17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Balé Guaíra faz apresentações gratuitas do espetáculo “Lendas Brasileiras” em Cascavel

    Publicado em

    O Balé Teatro Guaíra leva até a região Oeste do Paraná o espetáculo “Lendas Brasileiras”. As apresentações acontecem entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro durante o 33º Festival de Dança de Cascavel. Todas as sessões são gratuitas e ocorrem no Teatro Municipal Sefrin Filho.

    Na abertura, dia 29, serão dois espetáculos didáticos dirigidos para estudantes de escolas públicas do município. Eles ocorrem às 9h15 e às 14h15 e são acessíveis em Libras e audiodescrição.

    As apresentações serão abertas para o público geral nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. No sábado (30), o espetáculo ocorre às 19h30; no domingo (1º), às 16h, também com recursos de acessibilidade. Para garantir lugar, é preciso se inscrever AQUI a partir de 25 de setembro.

    O festival vai até 6 de outubro, promovido pela Prefeitura de Cascavel, com troca de experiências e oficinas de dança espalhadas pela cidade.

    “LENDAS BRASILEIRAS” – O espetáculo “Lendas Brasileiras”, com direção geral e coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, estreou em 2022 em um trabalho conjunto com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Ele faz uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, com o uso de bonecos e figurinos lúdicos e muita imaginação.

    Leia Também:  Conquista do Paraná: 1ª Ouvidoria do Brasil completa 34 anos bem consolidada

    A apresentação, criada para as crianças de todas as idades, conta com cinco contos orais da tradição brasileira: A Mula Sem Cabeça, Vitória-Régia, Caipora, Boto Cor-de-Rosa e Boitatá. O público verá trechos dessas narrativas com uma estética inspirada nas pinturas de Anita Malfatti, e texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno.

    Além disso, as histórias ganham um visual magnífico com cenografia, bonecos e figurinos de Ricardo Garanhani, e uma ambientação sonora criada originalmente pelo renomado compositor Alexandre Guerra.

    REALIZAÇÃO – A participação do Balé Teatro Guaíra no 33º Festival de Dança de Cascavel é viabilizada por meio de projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Cascavel, com patrocínio da Sanepar e Compagas, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura.

    Leia Também:  Dalton Trevisan será homenageado pelo Teatro Guaíra no Festival de Curitiba

    CURITIBA – Na sequência, o espetáculo Lendas Brasileiras volta com temporada no Teatro Guaíra. Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Alexandre Brasolim, estarão juntos de 12 a 15 de outubro. Informações e ingressos AQUI.

    Serviço

    29 de setembro de 2023 – duas apresentações didáticas para estudantes de escolas públicas (às 9h15 e às 14h15), acessíveis em Libras e audiodescrição

    30 de setembro de 2023 – apresentação aberta ao público (às 19h30)

    1º de outubro de 2023 – apresentação aberta ao público (às 16h), acessível em Libras e audiodescrição

    Local: Teatro Municipal Sefrin Filho – R. Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel

    Entrada gratuita

    Para os dias 30/09 e 1/10 é preciso se inscrever AQUI a partir de 25/09

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Governo promove webinar com fundadora da Transparência Internacional Brasil

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Conquista do Paraná: 1ª Ouvidoria do Brasil completa 34 anos bem consolidada

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA