PARANÁ
Após concurso histórico, Macrorregião de Curitiba ganha 1.452 policiais militares
Publicado em
12 de setembro de 2023por
Itajuba TadeuMais 2.482 policiais militares passam a reforçar a segurança pública em todo o Paraná nesta semana, na maior contratação da história da corporação. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (12), em Curitiba, da primeira de quatro formaturas que acontecem em diferentes cidades do Estado. Na cerimônia na Ligga Arena, em Curitiba, 1.452 novos soldados se formaram e estão pronto para atuar nas ruas no combate à criminalidade.
Entre os novos formandos, 1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado. Os outros 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado. A previsão é que a partir de segunda-feira (18) os policiais recém-formados já estarão nas ruas.
Eles passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano. O Curso de Formação de Praças da PMPR capacita os profissionais para o exercício da atividade policial.
O treinamento compreende cerca de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, direitos humanos, entre outras. Na sequência, os soldados iniciaram o Estágio Operacional, que teve duração de três meses. A partir da formatura, eles estão prontos para ingressar na rotina de trabalho.
“É um momento histórico para as famílias do Paraná. Ao todo, são quase 2,5 mil formandos. Acima de tudo, estamos levando mais segurança pública para a sociedade. Com estes profissionais, nós vamos ter policiamento em todos os 399 municípios do Estado”, disse Ratinho Junior.
De acordo com o governador, o reforço da Polícia Militar faz parte de um grande pacote de investimentos na segurança. “Isso se soma a outros esforços. Até dezembro, teremos 800 novas viaturas nas ruas, estamos comprando mais mil fuzis, além dos helicópteros do Projeto Falcão, que entregamos recentemente para melhorar o combate ao crime organizado nas regiões de fronteira”, afirmou.
“Somos a corporação que protege a população em uma emaranhada teia de diferentes relações sociais. A sociedade demonstra muito respeito por essa atividade. A Polícia Militar está recebendo grandes investimentos, o que traduz a seriedade com que essa área é tratada no Estado. Agora vamos alocar esses profissionais nas cidades para gerar mais tranquilidade aos paranaenses”, disse o coronel Jefferson Silva, comandante-geral da Polícia Militar. “Com o concurso vamos reabrir postos de trabalho em 94 municípios que antes compartilhavam policiais com outras cidades”.
MULHERES NA PM – Entre o novo contingente da Polícia Militar, quase um quinto é de mulheres (18,8%), o maior ingresso desse público de uma só vez. São 467 novas policiais reforçando as fileiras da segurança pública do Paraná. A formatura desta terça reuniu 459 policiais do sexo feminino.
O grande número de mulheres que participou da formação para a Polícia Militar repete o que já tinha ocorrido no Corpo de Bombeiros, que teve a maior contratação feminina de sua história. Na formatura realizada em maio deste ano, 47 mulheres se graduaram, 11% do efetivo que concluiu a formação, que contou com 419 formandos.
FORMANDOS ANIMADOS – O formandos demonstraram grande animação com esse novo momento. Samira Azar, 32 anos, disse que há alguns anos batalhava por esse momento. Ela é natural de Brasília (Distrito Federal). “Fiz concurso em vários estados e gostei de Curitiba, do Paraná. Agora chegamos ao fim e ao começo de uma nova jornada. E agora sou parte da família da PMPR”, disse.
Ela também comemorou o grande efetivo feminino. “No Paraná não tem limitação de vagas para mulheres. Para mim essa inserção é muito importante. E no Curso de Formação encontrei uma família mesmo, com profissionais muito atenciosos. Processo foi árduo, mas muito bem embasado”.
Jozana de Araújo Rios Lima, de 33 anos, do Piauí, também é uma das novas policiais do Estado. “Vim para o Paraná para fazer o concurso. Minha família tem muitos policiais. E como mulher é um orgulho muito grande. Sempre quis essa carreira”, disse. “E um grande diferencial foi o Curso de Formação. No estágio colocamos em prática tudo o que aprendemos e vimos que estamos preparados”.
“Já estive nas Forças Armadas e sempre foi um sonho, desde criança. Foi um processo difícil de estudo, aprovação no concurso, preparação para esse momento. Agora vamos ajudar muito a sociedade paranaense”, afirmou Alexandre Maciel, de 25 anos, natural de São Bento do Sul (Santa Catarina). “O ensino é muito moderno, com foco em Direitos Humanos, garantia dos direitos da mulher, então estamos prontos para colaborar com a segurança pública”.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a excelência da formação. “Nós fizemos questão de escolher os melhores coordenadores do Estado, os melhores coordenadores para que estes policiais tivessem a melhor preparação, para que estas turmas fossem as melhores dos últimos anos. Foram vários testes físicos, psicológicos, madrugadas sem dormir, frio, distância da família, enfim, preparando estes policiais, sem deixar de lado a sensibilidade e o amor ao próximo”, afirmou.
O coronel Roberto Francisco Cardoso, diretor de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar do Paraná e responsável pelas novas turmas, disse que o Estado terá ótimos profissionais. “O processo de formação é bastante amplo. Foi feito um concurso bastante concorrido, com candidatos do Brasil todo, passando inclusive pela pandemia. E no início de agosto tivemos o início do Curso de Formação, com técnicas policiais, legislação, noções de Direito, de sociedade. Depois eles passaram pelo estágio operacional. Foi mais de um ano de formação aos sábados, domingos, feriados, dia e noite para formar alunos bem completos”, disse.

FORMATURAS – Além de Curitiba, outras três cidades recebem a cerimônia de formatura dos novos policiais nesta semana. Em Londrina, 371 soldados se formam na quarta-feira (13) e vão reforçar o efetivo do 2º CRPM, que atende todo o Norte e o Norte Pioneiro do Estado. Na quinta-feira (14), acontece a formatura de 356 soldados em Maringá. Eles vão incrementar o efetivo do 3º CRPM, que abrange as regiões Noroeste e Centro-Oeste. Por fim, em Cascavel, a cerimônia será na sexta-feira (15), com a formação de 328 soldados para atuar no 5º CRPM, compreendendo o Oeste e o Sudoeste do Paraná.
PRESENÇAS – Participaram do evento a primeira-dama, Luciana Saito Massa; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários de Saúde, Beto Preto, Administração e Previdência, Elisandro Frigo, Planejamento, Guto Silva; o tenente-coronel Sérgio Vieira, chefe da Casa Militar; o coronel Manoel Vasco de Figueiredo, comandante do Corpo de Bombeiros; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochoski; os deputados estaduais Tiago Amaral, Hussein Bakri, Luís Corti, Flávia Francischini, Cloara Pinheiro, Delegado Tito Barrichelo, Gilberto Ribeiro, Alisson Wandscheer, Soldado Adriano José, Fábio Oliveira, Samuel Dantas, Pedro Paulo Bazana e Batatinha; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Joecy Camargo; a superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
14 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Palmeiras domina o Derby, vence o Corinthians e assume a liderança do Brasileirão

Juventude vira o jogo contra o Ceará e conquista vitória no Brasileirão

Bragantino vence Botafogo e conquista primeira vitória no Brasileirão

Palmeiras vira clássico e assume a liderança do Brasileirão Feminino contra o Corinthians

Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
A modelo Dani Souza, de 44 anos, celebrou o aniversário das filhas neste sábado (12), e declarou todo seu amor...


Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’
Bruna Biancardi, de 30 anos, está celebrando a gestação da segunda filha e compartilhou com os seguidores neste sábado (12)...


Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’
Kamila Simioni, de 39 anos, chamou atenção dos seguidores nesta sexta-feira (11), ao publicar um ensaio em que ousa no...
ESPORTES


Palmeiras domina o Derby, vence o Corinthians e assume a liderança do Brasileirão
O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0 neste sábado, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro....


Juventude vira o jogo contra o Ceará e conquista vitória no Brasileirão
Em uma partida emocionante disputada neste sábado no estádio Alfredo Jaconi, o Juventude venceu o Ceará de virada por 2...


Bragantino vence Botafogo e conquista primeira vitória no Brasileirão
Em partida disputada neste sábado (12.04), no Estádio Nabi Abi Chedid, o Bragantino venceu o Botafogo por 1 a 0,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe