para a chefe do Departamento de Educação Física da Unicentro, Debora Gomes, o novo local vai ser fundamental para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “São 27 anos de existência do curso e finalmente a gente conquistou o Ginásio de Esportes do Câmpus de Irati. Nós reforçamos que o papel da universidade pública é atender a comunidade e, por meio dele, vamos garantir o direito ao acesso ao esporte, ao lazer, à saúde, à educação de maneira qualificada”, comentou.

“Nós temos um dos melhores cursos de Educação Física e que agora, contemplado com um ginásio dessa magnitude, vai ser ainda mais fortalecido. Esse ginásio também vai ser palco de diversas celebrações, de campeonatos, incentivando a juventude, as crianças, os adolescentes, a todos participarem em um espaço que trará novas histórias para toda a nossa região”, disse o prefeito de Irati, Emiliano Gomes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado abre dez novos leitos pediátricos no Hospital Infantil Waldemar Monastier

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com nova interface, Menor Preço mostra onde a lista de compras fica mais barata

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA