NOVA AURORA

PARANÁ

Apoie um Viveiro: Pato Branco ganha Centro de Educação Ambiental do Buriti

Publicado em

Dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Buriti, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, ganhou nesta terça-feira (04) um centro de educação ambiental. O objetivo é fortalecer o propósito de preservação da biodiversidade da Unidade de Conservação (UC) – o local também abriga um dos 19 viveiros de mudas do Instituto Água e Terra (IAT).

A nova estrutura foi construída por meio do projeto Apoie um Viveiro, desenvolvido pelo órgão ambiental, e que visa a doação de bens, insumos e serviços para a melhoria da infraestrutura dos locais.

No caso de Pato Branco, o projeto foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 351.822,90 da Coopertradição, importante cooperativa da região. Além de incluir o mobiliário e a reforma do prédio do centro de educação, que era uma antiga estação de guarda-parque, o repasse permitiu reforçar a cobertura da estufa do viveiro.

O Centro de Educação Ambiental do Buriti conta com um miniauditório, paredes envidraçadas que integram o ambiente à mata nativa da UC, banheiros, cozinha, sala para trabalhos administrativos e mesas para atividades práticas e lúdicas. O espaço também foi totalmente planejado para receber pessoas com algum tipo deficiência física, possibilitando uma educação ambiental mais inclusiva.

Leia Também:  Governo do Paraná cria Batalhão da Polícia Militar em Sarandi

Como explica o chefe do escritório regional de Pato Branco do IAT, Jean Pierr Brandelero Franca, a ideia é que o complexo seja utilizado em ações com escolas da região.

“Nós planejamos fazer um convênio com as secretarias de educação para trabalhar a educação ambiental com crianças de escolas municipais. A ideia é usar o centro para mostrar para os estudantes vídeos e exposições sobre a importância da conservação ambiental, com possibilidade um passeio técnico pelo viveiro e também nas trilhas da UC, com explicação detalhada sobre a fauna e a flora da região”, destaca.

APOIE UM VIVEIRO – O complexo ambiental de Pato Branco é a primeira estrutura beneficiada pelo projeto Apoie um Viveiro, que prevê ações nos 19 espaços e nos dois laboratórios de sementes administrados pelo IAT. Os viveiros são responsáveis por produzir mudas de mais de 100 espécies nativas, atuando diretamente na restauração vegetal do Paraná, além de colaborar com estratégias de educação ambiental.

O projeto Apoie um Viveiro é realizado por meio do Edital de Chamamento Público 07/2023, aberto para apresentação de propostas até o dia 14 de outubro de 2024. As atividades propostas no plano de trabalho poderão ser executadas pelo apoiador ou através de contratação. Os interessados podem conhecer mais sobre a ação AQUI.

Leia Também:  Agência de Inovação da UENP analisa propostas de parcerias com empresas da região Norte

ARIE DO BURITI – A Área de Relevante Interesse Ecológico é uma variante de UC que é definida por possuir uma característica natural extraordinária ou por abrigar exemplos raros de biodiversidade regional, exigindo assim uma proteção maior por parte do Poder Público. A ARIE do Buriti foi estabelecida por meio do decreto estadual nº 7.456/1990, com uma área de 83,78 hectares que abriga várias espécies nativas do Estado, incluindo o buriti (Trithrinax acanthocoma), espécie de palmeira que dá nome ao espaço.

Na lista de 49 plantas que podem ser encontradas na UC também se destacam a araucária (Araucaria angustifolia), o angico (Parapiptadenia rigida), o cedro (Cedrela fissilis), o jerivá (Cocos romanzoffianum) e o pessegueiro-bravo (Prunus myrtifolia). Com relação à fauna encontrada na ARIE, destacam-se mamíferos como o cachorro-do-mato (Dusicyon thous), o veado (Mazama spp.) e roedores como a paca (Agouti sp.) e a cotia (Dasyprocta sp.).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Programação cultural da semana tem concerto beneficente, novas exposições e muita literatura

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Guairinha recebe "Atazanado", novo show de humor de Rodrigo Sant'Anna

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA