PARANÁ
Campos Gerais, Centro e Centro-Sul têm R$ 1,4 bilhão de investimentos rodoviários
Publicado em
21 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), administra cerca de 1,8 mil quilômetros de rodovias estaduais nas regiões dos Campos Gerais, Centro e Centro-Sul, por meio de sua Superintendência Regional Campos Gerais (SRCGerais). Entre obras, conservação e serviços ao usuário, são quase R$ 1,4 bilhão de investimentos somente nesta superintendência.
Esta é a quarta matéria de um total de cinco, trazendo informações sobre a atuação das cinco superintendências regionais do DER/PR.
A SRCGerais tem sede em Ponta Grossa e conta com três escritórios regionais: Cerne em Piraí do Sul, Centro-Oeste em Guarapuava, e Centro-Sul em Irati. A maior parte do orçamento em execução da superintendência é dedicado às obras, com quase R$ 800 milhões.
O destaque é a restauração em concreto (whitetopping) e terceiras faixas da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, com contrato assinado recentemente. Os serviços devem ser iniciados em breve, após ser emitido o licenciamento ambiental necessário, contemplando trecho de 32,71 quilômetros.
Outra iniciativa recente é a duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o seu distrito Palmeirinha, que terá pistas novas em concreto e restauração da pista antiga também em concreto. Esta é a primeira obra de um total de três nos mesmos moldes, que vão se estender de Guarapuava até Pitanga.
E em Pitanga mesmo está em andamento a obra de pavimentação da PR-239 até Mato Rico. Iniciativa semelhante de pavimentação está em andamento na PR-990 em Rebouças, além da pavimentação de um novo trecho da PR-364 em Irati.
Outras duas obras da SRCGerais estão na reta final e devem ser entregues em breve, o novo Contorno Norte de Castro, e as novas vias marginais da PRC-466, novamente em Pitanga.
CONSERVAÇÃO – A superintendência conta com investimentos de quase R$ 600 milhões para conservação de rodovias e obras de arte especiais (OAEs) como pontes e viadutos. São serviços no pavimento como fresagem e reperfilagem, microrrevestimento asfáltico, melhorias no sistema de drenagem de águas, e também remendos profundos, remendos superficiais e selagem de trinca.
As OAEs têm serviços específicos para cada estrutura, mas em comum costumam incluir reparos e consertos em estruturas de concreto, substituição de juntas de dilatação, além de melhorias específicas como recomposição de erosão e reforço de contenções, substituição de guarda-corpos, implantação de dispositivos de drenagem.
Para os trechos de rodovias não pavimentadas são realizadas melhorias como patrolamento, retaludamento, escarificação, conformação e compactação do subleito, construção de saídas d’água, construção de caixa de retenção, implantação de bueiro, escavação de valas e cascalhamento, entre outros.
Neste valor está incluído também o Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná) do DER/PR, voltado para o reforço da sinalização horizontal (linhas, faixas e marcas), sinalização vertical (placas e pórticos), e instalação de dispositivos de segurança (defensas metálicas, tachas e tachões).
E ainda iniciativas de prevenção ao dano no pavimento, como a operação de balanças rodoviárias em pontos estratégicos, iniciativa complementada por operações de fiscalização por nota, e os serviços de operação de tráfego rodoviário nas rodovias do antigo Anel de Integração, como guincho leve e pesado, inspeção de tráfego, apoio ao usuário, caminhão-pipa para apoiar o Corpo de Bombeiros, veículo para lidar com animais soltos na pista e limpeza emergencial de pista, todos podendo ser acionados gratuitamente pelo telefone 0800-400-0404. Somente nos últimos seis meses foram 9.037 atendimentos, em sua maioria panes mecânicas, acidentes sem vítima e materiais diversos fora da pista.
PARCERIAS – A Klabin S.A. conta com uma parceria com o Governo do Estado, por meio da SEIL, DER/PR e Secretaria da Fazenda (SEFA), para execução de obras rodoviárias nos Campos Gerais em um montante de até R$ 450 milhões. Atualmente está sendo feita a readequação do trecho urbano da PR-160 em Imbaú, e estão previstos um viaduto em Telêmaco Borba, e os contornos rodoviários de Arapoti e Ventania, entre outras, todas com fiscalização pela superintendência.
A SRCGerais gerencia uma fábrica de vigas, onde são produzidas as peças pré-moldadas utilizadas em cooperações entre prefeituras e a SEIL para implantar, alargar ou substituir pontes municipais por estruturas novas. São fabricadas ainda lajotas e guarda-rodas utilizadas nas obras, cuja execução é de responsabilidade dos municípios.
ACORDO – Foi iniciada agora em setembro a obra de duplicação da PR-151 em Ponta Grossa, graças a um acordo de liquidação contratual da concessionária CCR com o Governo do Estado, por meio do DER/PR, com participação do Ministério Público Federal, Procuradoria-Geral do Estado e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).
O investimento é de R$ 160 milhões para executar a obra em trecho de 5,8 quilômetros, e inclui implantação de trecho variante, interseções em desnível e pontes. A SRCGerais fiscaliza o andamento dos serviços.
CHUVAS – As fortes chuvas do final do ano passado causaram vários danos em rodovias de todo o Paraná, a maioria já solucionados. Na SRCGerais foram três obras emergenciais finalizadas em meses recentes, um total de cerca de R$ 40 milhões.
Em Pitanga, na PR-239, foram recuperados o km 350 e o km 373, segmentos da obra de pavimentação cujos taludes foram danificados pelos grandes volumes de água.
Na PR-170 foi recuperado o km 389 em Guarapuava, trecho de três faixas que ficou com uma delas interditada devido aos danos no talude, e também o km 467 em Pinhão. Esta foi uma obra de grande volume devido aos vários danos nos aterros e pavimento, e incluiu também a implantação de uma área de escape no local conhecido como “curva da ferradura”, ponto histórico de acidentes. Atualmente é o único dispositivo deste tipo em operação na malha rodoviária estadual.
EDITAIS E AUDIÊNCIAS – O DER/PR está finalizando a licitação da duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Turvo e Guarapuava, investimento de R$ 293.750.000,00 para atender o trecho de 27,02 quilômetros.
Também está em andamento o edital para duplicar e restaurar em concreto o trecho de 45,5 quilômetros da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, e foram realizadas recentemente as audiências públicas das obras de restauração em concreto entre Nova Tebas e Pitanga, e entre Manoel Ribas e Pitanga.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com valor recorde para investimentos, Estado envia PLDO de 2026 à Assembleia
Published
1 hora agoon
15 de abril de 2025By

O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (15) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2026, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. O documento delimita as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano fiscal e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
Para 2026, o PLDO prevê uma receita total de R$ 82,9 bilhões — um aumento de 5,3% em relação ao orçamento deste ano, que é de R$ 78,7 bilhões. Já em relação às despesas, a proposta também prevê um total de R$ 82,9 bilhões, representando um equilíbrio saudável entre arrecadação e gastos do Estado.
O destaque, porém, fica por conta da previsão destinada para investimentos para o próximo ano. Conforme antecipa o documento enviado ao Legislativo, o Paraná projeta um total de R$ 6,6 bilhões para serem aplicados ao longo de 2026. O valor é o maior já projetado pelo Estado, superando em quase 5% o total orçado para 2025, que é de R$ 6,3 bilhões.
- Nota Paraná tem ampliação para 43,1 mil prêmios; primeiro sorteio será em maio
- População elege prioridades para o orçamento de 2026 do Paraná em audiência pública
META FISCAL – Além disso, o PLDO destaca ainda as metas fiscais que o Paraná deverá alcançar até o fim de 2026. Entre elas está o resultado primário, que corresponde à diferença entre a arrecadação e os gastos do Estado, sem considerar a Previdência. Neste caso, a estimativa é que o Paraná alcance um resultado positivo de R$ 2,9 bilhões.
OUTROS PODERES – O texto também delimita os recursos destinados aos outros Poderes, sendo 5% ao Poder Legislativo, sendo 1,9% ao Tribunal de Contas, 9,5% ao Poder Judiciário, 4,2% ao Ministério Público e R$ 148 milhões para a Defensoria Pública. Ele também autoriza o Poder Executivo a abrir créditos suplementares nos orçamentos.
PRAZOS – Com a entrega do documento à Assembleia Legislativa, os deputados estaduais têm até o início do segundo semestre para votar o projeto e devolvê-lo ao Executivo. É a partir disso que a Secretaria de Estado da Fazenda usará o texto aprovado e sancionado como base para a elaboração do PLOA, que vai determinar o orçamento de 2026.
Fonte: Governo PR

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