PARANÁ
Biblioteca Pública do Paraná leva ações da Seção Braille para o 3º Festival Inclusão em Cena
Publicado em
22 de maio de 2024por
Itajuba TadeuA Biblioteca Pública do Paraná participa do 3º Festival Inclusão em Cena no Museu Oscar Niemeyer (MON), entre os dias 23 e 25 de maio, com uma programação diversificada e multicultural. Realizado pelo Coletivo Inclusão e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival tem como objetivo central destacar, discutir e despertar consciências sobre a inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) na sociedade brasileira.
Durante os três dias do evento, o MON será palco de uma variedade de atividades: painéis, palestras, balcão de inovação, mutirão de empregabilidade, oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural.
A Biblioteca Pública, representada pela Seção Braille, departamento responsável por promover a acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos livros e ao espaço físico, participará do evento com um estande em que serão apresentados algumas das ações e recursos de acessibilidade, como os jogos adaptados, equipamentos para escrita e cálculo, como as máquinas braille perkins, regletes, gira-braille, desenhadores, punções e sorobãs, impressora braille, computadores com sintetizador de voz, scanner com voz, lupa eletrônica e óculos Orcam.
Também serão apresentados alguns dos serviços oferecidos pela Seção, como as visitas orientadas e o escaneamento de livros.
A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná existe há 54 anos e, desde então, o acervo conta com 25 mil títulos adaptados para o braille, digitalizados, ou com a fonte ampliada, além de audiolivros, filmes com audiodescrição e radionovelas. Os serviços são gratuitos e podem ser agendados na seção ou pelo telefone (41) 3221-4985.
- Exposição itinerante da 35ª Bienal de São Paulo fica em cartaz até domingo no MON
- MON promove encontro para educadores na mostra da artista Joana Vasconcelos
PCD – Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2022 do IBGE, que estima 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, o evento visa chamar atenção para uma parcela expressiva da população que enfrenta desafios diários, desde o preconceito até a baixa escolaridade e a vulnerabilidade social.
Programação:
Quinta-feira (23/5)
AUDITÓRIO
13h30 – abertura
14h – espetáculo teatral “Godo vai ser artista” – APAE São José dos Pinhais
15h40 – esquete teatral “Dançando na Chuva” – APAE Mandirituba
16h – aula aberta de teatro – APAE Mandirituba
17h – espetáculo de teatro musical – Grupo Mirrage
ESPAÇO INFANTIL
14h às 17h – oficina de minijardim com Iracema Bernardes
14h às 17h – camarim de pintura Daiane Vasques
PARCÃO
14h40 – roda de Capoeira – APAE Fazenda Rio Grande
Sexta-feira (24/5)
AUDITÓRIO
9h – cerimônia de abertura com autoridades e convidados; encerramento com o coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC)
9h45 – abertura dos painéis com Denise Moraes – Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência
10h – painel “Para Cegos se Vestirem” com Sandra Marchi e Roberta Canteri – mediação Dani Brito
11h – painel “Avanços e Desafios na Inclusão de PCDs no Mundo do Trabalho ” com Adriano Benedito Laurindo, Érica Medina, Felipe Braga Côrtes e Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca – mediação Roberto Leite
12h – intervalo para almoço
14h – painel “Comunicação, Direitos e Inclusão” – com Márcia Miranda, Luiz Fernando Glovatiski Pereira Lacovicz, Camila Zem e Adriana Czelusniak – mediação André Caminski
15h – painel “Acessibilidade nas Instituições Culturais” – Cristine Pieske e Marina Pasetto (MON) e Cleomira Burdzinski (BPP) – mediação Adriana Czelusniak
16h – painel “Arte que Inclui” com Odair Rodrigues e Fernanda Becker – mediação Giovana Palaoro
17h15 – apresentação de Dança de Salão – Cia. Fernanda Becker
*Atividades com tradução em Libras
INTERIOR DO MON
11h15 – visita guiada para público cego e de baixa visão com equipe MON
*atividade com vagas limitadas, mediante a inscrição prévia
SALÃO DE EVENTOS
10h às 16h – Mutirão da Empregabilidade PCD e Cultura
VÃO LIVRE/CHÃO DE VIDRO
14h às 15h – apresentação de Lambe lambe e Interação com bonecos – APAE Costeira
ESPAÇO OFICINAS MON
15h – *oficina de aquarela para pessoas com espectro autista com Ana Clara Viana (Gibiteca)
*Atividade com inscrições prévias limitadas
PARCÃO
9h30 – roda de Capoeira – APAE Santa Felicidade e APAE SJP- Costeira
Sábado (25/5)
AUDITÓRIO
9h30 – abertura
10h – palestra Mirella Prosdócimo
11h – palestra Márcia Baja
12h – intervalo para almoço
14h- exibição de vídeo e apresentação Coral – APAE Fazenda Rio Grande
15h30 – apresentação Banda Música Tátil
17h – espetáculo “Próxima Fase” – Cia. Fernanda Becker
*Atividades com tradução em Libras
ESPAÇO INFANTIL
10h às 12h – oficina de minijardim com Iracema Bernardes
14h – oficina de Slime (até 20 crianças por turma)
15h10 – contação de história – SESC
16h – oficina de Slime
17h10 – contação de história – SESC
BALCÃO DE INOVAÇÃO
Dias 23, 24 e 25/05 – Vão Livre/Chão de Vidro
Serviço:
3º Festival Inclusão em Cena
Data: 23, 24 e 25 de maio de 2024
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
Inscrições para Oficina de Aquarela para público autista AQUI
Fonte: Governo PR
PARANÁ
No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado
Published
24 segundos agoon
3 de abril de 2025By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.
O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.
A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.
“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.
RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.
Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.
“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.
EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.
A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.
“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.
SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.
A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.
Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.
Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.
Fonte: Governo PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba

PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
PARANÁ


Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba
A Ceasa Paraná firmou com a Prefeitura de Curitiba uma iniciativa para contribuir com a alimentação de animais silvestres atendidos...


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de...


PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 23 anos, condenada judicialmente pelos crimes de tráfico de drogas,...


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025