NOVA AURORA

PARANÁ

Amep realiza pesquisa sobre o VLT Metropolitano com usuários do Aeroporto Afonso Pena

Publicado em

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) iniciou nesta sexta-feira (17) uma pesquisa com usuários e trabalhadores do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é identificar, além do perfil (gênero, idade e renda), informações sobre a viagem (origem, destino, motivo, modo de transporte de chegada ou saída do aeroporto), e uma avaliação sobre a possibilidade de alteração dos meios de deslocamento até o aeroporto e a partir dele considerando a implantação do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

O estudo, conhecido como Pesquisa de Preferência Declarada (PPD), busca identificar o quanto estes usuários estariam dispostos a trocar o automóvel, ônibus, carros de aplicativos, táxis, entre outros meios de transporte, pelo VLT, combinando aspectos como origem/destino, custo e tempo de deslocamento.

A pesquisa também é realizada com trabalhadores do aeroporto, considerando que são potenciais usuários deste sistema, já que permitirá uma conexão direta entre o Terminal Central de São José dos Pinhais, linhas urbanas do município e demais terminais de Curitiba integrados à Rede Integrada de Transporte (RIT).

Leia Também:  Monitoramento indica estabilidade de taludes na Graciosa; liberação deve ocorrer na quarta-feira

Conduzida pela empresa Oficina Engenharia, integrante do Consórcio TYLin-Oficina-Rhein-Addax-Setec, responsável pelos estudos técnicos do projeto VLT Expresso Metropolitano e coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pesquisa pretende entrevistar 640 pessoas nas próximas semanas.

A PPD faz parte da etapa 1 do projeto do VLT Expresso Metropolitano, que fará um diagnóstico e avaliação preliminar, devendo contar ainda com pesquisas de origem e destino, feitas em locais estratégicos na ligação entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. Também serão desenvolvidos estudos de demanda, levantamentos de campo, que deverão analisar aspectos da infraestrutura impactada pelo projeto e eventuais interferências relevantes no traçado desejado e seu entorno, entre outros aspectos.

VLT – O VLT deve substituir os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, na Capital, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. Somente as linhas que passam hoje pelo Eixo Boqueirão transportam uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, sendo cerca de 15 mil pessoas nos horários de pico.

Leia Também:  MON se transforma na casa da "muda 10 milhões" do programa Paraná Mais Verde

A previsão é que a entrega dos primeiros estudos para a nova modelagem e a concessão ocorra no primeiro trimestre do ano que vem, com a realização de consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. Caso o projeto seja viável, o leilão deve ocorrer até setembro de 2025 na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. A previsão total de investimento é de R$ 2,5 bilhões.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  MON se transforma na casa da "muda 10 milhões" do programa Paraná Mais Verde

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Primeiro headland começa a ganhar forma na Orla de Matinhos

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA