PARANÁ
Após ajudar municípios atingidos pelas chuvas, técnicos do Paraná relatam trabalho em São Paulo
Publicado em
28 de fevereiro de 2023por
Itajuba TadeuA equipe da Defesa Civil do Paraná enviada no dia 23 de fevereiro ao litoral norte de São Paulo retornou no último domingo (26) ao Paraná, após auxiliar o trabalho de assistência humanitária desenvolvido nos municípios afetados pelas chuvas na região. O reforço teve como foco o suporte às equipes locais na elaboração da documentação para acesso a recursos de resposta aos desastres e também na criação de centros de assistência humanitária.
O apoio foi solicitado pela Defesa Civil de São Paulo após o governador Carlos Massa Ratinho Junior oferecer o suporte do Paraná ao estado vizinho. O major Daniel Lorenzetto, o capitão Anderson Gomes das Neves e o cabo Silvio de Araújo Correia ficaram no Posto de Comando de São Sebastião, cidade com o maior número de afetados pelas chuvas durante o Carnaval. Os deslizamentos de terra que causaram, em todas os municípios, a morte de 65 pessoas até o momento.
“Foi um orgulho representar o nosso Estado, contribuir com a nossa experiência, sugerir coisas e aprender também com a organização. É uma situação muito triste, cada ocorrência tem sua particularidade, mas ficamos felizes em poder contribuir de alguma maneira”, ressaltou Lorenzetto. A equipe se reuniu todos os dias desde que chegou com o comitê de gestão composto pelos outros órgãos presentes na cidade, onde foram definidas as demandas de trabalho.
Os três profissionais têm grande experiência na gestão de desastres. O major Daniel e o capitão Gomes fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, e já auxiliaram em eventos como as inundações no Sul da Bahia, em 2021, e os deslizamentos de terra em Petrópolis (RJ), no ano passado.
TRABALHO – Durante três dias de trabalho, os paranaenses atuaram na verificação de documentos necessários para homologação da situação de emergência nos municípios afetados na região. Além de São Sebastião, as cidades que decretaram situação de emergência foram Ubatuba, Caraguatá, Bertioga, Ilhabela e Guarujá. Com isso, todas já tiveram acesso aos recursos estaduais e federais que permitem a assistência humanitária e ações de restabelecimento e reconstrução dos locais atingidos.
Outra frente de apoio foi na criação de centros de distribuição e assistência humanitária. “Reunimos secretários para assessorar a criação do espaço, orientamos conforme nossa experiência a melhor escolha de local para a construção de um centro logístico, o que tinha que comprar, como receber, armazenar e distribuir os itens à população”, disse o major.
Os profissionais também auxiliaram no desenvolvimento de planos de trabalho de limpeza urbana, e prestaram apoio à Defesa Civil de São Sebastião no mapeamento de áreas de risco. “Fomos para Boiçucanga, um local no município que foi muito atingido e tinha muitas residências em área de risco. Passamos o dia lá, até quase oito da noite, fazendo avaliação com geólogos para gerar um relatório sugerindo a retirada dessas pessoas”, afirmou.
Outro trabalho foi relacionado à busca de vítimas. “Sugerimos uma pesquisa de inteligência para ver qual seria a melhor forma de conseguir chegar num número exato de desaparecidos. Verificamos as famílias que tinham dado falta de pessoas, sugerimos um link com a Polícia Civil e o IML para fazer o confronto dos dados”, afirmou Lorenzetto.
EXPERIÊNCIA – O Paraná tem grande expertise na gestão de desastres, com trabalho tanto de resposta imediata às pessoas afetadas, como no auxílio aos municípios na elaboração de decretos de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.
Com as informações técnicas contidas nesses decretos, as prefeituras conseguem ter acesso aos recursos estaduais e federais que permitem a assistência humanitária e ações de restabelecimento e reconstrução dos locais atingidos. Entre a documentação reunida para a elaboração dos decretos estão formulários de avaliação de danos, mapas das áreas afetadas e relatórios sobre a intensidade do impacto social dos desastres.
Segundo o major, essa foi também a oportunidade de aprimorar as técnicas de gestão de desastres, com um trabalho conjunto com equipes de outros estados. “A tendência hoje é que esses desastres que ocorrem no Brasil desloquem equipes de vários estados. É uma troca de experiência muito grande, cada um vivenciou uma ocorrência durante sua atividade e consegue ter um olhar de resolução baseado no que aconteceu, trazendo exemplos positivos”, disse.
Ele destacou que as possibilidades de resgate foram ampliadas graças ao acesso a outras tecnologias. “Conhecemos um navio atlântico com recursos de engenharia e capacidade de atender as pessoas com leito de hospital, UTI, área odontológica, alojamento para aeronaves. É um recurso que você vê de perto, sabe que se acontecer algo no nosso Litoral pode solicitar”, explicou o major.
TRAGÉDIA – Segundo o último boletim do Governo de São Paulo, divulgado por volta das 11h nesta terça-feira (28), até o momento, 65 óbitos foram confirmados, sendo 64 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do município de São Sebastião, com psicólogas e assistentes sociais, fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. Já foram identificados e liberados para o sepultamento 57 pessoas. São 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças.
Atualmente, a prioridade segue no socorro às vítimas e no atendimento aos mais de 1.090 desalojados e 1.126 desabrigados. Desde o último dia 19, mais de 1.000 pessoas entre, policiais militares, bombeiros, técnicos da defesa civil e profissionais de saúde do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários participam das ações de busca e salvamento.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral
Published
12 minutos agoon
23 de dezembro de 2024By
Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).
Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.
Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.
A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.
Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.
SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.
Serviço:
Capacitação para agentes de limpeza
Data: 26 e 27/12/2024
Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30
27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.
Fonte: Governo PR
Mariana Ximenes dá boas vindas ao verão com cliques na praia: Já pintou o verão’
Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral
Programações de Ano-Novo encerram 2024 e movimentam o turismo do Paraná
Era uma vez uma estrela
PCPR prende homem foragido por furto em Morretes
PARANÁ
Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral
Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar...
Programações de Ano-Novo encerram 2024 e movimentam o turismo do Paraná
O Paraná se prepara para um final de ano recheado de celebrações e comemorações, com eventos de réveillon distribuídos por...
Famílias recebem doações do Natal Solidário Portos do Paraná
O Ecoteatro Very Good, localizado em Paranaguá, no Litoral, ficou lotado, neste domingo (22), de famílias animadas com a entrega...
POLÍCIA
PCPR prende homem foragido por furto em Morretes
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (23), um homem de 32 anos foragido pelo crime de...
PCPR prende homem pelo não pagamento de pensão alimentícia em Morretes
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 43 anos, na manhã desta segunda-feira (23), em Morretes, no...
PCPR prende dois homens pelo não pagamento de pensão alimentícia em Matinhos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na manhã desta segunda-feira (23), dois homens, de 27 e 32 anos, em...
ENTRETENIMENTO
Mariana Ximenes dá boas vindas ao verão com cliques na praia: Já pintou o verão’
A atriz Mariana Ximenes, de 43 anos, publicou novos cliques nesta segunda-feira (23), de um dia incrível. A atriz de...
Suzana Gullo exibe registros de viagem por Nova York e se declara a Mion: ‘T. Amo’
Marcos Mion está de viagem por Nova York, nos Estados Unidos, com a família e, na manhã desta segunda-feira (23), ganhou...
De folga, Ana Maria Braga toma espumante e relaxa na beira da praia: ‘Maravilhosa’
A apresentadora Ana Maria Braga está de folga durante o recesso de Natal e publicou na manhã desta segunda-feira (23),...
ESPORTES
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
O atacante Paulinho, do Atlético-MG, alimentou os rumores sobre sua transferência para o Palmeiras ao publicar uma foto em suas...
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo
Na noite desta terça-feira, o atacante brasileiro Vinicius Júnior foi consagrado como o melhor jogador do mundo no prestigiado prêmio...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Verão Maior: Governo e Pequeno Príncipe selam parceria para aumentar doações ao hospital
-
PARANÁ6 dias ago
Rota Coração da Mata Atlântica ganha site com roteiros turísticos e empreendimentos
-
Esportes6 dias ago
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo
-
PARANÁ6 dias ago
UEPG divulga relação de classificados do Vestibular 2024 nesta quarta-feira