NOVA AURORA

PARANÁ

Anjo Inovador: Estado começa a transferir recursos para startups selecionadas

Publicado em

As startups selecionadas no programa Paraná Anjo Inovador, do Governo do Estado, começaram a receber parte do subsídio do edital para a elaboração de projetos inovadores. Lançado em agosto de 2023, o programa selecionou 71 iniciativas paranaenses enquadradas por lei como startups para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores nas áreas de saúde, educação, agricultura e gestão pública. Cada uma vai receber até R$ 250 mil para alavancar ideias.

O Paraná Anjo Inovador é o maior projeto do Brasil de incentivo financeiro público destinado às startups. No total, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), destinará R$ 17 milhões na primeira fase do projeto de incentivo ao setor privado. No primeiro semestre de 2024, a SEI irá lançar uma nova fase do programa, com um novo edital, contemplando outras empresas. 

Com os recursos depositados, as startups têm o prazo máximo de 24 meses para a execução dos projetos. Nesse período elas devem apresentar trimestralmente o plano de trabalho, relatórios técnicos sobre o desenvolvimento, além da prestação de contas para serem analisados pela SEI. A liberação das próximas parcelas do recurso é realizada conforme evolução do projeto.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, afirma que o investimento no setor privado traz desenvolvimento para o Estado. “Nos países mais desenvolvidos, o setor produtivo da área de inovação pode chegar até 20% de todo o PIB. O Brasil precisa desenvolver esse caminho. É o que o Paraná está fazendo. Estamos investindo nessas empresas digitais, tecnológicas e de economia criativa porque todos ganham. São novas frentes de trabalho, novas oportunidades para os jovens, bons salários, desenvolvimento econômico e mais segurança para os empreendedores”, explica.

Leia Também:  Saúde promove live sobre prevenção de intoxicações infantis na sexta-feira

As startups do Paraná Anjo Inovador estão distribuídas em 18 municípios, com maior número em Curitiba, que concentra 22 projetos; seguida por Maringá (10), e Cascavel e Londrina (5 cada). Os projetos aprovados são divididos em quatro grandes temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): saúde e bem-estar; educação de qualidade; fome zero e agricultura sustentável; e paz, justiça e instituições eficazes.

Das startups selecionadas, oito têm foco em soluções de garantia de acesso à saúde e promoção de bem-estar, como a AglizaMed, de Francisco Beltrão, e a Hyla Biotech, de Curitiba. A primeira busca conectar médicos generalistas e médicos especialistas para otimizar o acesso a consultas especializadas e reduzir filas de espera, especialmente em unidades municipais. 

Já a Hyla Biotech visa desenvolver um kit de diagnóstico de detecção precoce de câncer de mama e um biossensor capaz de gerar, por meio do sangue, um diagnóstico rápido, pouco invasivo e de baixo custo, com sensibilidade de 93% e 91% de especificidade.

Leia Também:  Notícia Boa Paraná: podcast traz startup apoiada pelo programa Anjo Inovador

Com foco em soluções dentro do agronegócio e alimentos, foram 10 projetos aprovados. A Mush, de Ponta Grossa, é um exemplo. Ela propõe o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para a produção de micélio (cogumelos), visando criar um ingrediente proteico alternativo. A Azagros, de Dois Vizinhos, planeja uma plataforma de gestão agro digital focada em otimizar o setor agronômico através do controle eficiente da agricultura convencional, regenerativa, biológica e orgânica.

A primeira edição do Paraná Anjo Inovador também conta com dois projetos aprovados dentro da área de gestão governamental, como a Avaliando Brasil, de Maringá, com o projeto de uma plataforma digital de avaliação e pesquisa de atendimento, e a GovFácil, de Umuarama, com um conjunto de soluções tecnológicas para facilitar processos dentro do serviço público.

Dentre os selecionados também estão projetos destinados a saúde animal, varejo, educação, sustentabilidade, cibersegurança, indústria 4.0, fintechs, gestão de pessoas, smart cities, sport techs, big data, tecnologia da informação, além de projetos na área social e de mobilidade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Teatro José Maria Santos recebe “Desmonte”, com a atriz Regina Vogue

Published

on

By

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte”. Depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na Capital, ela reúne antigos parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

“Desmonte” conta a história do Antônio, um artista que está em crise e no limiar entre a vida e a morte, ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do Nordeste como a avó contadora de histórias e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital “Que Absurdo!”, escrita e dirigida por Lira, lançada no YouTube em 2020 durante o período de isolamento da pandemia de Covid-19. A dramaturgia incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. 

Leia Também:  Segurança do paciente do SUS e qualidade do atendimento são tema de seminário em Curitiba

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”, diz.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores como Cervantes, por exemplo”, afirma.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. “Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando aos quatro ventos que, o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”, afirma.

Leia Também:  Com 14,5 mil km de redes, Paraná Trifásico chega a 87% dos municípios do Estado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA