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Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais

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Pela primeira vez na história, banheiros bem estruturados foram instalados em 19 pontos do Litoral do Paraná e já alcançaram a marca de 200 mil acessos desde 1º de dezembro de 2024, quando passaram a ser contabilizadas as utilizações. A iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), dentro do Verão Maior Paraná, é destaque inclusive nas redes sociais. Um vídeo publicado no TikTok viralizou com mais de 50 mil curtidas, destacando o fato de os banheiros terem até ar-condicionado, em contraponto às “descidas para BC”.

As estruturas estão nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e em Campina Grande do Sul (no Portal da Estrada da Graciosa) e têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e o atendimento aos veranistas e turistas da região.

Entre os locais com maior fluxo de usuários destacam-se os balneários de Ipanema, com quase 13 mil usos, e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, com mais de 11 mil acessos, além das praias de Guaratuba (mais de 80 mil) e Matinhos (mais de 50 mil), localidades que mais recebem turistas na região nesta época do ano.

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Os módulos são equipados com ligação de água e esgoto, lavatórios, papel higiênico, toalhas de papel e produtos de limpeza. Cada unidade conta com um funcionário responsável pela manutenção e limpeza do espaço, garantindo o pleno funcionamento. A contagem é realizada pelas colaboradoras diariamente, repassada ao final do turno informando quantos usuários utilizaram os módulos. O acesso é gratuito.

O secretário de Turismo, Marcio Nunes, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Estado. “Esses banheiros não apenas atendem uma demanda antiga da população e dos turistas, mas também refletem o compromisso da gestão estadual com a melhoria da experiência deles no Litoral, incentivando o turismo responsável e sustentável”, afirmou.

A instalação dos banheiros públicos foi planejada com base nos resultados da Pesquisa de Demanda Turística do Litoral do Paraná, realizada entre 5 e 31 de janeiro de 2024. O estudo, conduzido pela Setu, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur) do Litoral do Paraná e as prefeituras, apontou a infraestrutura como uma das principais demandas dos visitantes.

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Confira os locais onde estão instalados os banheiros:

Paranaguá – dois módulos na Praça Mário Roque (próximo ao Aquário) e dois na Ilha do Mel (Trapiche Encantadas e praia de Brasília)

Pontal do Paraná – dois módulos (Balneário Ipanema e Balneário Shangri-lá)

Matinhos – seis módulos (Praia Grande, Balneário Flamingo, Caiobá Praia Braba, Avenida Paraná, Praia Brava em frente ao SESC, Praia do Pico II)

Guaratuba – três módulos (Morro do Cristo, Praia Caieiras, Praia Central)

Morretes – uma unidade (Ponte de Ferro – Porto de Cima)

Antonina – uma unidade (Praça Romildo – Feira Mar)

Guaraqueçaba – uma unidade (Centro)

Campina Grande do Sul – uma unidade (Portal da Graciosa, próximo a PRF)

Horário de atendimento:

Alta Temporada: Das 8h às 22h, de segunda-feira a domingo, incluindo os feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Baixa Temporada: Das 9h às 18h, com folgas as segundas-feiras, quartas-feiras e feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Fonte: Governo PR

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Vendas do varejo no Paraná crescem 5,6% de janeiro a novembro de 2024

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O volume de vendas do comércio varejista do Paraná cresceu 5,6% entre janeiro e novembro de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é superior à média nacional, que ficou em 4,4% no período.

O resultado positivo foi puxado, principalmente, pelo aumento nas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, com crescimento de 18,9% no período. Em seguida vem eletrodomésticos (15,9%), móveis e eletrodomésticos (14,9%), materiais de construção (14,2%) e móveis (14,1%).

Esse crescimento do varejo tem explicação clara: investimentos. O Paraná é o segundo maior polo automotivo do Brasil e tem recebido grandes aportes de montadoras como a Volkswagen, que está investindo R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e da Renault, que de 2021 até 2025 destina mais de R$ 5 bilhões a sua linha de produção, também em São José dos Pinhais.

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O Estado também tem despontado como um importante centro produtor de eletroeletrônicos no Brasil. Desde 2021, três grandes empresas ligadas à indústria da linha branca – que inclui eletrodomésticos e eletrônicos em geral – instalaram-se ou ampliaram as suas atividades no Estado, totalizando mais de R$ 2 bilhões em novos investimentos para este setor.

RECEITA – A alta no volume de vendas resultou em um crescimento de 8,2% na receita nominal do varejo paranaense de janeiro a novembro de 2024, na comparação com o período anterior. Os números referem-se ao comércio varejista ampliado, que inclui todos os segmentos do varejo, acrescidos da construção civil, do setor de automóveis e do atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

OUTROS RECORTES — No acumulado dos últimos 12 meses (de dezembro de 2023 a novembro de 2024) que estão no escopo da pesquisa do IBGE, o comércio também teve resultados expressivos, com crescimento de 4,5% na comparação com o mesmo período anterior. Assim como o recorte do acumulado de 2024, o índice é superior à média nacional, que registrou aumento de 4% no mesmo período. Já quando comparado novembro de 2024 com o mesmo mês de 2023, o crescimento foi de 1,7%.

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PESQUISA — A PMC acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista no país com indicadores de volume de vendas e de receita das empresas do setor com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

Fonte: Governo PR

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