NOVA AURORA

PARANÁ

Atletas de ginástica rítmica colorem areias do Litoral em apresentação da modalidade

Publicado em

O domingo (14) foi de apresentação de ginástica rítmica no Verão Maior Paraná, na praia de Caiobá, em Matinhos. A atleta Bárbara Domingos, medalha de ouro na última edição dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica (rítmica e artística), estiveram presentes para prestigiar a apresentação de atletas da equipe Fantástica Associação de Ginástica Rítmica, instituição sem fins lucrativos, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e do Instituto Clube GET Flex, da Capital.

Bárbara é atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, maior programa de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta do Brasil que tem patrocínio da Copel. Em sua 12ª edição, o programa recebeu R$ 5,2 milhões para 1.276 bolsas a atletas e técnicos desde a categoria de base até atletas olímpicos, como é o caso de Bárbara.

A ginasta campeã destacou a iniciativa do Governo do Estado em divulgar a modalidade aos veranistas que passam a temporada no Litoral do Paraná. “É muito legal ter a ginástica rítmica no verão do Paraná porque é importante mostrar o nosso esporte, afinal, a ginástica rítmica ficou muito visível pelas conquistas que a gente teve ano passado”, ressaltou.

Leia Também:  99 professores do Paraná vão embarcar em outubro para cursos no Canadá e Finlândia

A ginasta também destacou a ajuda que recebe do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Ela está desde o começo no projeto, quando ainda era da base do esporte e tinha 5 anos. “Ele vem incentivando muitos atletas, não só da ginástica, mas de outros esportes. É muito importante as pessoas saberem do incentivo ao esporte”, elogiou.

FANTÁSTICA ASSOCIAÇÃO A Fantástica Associação de Ginástica Rítmica de Pinhais levou 14 de suas 40 atletas do pré-infantil ao adulto para se apresentar na praia de Caiobá. Desde 2016, a entidade sem fim lucrativos forma ginastas na cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

A educadora esportiva e presidente Fantástica Associação, Thais Marques Machado dos Santos, 35 anos, afirma que poder se apresentar em um evento como o Verão Maior Paraná é oportunidade de divulgar a modalidade. Thais também elogiou a estrutura montada.

“O evento está lindo, com uma estrutura maravilhosa, porque a ginástica rítmica demanda um tablado, um tapete e tudo isso foi cumprido fantasticamente. Por isso estamos muito felizes em trazer o nosso esporte para a praia, que é uma coisa inusitada”, ressaltou.

Leia Também:  Restrição de veículos pesados na BR-277 será mantida em fevereiro, inclusive no Carnaval

Uma das ginastas que se apresentou em Caiobá foi a jovem Geovana Tanjoni Aranda, de 14 anos. Treinando na modalidade há 7 anos, Geovana disse que foi uma experiência muito bacana poder mostrar a ginástica rítmica ao público que passa a temporada no Litoral do Paraná. “É importante a gente mostrar o nosso esporte, um pouco de como é nosso dia a dia de treinos e competições. Isso é uma forma de incentivar outras pessoas a virem para a ginástica rítmica, para conhecer o nosso trabalho”, complementou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador lamenta a morte do empresário Cláudio Petrycoski, de Pato Branco

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Começam as vendas do voo direto entre Paraná e Paraguai

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA