NOVA AURORA

PARANÁ

Barcos, motorhomes, cultura e felicidade no calendário turístico de novembro no Paraná

Publicado em

O mês de novembro começa na próxima quarta-feira recheado de eventos no calendário turístico paranaense. A programação é intensa e tem opções nos mais variados segmentos, desde o cultural até o náutico. As dicas gastronômicas e musicais também não ficam de fora, com programações diversas espalhadas por todo o território paranaense, além de pedaladas, caminhadas, feiras culturais e exposições agropecuárias. 

O grande evento do mês será a primeira edição do Foz International Boat Show, que colocará o Estado no circuito das grandes feiras náuticas da América Latina. A edição paranaense, primeira do Brasil realizada em água doce, terá como palco o Iate Clube Lago de Itaipu entre os dias 23 e 26 de novembro. Serão quatro dias de exposição, com a expectativa de reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos de cerca de 40 pés, a maioria disponível para test drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.  

Já no começo do mês, dias 3 e 4 (sexta e sábado), acontece a 12° edição do Capevi, campeonato voltado à pesca esportiva com iscas artificiais no município de Nova Prata do Iguaçu, à beira do Rio Iguaçu. Também no sábado (04), começa o 3° Pesque e Solte de Pontal do Paraná, evento que dura até  domingo (05), contando com muitos atletas profissionais e amadores que priorizam a sustentabilidade sem deixar a competição de lado. O intuito principal do encontro é de pescar, admirar, fotografar e devolver os peixes à água, respeitando o ecossistema no Litoral paranaense.  

MÚSICA, FESTA E AUTOCONHECIMENTO – Para os amantes do blues, ritmo norte-americano de origem nas comunidades negras, tem a 2° edição do Morretes Blues Festival, que promete ferver o município do Litoral sábado e domingo (04 e 05). Também no Litoral, mas em Paranaguá, acontece mais uma edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, entre os dias 4 e 16.  

Outra opção com muita música é a 2° edição do 100fronteiras Jazz Night, em Foz do Iguaçu. O evento será no dia 10 de novembro, combinando performances de alto nível com a valorização dos artistas locais, promovendo a cultura da Tríplice Fronteira. Com apoio da secretaria estadual do Turismo (Setu), o encontro reúne também artistas de renome internacional para se apresentarem, além de opções de open bar e open food. 

Leia Também:  PCPR oferta 123 vagas de estágio em 40 municípios; 100 são de nível superior

Nos dias 18 e 19, Curitiba recebe dois tradicionais eventos simultâneos no Parque Barigui: o VI Congresso Internacional de Felicidade, considerado o maior evento do gênero da América Latina, terá a presença de convidados renomados como o filósofo Mario Sérgio Cortella e a escritora e palestrante Monja Coen. Já o Festival da Felicidade é totalmente gratuito e reúne atividades artísticas para envolver o público na busca por uma melhor qualidade de vida. Serão diversas atrações, com muita arte, música, mantras, yoga, teatro e muito mais. 

EXPOSIÇÕES, FEIRAS E TURISMO DE NEGÓCIOS –  O Festival da Cevada e do Malte acontece entre 2 e 5 de novembro no Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava. A cidade conta com boas opções de rede hoteleira para abrigar toda gama de turistas e entusiastas de uma boa cerveja que devem marcar presença nos quatro dias de evento.  

Dia 6 de novembro, na Sociedade Rural de Umuarama, será realizada a 1ª edição da Feira de Turismo – Caminho das Águas, dedicada ao fortalecimento e fomento da indústria turística nos municípios pertencentes à Região de Caminhos das Águas. O evento contará com a presença de lideranças regionais e estaduais, palestras e exposições. 

Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, acontece a tradicional ExpoMotorhome, que terá  sua 7° edição entre os dias 8 a 12 de novembro. O encontro promete uma experiência única aos apaixonados por viagens e aventuras: os visitantes terão oportunidade de explorar vários veículos recreativos, conhecer fabricantes e presenciar o que se tem de mais moderno em termos de tecnologia e design de veículos do gênero. 

Foz do Iguaçu sedia também a 11° edição do PorkExpo, entre os dias 7 e 9, reunindo mais de 20 de anos de experiência na suinocultura. Ainda em Foz, nos dias 10, 11 e 12, o Grand Hotel Carimã recebe o 7° Encontro da Mulher Policial do Paraná; o 5° Encontro Nacional da Mulher Policial Civil e o 3° Encontro das Mulheres Militares do Paraná. 

No dia 15 de novembro tem a Expovale em Ivaiporã;  de 17 a 19, Mangueirinha sedia a Expomang; e dia 24 é a vez da Expoara, no município de Araruna. 

NATUREZA E PEDALADA – A “Caminhada na Natureza Circuito dos Sítios” acontece na cidade de Rio Negro, dia 5 de novembro. O evento é uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e conta com um trecho para caminhada de cerca de 10 quilômetros pelas estradas, plantações e propriedades rurais do município, valorizando o contato dos turistas com a natureza e vegetação preservada pela região. 

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio

Aos ciclistas, acontece em Ivaiporã o Circuito Ivaí Adventure, no dia 19, com um percurso de mais de 200 quilômetros de extensão, 100% sinalizado e com muitos totens com bombas para encher os pneus.

Quem também promove o cicloturismo é a cidade de Castro, com a Pedalada Internacional na Natureza marcada para 27 de novembro. Diferente do circuito de Ivaiporã, o foco é a prática esportiva não competitiva, voltada à contemplação. O percurso mostra o potencial agropecuário da Colônia Castrolanda, em um trajeto de 60 quilômetros. 

UM POUQUINHO DO ORIENTE –  A Expoíndia Brasil acontece em Curitiba, entre os dias 3 e 12, no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui. A feira promove um contato dos visitantes com vários produtos, decorações, enfeites, estátuas e utensílios com estética típica do país.  

Outra boa opção para conhecer um pouco mais de culturas do oriente em Curitiba é o Fávaro Fest, no dia 19 de novembro. O festival terá uma mostra de culturas típicas e exposições do folclore árabe e cigano. O evento acontece no Teatro Regina Vogue e certamente é uma boa pedida aos interessados por culturas de outros países. 

EXCENTRICIDADES: JERICOS E ESPIÕES – O  Arrancadão de Jericos é o principal evento realizado no município de Serranópolis do Iguaçu, e terá sua 13° edição no dia 17 de novembro. A corrida é a principal atração do encontro: trata-se de uma competição entre veículos artesanais com motor a diesel, muito utilizados pelos agricultores nos campos e plantações. Em uma pista de terra, os chamados “jeriqueiros” competem entre si, fazendo a alegria da plateia.   

Por fim, no último dia do mês, a capital recebe o 1° Encontro dos Detetives Particulares de Curitiba, com temas voltados às novas tecnologias aplicadas na profissão. O evento é uma oportunidade para conhecer as atividades voltadas à investigação particular, os equipamentos e práticas modernas, além de cursos de qualificação. 

Veja o calendário completo em www.turismo.pr.gov.br/calendario-eventos.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Socioeducação recebe R$ 136 milhões para aprimorar atendimento a jovens em conflito com a lei

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA