NOVA AURORA

PARANÁ

Após chegada em Curitiba, 30º Rally Transparaná se prepara para descer a Serra do Mar

Publicado em

Os competidores da penúltima etapa da 30ª edição do Rally Transparaná chegaram a Curitiba nesta sexta-feira (16), por volta das 15h, partindo cedo do município de Castro, nos Campos Gerais. Foram percorridos em torno de 120 quilômetros.

A etapa anterior, com mais de 300 veículos que fizeram o trajeto de Guarapuava à Castro, durou mais de 10 horas e contou com um percurso de 420 quilômetros – foi a etapa mais longa em 30 anos de história da competição.

Liderci Lopes, vice-presidente do Jeep Clube de Curitiba, comenta que, mesmo com 300 veículos participando, a competição vem crescendo a cada etapa por conta da categoria cities, aberta para quem quer fazer apenas uma delas. “Só agora em Guarapuava a gente já agregou ao comboio mais 12 carros, e no sábado (17), descendo de Curitiba para Guaratuba, acredito que haverá mais uns 20 carros. O comboio só cresce, a festa vai ser muito boa, muito grande”, afirma.

De acordo com o diretor-geral de provas do Rally Transparaná, Vinicius Gunha, a etapa Castro-Curitiba foi muito especial. “É a mais difícil de todo o rally, sempre foi. Mas ainda tem mais uma etapa fantástica. O Transparaná superou as expectativas nessa edição comemorativa”, complementa.

O trajeto Castro-Curitiba também foi considerado muito desafiador pelo coordenador de Esportes a Motor da Secretaria estadual do Esporte (SEES), Eduardo Saçaki. “Muita chuva, muita trilha, muita erosão e muita pedra, mas isso faz parte da prova”, afirma.

Ele conta que o trajeto das motocicletas precisou passar por uma mudança de última hora. “Os organizadores percorreram todo o trecho e acharam alto o grau de dificuldade, com risco de alguns participantes caírem e terem muita dificuldade de poder levantar”, arremata.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende 1,2 mil pessoas e confecciona 541 RGs em Matelândia

ÚLTIMA ETAPA – Neste sábado (17), os participantes fazem o último trecho, entre Curitiba e Guaratuba. A largada será às 8 horas, partindo da Academia Militar do Guatupê e seguindo em direção à Praça dos Namorados. A premiação da etapa acontecerá às 18h30 e a geral do maior rally de regularidade do mundo a partir das 19h30. Os jipeiros e familiares também serão recebidos com o Festival da Família.

Os resultados das primeiras etapas estão AQUI. Confira abaixo o balanço da etapa Guarapuava – Castro:

CARROS 4X4

CATEGORIA LIGHT

1.º – Ricardo Sampaio Lins e Gabriel Cunha Lins

2.º – Bruno Trento de Bairros e Barbara Trento de Bairros

3.º – Johanes Kler Felema e Elvis Felema

CATEGORIA TURISMO

1.º – Denys Fernando Santos e Carlos Eduardo Santos

2.º – Vitor Delfrate Neto e Guilherme Delfrate

3.º – Emerson Coleti e Guilherme Coleti

CATEGORIA GRADUADO

1.º – Antonio Miranda Ribeiro Filho e Leonardo Menarim

2.º – Dirceu Araujo Salla e Diego Araujo Salla

3.º – Orli Ademir Katzer e Gustavo Henrique Katzer

CATEGORIA MASTER

1.º – Leandro Rodrigo Riffel e Michael da Silveira Masson

2.º – José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade

3.º – Flavio Kath/Poder e Rafain Walendowsky

MOTOS

BIG TRAIL

1.º – Leonidas Ferrarini Junior

2.º – Jefferson Oscar Hecke

3.º – Marcos Celestino

ELITE

1.º – José Américo Fiorillo

2.º – Emerson Loth Bomba

3.º – Fábio Antunes Martins

Leia Também:  Governo do Estado firma convênio com C.Vale e Palotina para obra de contorno viário

TRAIL

1.º – Alexsander Modolon

2.º – Ewerson Zeni

3.º – Rafael Oliva Ribeiro

FEMININA

1.º – Rosa Freitag

2.º – Thamara de Paula Oliveira

MAXI TRAIL

1.º – Tomaz Santos

2.º – Awilson Viana

3.º – Valdney Antonio Ito

TRANSPARANÁ – A competição, que é um tradicional evento esportivo no calendário paranaense, tem como objetivo principal mostrar as belezas naturais do Estado, incentivando e promovendo o esporte de aventura e o turismo local. Além disso, o Transparaná promove ações sociais e ambientais, e contribui para movimentar a economia das mais de 114 cidades incluídas no roteiro.

São diversas categorias participantes: Master, Graduado, Turismo e Light para carros 4×4 e Big Trail, Elite, Trail, Feminina e Maxi Trail para motos.

A disputa, que integra os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), é uma promoção do Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, da Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, do Rally PR e da Tração e Emoção.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para especialização em gestão de ambientes de inovação

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA