NOVA AURORA

PARANÁ

Bombeiro paranaense embarca para missão humanitária de combate a incêndios no Canadá

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná enviou na manhã desta sexta-feira (21) o 1º tenente Bruno Eduardo da Macena, do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, para dar apoio na missão humanitária brasileira de apoio ao combate dos incêndios florestais no Canadá. Toda a ação será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

Esta temporada de incêndios é a mais severa da história do Canadá, por conta disso o governo canadense pediu ajuda internacional e o governo federal determinou o envio de bombeiros militares e outros profissionais ao Canadá para uma missão humanitária. 

O Brasil está enviando uma equipe composta por 20 militares de 17 estados (Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins) e o Distrito Federal. Os voluntários retornam no dia 24 de agosto. 

A missão será integrada por 104 especialistas em combate a incêndios florestais, que deverão atuar nas áreas mais afetadas do Canadá. Integram a equipe, ainda, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ambos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional; e da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Leia Também:  Secretaria da Saúde registra mais sete casos confirmados de Monkeypox no Paraná

“O Corpo de Bombeiros do Paraná, está enviando o tenente Damascena nesta comitiva. É uma satisfação poder ter um integrante nosso, que é um especialista no combate aos incêndios florestais, integrando essa grande missão. Além disso é uma excelente oportunidade de troca de experiências e aprendizado”, destacou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

Cooperam com a organização da missão os ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e de outras repartições federais e estaduais.

Por determinação legal interna do governo canadense, as despesas do Brasil com o envio da missão humanitária serão reembolsadas por aquele país, que também oferecerá aeronave para o transporte dos especialistas brasileiros e de seus equipamentos.

CRISE CANADENSE – De acordo com as autoridades locais, as chamas já queimaram 10 milhão de hectares de floresta, pior índice para um ano da história do país da América do Norte. Bombeiros dos Estados Unidos, México, África do Sul, Coreia do Sul, Austrália, França e Nova Zelândia também estão apoiando os bombeiros canadenses.

Leia Também:  Estado entrega 15 veículos para reforçar serviços de hospitais do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Relatório da ONU produzido com crianças no Paraná traz reflexão sobre espaços públicos

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA