NOVA AURORA

PARANÁ

Audi vai apoiar Governo do Estado em projeto de centro de inovação

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou a sede global da Audi nesta segunda-feira (27) em Ingolstadt, na Alemanha, e convidou a empresa para participar de um novo projeto com foco em inovação que está sendo construído pelo Governo do Paraná.

A ideia é montar um grande centro de incentivo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico em Curitiba. Além da Audi, o projeto deve reunir outras empresas que desenvolvam projetos inovadores em parceria com a iniciativa pública e universidades. A empresa tem sede em São José dos Pinhais e demonstrou interesse no projeto.

A iniciativa tem como inspirações o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, que reúne mais de 40 empresas e startups em um antigo complexo industrial, e o Taguspark, que é o maior centro tecnológico de Portugal, abrigando 160 empresas e 26 startups.

A Audi também reafirmou o compromisso de continuar investindo em projetos sociais do Paraná. O acordo, que garante a manutenção do programa Crianças no Teatro, foi renovado na reunião entre o governador e os executivos globais da montadora. Ele tem o objetivo de promover a inclusão social das crianças, além de o descentralizar o acesso à acultura, levando espetáculos a diferentes regiões do Paraná. Com o compromisso renovado, o programa deve levar, ao todo, mais de 120 mil crianças da rede pública de ensino a espetáculos teatrais em várias cidades do Paraná.

Na primeira fase do projeto, 68 mil estudantes de 6 a 12 anos participaram do Crianças no Teatro em 18 cidades. Para a segunda fase, a expectativa é que mais 60 mil alunos sejam levados aos espetáculos ao longo do primeiro semestre de 2024. Em agosto, a Audi do Brasil também firmou um termo de parceria para realizar uma reforma estrutural no telhado do Centro Cultural Teatro Guaíra. O investimento, de R$ 1 milhão, será usado para uma obra de impermeabilização de 17 mil metros quadrados do complexo para evitar goteiras e infiltrações.

Leia Também:  16,6% do valor do IPVA lançado em 2023 tem o pagamento em atraso; veja como regularizar

“A Audi demonstrou uma sensibilidade muito grande ao reafirmar este compromisso com a cultura, a inovação e o futuro do Paraná”, afirmou o governador.

PARCERIA INDUSTRIAL – Na reunião, o CEO da Audi do Brasil, Daniel Rojas, também reafirmou o compromisso industrial entre a empresa e o Estado. Ele lembrou que a empresa investiu cerca de 100 milhões de euros no Paraná em estrutura e sistemas de produção desde que retomou a montagem de veículos na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em 2015. A montadora também projeta a fabricação de um novo modelo de veículo para a planta paranaense da empresa, cujos detalhes serão apresentados no primeiro trimestre de 2024.

AGENDA NA ALEMANHA – A reunião com os executivos da Audi encerra a agenda da comitiva paranaense na Alemanha. Ao longo de uma semana no país europeu, o governador visitou empresas de equipamentos e tecnologia para o setor agrícola e companhias agroindustriais, entre outras companhias, negociando investimentos no Estado.

Leia Também:  Cohapar e prefeitura de Curitiba entregam chaves da casa própria a 448 famílias

Entre as agendas estiveram o anúncio de uma parceria entre a Ireks e a Agrária para a construção de uma nova fábrica para a produção de malte para a indústria cervejeira em Guarapuava, fruto de um investimento de R$ 500 milhões. Na visita à Petkus, gigante mundial de processamento de sementes, a companhia manifestou interesse em instalar a sua primeira fábrica brasileira no Paraná. A comitiva ainda visitou as fábricas da Krone e da Horsch, fabricantes de máquinas agrícolas.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião na sede da Audi o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Comunicação, Cleber Mata; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; o diretor de Relações Internacionais e Relações Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o vice-presidente da Audi para Vendas Internacionais, André Konsbruck; o head global de Relações Governamentais da Audi, Brian Rampp; o vice-presidente de Controladoria e Contabilidade da Audi, Johannes Roscheck; o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Audi Brasil, Antonio Calcagnotto; o diretor de vendas da Audi para América Latina e Leste Europeu, Martin Bayer; o gerente de vendas para o Brasil, Johannes Schipper; o responsável pela Estratégia de Produto da empresa, Philips Opitz; e o superintendente da Agrária Cooperativa Agroindustrial, André Stemmer.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Cohapar e prefeitura de Curitiba entregam chaves da casa própria a 448 famílias

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Chefe de núcleo da Secretaria da Educação explica benefícios do programa Parceiro da Escola

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA