NOVA AURORA

PARANÁ

Campeonato de Futevôlei reuniu 200 atletas de diversas categorias em Guaratuba

Publicado em

Cerca de 200 atletas divididos em duplas competiram ao longo deste sábado (20) e domingo (21) no torneio GOFTV de Futevôlei, nas areias da Praia Central de Guaratuba. O evento, realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Federação Paranaense de Futevôlei, fez parte da ampla programação esportiva do Verão Maior Paraná nas cidades do Litoral.

Segundo o presidente da Federação, Vilson Araújo, que acumula 15 títulos paranaenses e cinco brasileiros, a estrutura do Verão Maior Paraná valorizou a competição. “Guaratuba sempre teve um dos melhores eventos do Paraná e ficou um tempo sem eventos desse porte. Esperamos continuar a promover outras competições em parceria com o Governo do Estado, prestigiando os nossos atletas e trazendo mais praticantes e público para o esporte”, afirmou. 

Logo na manhã de sábado, o público presente na arena montada na Praça da Bíblia acompanhou dois jogos de exibição com estrelas do futevôlei, como Anderson Águia e Neguebinha, e dos ex-atletas profissionais Dagoberto e Dinélson. As apresentações também foram transmitidas ao vivo pela TV Paraná Turismo.

Na competição valendo medalhas, os participantes foram divididos em cinco categorias. As disputas foram organizadas em sistema de eliminação dupla, com chaveamento olímpico, em que o time com duas derrotas era automaticamente eliminado.

Leia Também:  Racismo e violência contra mulher são temas do Congresso de Governança Pública da CGE

Gabriel Eduardo da Cruz, mais conhecido como Lapiseira, de 24 anos, é jogador da modalidade, tendo inclusive já conquistado o título do Open Nacional de Futevôlei. Ele participou da competição entre os profissionais e também esteve em um dos jogos de exibição.

“O futevôlei é minha vida e hoje estar aqui representando meu Estado nas areias de Guaratuba, onde eu costuma passar a temporada, é um prazer, além de uma oportunidade de mostrar pro pessoal um pouco do nosso trabalho”, disse.

Inscrito na categoria master, o educador físico Guilherme Campelo, de 40 anos, se preparou bastante para a competição. “Semana passada nós fizemos treinos específicos de recepção e saque porque a praia está com muito vendo e a expectativa é de conseguirmos um bom resultado para jogarmos a final neste domingo”, revelou.

No primeiro dia, ocorreram os primeiros jogos das modalidades iniciante, ouro (para atletas profissionais) e master (para jogadores acima de 40 anos). As finais das três categorias aconteceram no domingo devido à interrupção por causa dos fortes temporais na cidade, assim como as competições com atletas dos níveis intermediário e open (livre para todas as idades e níveis). No fim do dia foram entregues as premiações às duplas vencedoras dentro de cada categoria.

Leia Também:  PM apreende 1,3 mil pacotes de cigarros em Santa Terezinha de Itaipu e Toledo

Confira os resultados:

Iniciante

1° – Fausto e Tadeu
2° – Taiberson e Dudu
3° – Luan e Bruno
4° – Kabelo e Gui

Ouro

1° – Dagoberto e Tuca
2° – Diego e Tutu 
3° – Matheus Fabri e Geovane
4° – Casinha e Roginho

Master

1° – Dudu e Duda
2° – Eron e Rato
3° – Edson e Coruja 
4° – Auau e Alemão

Intermediário 

1° – Giovane e Calegari
2° – Rogério Souza e Roginho 
3° – Paulo Kappaun e Paulinho
4° – Armando e Leleu

Open

1° – Lukinhas e Luis
2° – Neguebinha e Vitinho
3° – Léo Cardoso e Felipinho
4° – Juninho e Amendoim

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar avança na universalização de serviços de esgoto com PPP

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo lança cartilha para orientar cidadãos sobre acesso à informação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA