NOVA AURORA

PARANÁ

Atleta apoiado pelo Estado vence a segunda etapa do circuito brasileiro skate

Publicado em

O curitibano Luigi Cini, finalista olímpico em Paris 2024 e bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado, foi o campeão do Paraná Skate Pro, a 2ª etapa do circuito brasileiro skate, disputada neste domingo (10), em Curitiba. Fernanda Galdino, de apenas 13 anos, venceu no feminino.

O Paraná Skate Pro e a Taça Paraná de Voleibol, ambos com apoio do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), definiram os campeões e movimentaram o fim de semana. A 2ª etapa do circuito brasileiro de skate foi disputada no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, pertencente ao Estado, na Capital. Já a Taça Paraná de Voleibol ocorreu em São José dos Pinhais.

No skate, além de Luigi e Fernanda também subiram ao pódio nas finais desta segunda etapa Pedro Carvalho (2º), Mateus Guerreiro (3º), Marina Praxedes (2ª) e Leticia Gonçalves (3ª).

A primeira etapa da competição foi realizada em Curitiba nos dias 2 e 3 novembro. O torneio conta ainda com outras três etapas – em Cascavel (8 a 10 de novembro), que tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (Prosporte), em Florianópolis (29 de novembro a 1º de dezembro) e em Santos (4 a 8 de dezembro).

As etapas paranaenses foram os primeiros eventos apoiados pelo Fundo Estadual do Esporte (lei 21.405/2023. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio SEES, com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Segundo o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, o projeto representa um investimento do governo em um esporte democrático, que promove a integração, o respeito e a amizade. Ele ressalta, ainda, os resultados de nomes incentivados pelo governo estadual, como o próprio Luigi Cini. “Isso é motivo de muito orgulho para nós”, acrescentou.

Leia Também:  Maioria da população do Litoral aprova construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos

TAÇA PARANÁ DE VOLEIBOL – A 23ª edição da Taça Paraná chegou ao fim em São José dos Pinhais. O torneio acontecia desde o dia 2 de novembro, reunindo mais de 3,2 mil atletas e 244 equipes na disputa. 

De acordo com o diretor de Fomento da SEES, Clésio Prado, a Taça Paraná de Voelibol foi um grande exemplo do apoio do Governo do Estado a grandes eventos. “Tivemos recorde de inscrições, foi o maior torneio de voleibol de base da América Latina, movimentando a economia de São José dos Pinhais. Estaremos juntos novamente em 2025”, afirmou.

Foram mais de mil jogos para definir os campeões das séries bronze, prata e ouro, nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18.

Confira os medalhistas:

Série Bronze

Sub-18 Feminino

1º Lugar – Juventus/RS

2º Lugar – Fube/SC

3º Lugar – Goiás Esporte Clube/Go

Sub-18 Masculino 

1º Lugar – Fepese /SC

2º Lugar – Itapema Volei/SC

3º Lugar – Vôlei Clube Jacarezinho/PR

Sub-16 Feminino 

1º Lugar – Ace/GO

2º Lugar – Tunaluso Brasileira/PA

3º Lugar – Highnet/RJ

Sub-16 Masculino

1º Lugar – Santa Mônica Clube De Campo/PR

2º Lugar – Hm Sports Brasil /GO

3º Lugar – Fmel Gaspar/SC

Sub-14 Feminino 

1º Lugar – Authentic Vôlei/PR

2º Lugar – Fmel Gaspar/SC

Leia Também:  4,6 milhões de paranaenses passaram a ter coleta de esgoto nos últimos anos, aponta estudo

3º Lugar – Vila Nova/GO

Série Prata

Sub-18 Feminino 

1º Lugar – Praia Clube/MG

2º Lugar – Vôlei Teen/PE

3º Lugar – Bluvôlei/SC

Sub-18 Masculino 

1º Lugar – Sada Cruzeiro/MG

2º Lugar – Elase /SC

3º Lugar – Apan /SC

Sub-16 Feminino 

1º Lugar – Acel Chopinzinho/PR

2º Lugar – Clube Campineiro de Regatas e Natação/SP

3º Lugar – São José dos Pinhais /PR

Sub-16 Masculino 

1º Lugar – Avp/PR

2º Lugar – Nivea/Pr

3º Lugar – Círculo Militar do Paraná/PR

Sub-14 Feminino 

1º Lugar – Adv Jaraguá/SC

2º Lugar – Praia Clube /MG

3º Lugar – Acel Chopinzinho /PR

Sub-14 Masculino 

1º Lugar – Círculo Militar Do Paraná/PR

2º Lugar – Murano Santiago/Chile

3º Lugar – São José Dos Pinhais /PR

Série Ouro

Sub-18 Feminino

1º Lugar – Acel Chopinzinho/PR

2º Lugar – Adv Jaragua/SC

3º Lugar – Nova Trento/SC

Sub-18 Masculino 

1º Lugar – Minas Tenis Clube/MG

2º Lugar – São José Dos Pinhais/PR

3º Lugar – Praia Clube /MG

Sub-16 Feminino

1º Lugar – Adv Jaraguá/SC

2º Lugar – Nova Trento/SC

3º Lugar – Juventus/RS

Sub-16 Masculino 

1º Lugar – Associação Vila Velha – PR

2º Lugar – Associação Balneário Camboriú/SC

3º Lugar – São José Dos Pinhais / PR

Sub-14 Feminino

1º Lugar – Avofel/SC

2º Lugar – Tijuca/RJ

3º Lugar – Associação Balneário Camboriú/SC

Sub-14 Masculino

1º Lugar – Sada Contagem/MG

2º Lugar – Olympico Club/MG

3º Lugar – Associação Balneário Camboriú/SC

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Fevereiro começa com 22,3 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paranaguá recebe feira de serviços Paraná em Ação e programa Justiça no Bairro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA