NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública do Paraná leva ações da Seção Braille para o 3º Festival Inclusão em Cena

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná participa do 3º Festival Inclusão em Cena no Museu Oscar Niemeyer (MON), entre os dias 23 e 25 de maio, com uma programação diversificada e multicultural. Realizado pelo Coletivo Inclusão e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival tem como objetivo central destacar, discutir e despertar consciências sobre a inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) na sociedade brasileira.

Durante os três dias do evento, o MON será palco de uma variedade de atividades: painéis, palestras, balcão de inovação, mutirão de empregabilidade, oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural.

A Biblioteca Pública, representada pela Seção Braille, departamento responsável por promover a acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos livros e ao espaço físico, participará do evento com um estande em que serão apresentados algumas das ações e recursos de acessibilidade, como os jogos adaptados, equipamentos para escrita e cálculo, como as máquinas braille perkins, regletes, gira-braille, desenhadores, punções e sorobãs, impressora braille, computadores com sintetizador de voz, scanner com voz, lupa eletrônica e óculos Orcam.

Também serão apresentados alguns dos serviços oferecidos pela Seção, como as visitas orientadas e o escaneamento de livros. 

A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná existe há 54 anos e, desde então, o acervo conta com 25 mil títulos adaptados para o braille, digitalizados, ou com a fonte ampliada, além de audiolivros, filmes com audiodescrição e radionovelas. Os serviços são gratuitos e podem ser agendados na seção ou pelo telefone (41) 3221-4985.

PCD – Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2022 do IBGE, que estima 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, o evento visa chamar atenção para uma parcela expressiva da população que enfrenta desafios diários, desde o preconceito até a baixa escolaridade e a vulnerabilidade social.

Leia Também:  Governo do Paraná abre linha de crédito com juros subsidiados para taxistas renovarem frota

Programação:

Quinta-feira (23/5)

AUDITÓRIO

13h30 – abertura

14h – espetáculo teatral “Godo vai ser artista” – APAE São José dos Pinhais

15h40 – esquete teatral “Dançando na Chuva” – APAE Mandirituba 

16h – aula aberta de teatro – APAE Mandirituba  

17h –  espetáculo de teatro musical – Grupo Mirrage

ESPAÇO INFANTIL

14h às 17h – oficina de minijardim com Iracema Bernardes

14h às 17h – camarim de pintura Daiane Vasques

PARCÃO

14h40 – roda de Capoeira – APAE Fazenda Rio Grande

Sexta-feira (24/5)

AUDITÓRIO 

9h – cerimônia de abertura com autoridades e convidados; encerramento com o coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC)

9h45 – abertura dos painéis com Denise Moraes – Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência

10h – painel “Para Cegos se Vestirem” com Sandra Marchi e Roberta Canteri – mediação Dani Brito

11h – painel “Avanços e Desafios na Inclusão de PCDs no Mundo do Trabalho ” com  Adriano Benedito Laurindo, Érica Medina, Felipe Braga Côrtes e Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca   – mediação Roberto Leite

12h – intervalo para almoço

14h – painel “Comunicação, Direitos e Inclusão” – com Márcia Miranda, Luiz Fernando Glovatiski Pereira Lacovicz, Camila Zem e Adriana Czelusniak – mediação André Caminski

15h – painel “Acessibilidade nas Instituições Culturais”  – Cristine Pieske e Marina Pasetto (MON) e Cleomira Burdzinski (BPP) – mediação Adriana Czelusniak

16h – painel “Arte que Inclui” com Odair Rodrigues e Fernanda Becker – mediação Giovana Palaoro

Leia Também:  Conservação: no Dia da Água, Estado restaura 16 nascentes de 11 municípios

17h15 – apresentação de Dança de Salão – Cia. Fernanda Becker

*Atividades com tradução em Libras

INTERIOR DO MON

11h15 – visita guiada para público cego e de baixa visão com equipe MON 

*atividade com vagas limitadas, mediante a inscrição prévia

SALÃO DE EVENTOS

10h às 16h – Mutirão da Empregabilidade PCD e Cultura

VÃO LIVRE/CHÃO DE VIDRO

14h às 15h  – apresentação de Lambe lambe e Interação com bonecos – APAE Costeira

ESPAÇO OFICINAS MON

15h – *oficina de aquarela para pessoas com espectro autista com Ana Clara Viana (Gibiteca)

*Atividade com inscrições prévias limitadas

PARCÃO

9h30 – roda de Capoeira – APAE Santa Felicidade e APAE SJP- Costeira

Sábado (25/5)

AUDITÓRIO

9h30 – abertura 

10h – palestra Mirella Prosdócimo 

11h – palestra Márcia Baja

12h – intervalo para almoço

14h- exibição de vídeo e apresentação Coral – APAE Fazenda Rio Grande 

15h30 – apresentação Banda Música Tátil

17h –  espetáculo “Próxima Fase” – Cia. Fernanda Becker 

*Atividades com tradução em Libras

ESPAÇO INFANTIL

10h às 12h – oficina de minijardim com Iracema Bernardes

14h – oficina de Slime (até 20 crianças por turma)

15h10 – contação de história – SESC

16h – oficina de Slime

17h10 – contação de história – SESC

BALCÃO DE INOVAÇÃO 

Dias 23, 24 e 25/05 – Vão Livre/Chão de Vidro

Serviço:

3º Festival Inclusão em Cena 

Data: 23, 24 e 25 de maio de 2024

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Inscrições para Oficina de Aquarela para público autista AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR cumpre mandados e bloqueia R$ 10 milhões de grupo ligado ao tráfico

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador lança programa de irrigação no campo com juros subsidiados pelo Estado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA