NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública do Paraná leva ações da Seção Braille para o 3º Festival Inclusão em Cena

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná participa do 3º Festival Inclusão em Cena no Museu Oscar Niemeyer (MON), entre os dias 23 e 25 de maio, com uma programação diversificada e multicultural. Realizado pelo Coletivo Inclusão e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival tem como objetivo central destacar, discutir e despertar consciências sobre a inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) na sociedade brasileira.

Durante os três dias do evento, o MON será palco de uma variedade de atividades: painéis, palestras, balcão de inovação, mutirão de empregabilidade, oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural.

A Biblioteca Pública, representada pela Seção Braille, departamento responsável por promover a acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos livros e ao espaço físico, participará do evento com um estande em que serão apresentados algumas das ações e recursos de acessibilidade, como os jogos adaptados, equipamentos para escrita e cálculo, como as máquinas braille perkins, regletes, gira-braille, desenhadores, punções e sorobãs, impressora braille, computadores com sintetizador de voz, scanner com voz, lupa eletrônica e óculos Orcam.

Também serão apresentados alguns dos serviços oferecidos pela Seção, como as visitas orientadas e o escaneamento de livros. 

A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná existe há 54 anos e, desde então, o acervo conta com 25 mil títulos adaptados para o braille, digitalizados, ou com a fonte ampliada, além de audiolivros, filmes com audiodescrição e radionovelas. Os serviços são gratuitos e podem ser agendados na seção ou pelo telefone (41) 3221-4985.

PCD – Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2022 do IBGE, que estima 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, o evento visa chamar atenção para uma parcela expressiva da população que enfrenta desafios diários, desde o preconceito até a baixa escolaridade e a vulnerabilidade social.

Leia Também:  Em evento na ACIM, Compagas apresenta plano de expansão para a região de Maringá

Programação:

Quinta-feira (23/5)

AUDITÓRIO

13h30 – abertura

14h – espetáculo teatral “Godo vai ser artista” – APAE São José dos Pinhais

15h40 – esquete teatral “Dançando na Chuva” – APAE Mandirituba 

16h – aula aberta de teatro – APAE Mandirituba  

17h –  espetáculo de teatro musical – Grupo Mirrage

ESPAÇO INFANTIL

14h às 17h – oficina de minijardim com Iracema Bernardes

14h às 17h – camarim de pintura Daiane Vasques

PARCÃO

14h40 – roda de Capoeira – APAE Fazenda Rio Grande

Sexta-feira (24/5)

AUDITÓRIO 

9h – cerimônia de abertura com autoridades e convidados; encerramento com o coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC)

9h45 – abertura dos painéis com Denise Moraes – Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência

10h – painel “Para Cegos se Vestirem” com Sandra Marchi e Roberta Canteri – mediação Dani Brito

11h – painel “Avanços e Desafios na Inclusão de PCDs no Mundo do Trabalho ” com  Adriano Benedito Laurindo, Érica Medina, Felipe Braga Côrtes e Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca   – mediação Roberto Leite

12h – intervalo para almoço

14h – painel “Comunicação, Direitos e Inclusão” – com Márcia Miranda, Luiz Fernando Glovatiski Pereira Lacovicz, Camila Zem e Adriana Czelusniak – mediação André Caminski

15h – painel “Acessibilidade nas Instituições Culturais”  – Cristine Pieske e Marina Pasetto (MON) e Cleomira Burdzinski (BPP) – mediação Adriana Czelusniak

16h – painel “Arte que Inclui” com Odair Rodrigues e Fernanda Becker – mediação Giovana Palaoro

Leia Também:  Paraná inicia mais uma missão internacional com visita a feira de negócios na China

17h15 – apresentação de Dança de Salão – Cia. Fernanda Becker

*Atividades com tradução em Libras

INTERIOR DO MON

11h15 – visita guiada para público cego e de baixa visão com equipe MON 

*atividade com vagas limitadas, mediante a inscrição prévia

SALÃO DE EVENTOS

10h às 16h – Mutirão da Empregabilidade PCD e Cultura

VÃO LIVRE/CHÃO DE VIDRO

14h às 15h  – apresentação de Lambe lambe e Interação com bonecos – APAE Costeira

ESPAÇO OFICINAS MON

15h – *oficina de aquarela para pessoas com espectro autista com Ana Clara Viana (Gibiteca)

*Atividade com inscrições prévias limitadas

PARCÃO

9h30 – roda de Capoeira – APAE Santa Felicidade e APAE SJP- Costeira

Sábado (25/5)

AUDITÓRIO

9h30 – abertura 

10h – palestra Mirella Prosdócimo 

11h – palestra Márcia Baja

12h – intervalo para almoço

14h- exibição de vídeo e apresentação Coral – APAE Fazenda Rio Grande 

15h30 – apresentação Banda Música Tátil

17h –  espetáculo “Próxima Fase” – Cia. Fernanda Becker 

*Atividades com tradução em Libras

ESPAÇO INFANTIL

10h às 12h – oficina de minijardim com Iracema Bernardes

14h – oficina de Slime (até 20 crianças por turma)

15h10 – contação de história – SESC

16h – oficina de Slime

17h10 – contação de história – SESC

BALCÃO DE INOVAÇÃO 

Dias 23, 24 e 25/05 – Vão Livre/Chão de Vidro

Serviço:

3º Festival Inclusão em Cena 

Data: 23, 24 e 25 de maio de 2024

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Inscrições para Oficina de Aquarela para público autista AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  Após décadas de espera, governador inaugura Contorno de Marechal Cândido Rondon

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  Novo Contorno de Três Barras do Paraná vai facilitar acesso ao município

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA