NOVA AURORA

PARANÁ

Atividades do MAC-PR exploram percepção do tempo e do movimento na Quarta Pública

Publicado em

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) promove em 18 de dezembro duas atividades gratuitas com a artista visual Adriana Omoto. A programação, que integra o projeto Quarta Pública, inclui uma oficina pela manhã e uma performance à tarde, ambas na Sala 9 do MAC, localizada no Museu Oscar Niemeyer (MON).

As atividades exploram a relação entre corpo, tempo e espaço, utilizando a dança e a performance como ferramentas de investigação artística. Pela manhã, a oficina “Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento” oferecerá uma vivência prática sobre improvisação e presença corporal. À tarde, a performance “Pó” apresentará uma reflexão poética e sensorial sobre a atemporalidade e a busca por nossas origens.

OFICINA – A oficina acontece das 10h às 11h30, na Sala 9 do MAC no MON, e é voltada para artistas, dançarinos, performers e interessados em práticas corporais. Com classificação indicativa para maiores de 16 anos, a atividade será conduzida por Adriana Omoto e aborda a percepção do tempo por meio do movimento, utilizando exercícios de respiração, percepção e presença para ampliar a autonomia em improvisações de dança.

A oficina é gratuita, mas com vagas limitadas a 20 participantes, sendo necessário realizar inscrição prévia AQUI. As confirmações serão enviadas via WhatsApp.

Leia Também:  Governo do Estado atualiza anexos do Plano Plurianual 2024-2027

PERFORMANCE – A performance “Pó” será às 16h, também na Sala 9 do MAC no MON, com classificação indicativa para maiores de 18 anos e duração de 30 minutos. A obra utiliza micromovimentos para explorar a atemporalidade e a busca por origens, criando uma experiência sensorial e poética que propõe diálogos entre corpo, espaço e tempo.

Sobre a artista – Adriana Omoto é artista, pesquisadora e professora de dança. Mestre em Artes na linha de pesquisa Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Arte, PPGArtes/Unespar (2024). Bacharel e licenciada em Dança (Unespar/FAP – 2014). Tem produção artística focada na investigação de movimento, articulando dança e performance com estudos socioambientais e ecofeministas.

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Leia Também:  Com investimento de R$ 31,6 milhões, programa Água no Campo terá mais 200 poços

QUARTA PÚBLICA – O MAC Paraná, que ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público como parte do programa Quarta Pública, realizado sempre às quartas-feiras com entrada gratuita.

O público é convidado a enviar propostas de workshops, palestras, oficinas interativas ou projetos de arte para integrar as Quartas Públicas da Sala Aberta do MAC Paraná. As propostas podem ser encaminhadas para o e-mail educativomac@seec.pr.gov.br.

Serviço:

Oficina: Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento

Data: 18/12 (quarta-feira) – das 10h às 11h30

Local: Sala 9 do MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Classificação indicativa: 16 anos

Inscrições AQUI

Performance “Pó”

Data: 18/12 (quarta-feira) – 16h

Local: Sala 9 do MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Classificação indicativa: 18 anos

Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: www.mac.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  1ª Audiência Pública do PDUI-RMC será realizada nesta quarta; veja como participar

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com R$ 6,4 milhões do Estado, Campina Grande do Sul pavimenta área de 40 mil m²

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA