NOVA AURORA

PARANÁ

Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia

Publicado em

A Copel publicou nesta sexta (14) o resultado do segundo processo seletivo do programa Aluno Energia, que incentiva a permanência de estudantes cotistas nos cursos de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior. Esta edição teve 87 candidatos inscritos de todo o Paraná e 15 deles foram aprovados para receber uma bolsa e mentoria durante os primeiros anos de graduação.

São estudantes de instituições nos municípios de Curitiba, Londrina, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Nos anos finais, os universitários podem ainda exercer estágio remunerado na empresa.

A bolsa concedida pelo programa é equivalente ao salário mínimo paranaense e a mentoria é exercida por engenheiros eletricistas experientes da Copel, responsáveis por acompanhar o desempenho dos jovens nos estudos e apoiar sua formação profissional. Um notebook também é cedido para uso nos estudos.

A candidatura foi aberta a calouros ingressados por sistema de cotas, que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública e não possuem outra fonte de renda. O processo seletivo incluiu a apresentação de documentos, elaboração de vídeo, redação e uma entrevista final.

Leia Também:  Com série de encontros, IDR-Paraná promove protagonismo feminino no campo

A ação é parte da dedicação da Copel em favor da educação de qualidade, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) elencado pela ONU no horizonte até 2030. A empresa comprometeu-se voluntariamente com os objetivos e priorizou seis deles, incluindo o ligado à educação.

Lançado em 2023, o primeiro edital selecionou 15 estudantes da capital paranaense, que já estão dando os primeiros passos na jornada da graduação. Uma delas é Milena de Paula Suota, da UTFPR, que neste ano teve um projeto premiado em um evento técnico-científico realizado em Florianópolis, junto com as colegas Ana Carolina Cordeiro Kaluzn e Silvia Amelia Bim.

Seu mentor pelo projeto Aluno Energia é o engenheiro eletricista Paulo Bubniak, superintendente de Operação na Copel. Ele relata que tem sido muito relevante para todas as partes envolvidas. “A gente enxerga o quanto pode contribuir, não só em relação ao conteúdo, no que a Milena é uma aluna exemplar, mas também na orientação sobre os relacionamentos sociais e planejamento de carreira, por exemplo”.

Leia Também:  Programa inédito vai incentivar viagens para pessoas idosas no Paraná

O professor da UTFPR Roberto Cândido, que acompanha os alunos da instituição contemplados pelo Aluno Energia, afirma que ações como as da Copel auxiliam na permanência dos alunos na universidade.

“Temos visto casos de alto potencial que entram na universidade com a ideia de construir a sua carreira profissional, mas, infelizmente, por falta de condições financeiras não conseguem transformar este sonho em realidade. O Aluno Energia permite mudar esta realidade”, afirma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo propõe criação do Corpo de Militares Temporários para atividades administrativas

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com 12.297 pessoas, contratações na Rede Sine do Paraná crescem 18,3% em maio

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA