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Amep realiza pesquisa sobre o VLT Metropolitano com usuários do Aeroporto Afonso Pena

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A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) iniciou nesta sexta-feira (17) uma pesquisa com usuários e trabalhadores do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é identificar, além do perfil (gênero, idade e renda), informações sobre a viagem (origem, destino, motivo, modo de transporte de chegada ou saída do aeroporto), e uma avaliação sobre a possibilidade de alteração dos meios de deslocamento até o aeroporto e a partir dele considerando a implantação do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

O estudo, conhecido como Pesquisa de Preferência Declarada (PPD), busca identificar o quanto estes usuários estariam dispostos a trocar o automóvel, ônibus, carros de aplicativos, táxis, entre outros meios de transporte, pelo VLT, combinando aspectos como origem/destino, custo e tempo de deslocamento.

A pesquisa também é realizada com trabalhadores do aeroporto, considerando que são potenciais usuários deste sistema, já que permitirá uma conexão direta entre o Terminal Central de São José dos Pinhais, linhas urbanas do município e demais terminais de Curitiba integrados à Rede Integrada de Transporte (RIT).

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Conduzida pela empresa Oficina Engenharia, integrante do Consórcio TYLin-Oficina-Rhein-Addax-Setec, responsável pelos estudos técnicos do projeto VLT Expresso Metropolitano e coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pesquisa pretende entrevistar 640 pessoas nas próximas semanas.

A PPD faz parte da etapa 1 do projeto do VLT Expresso Metropolitano, que fará um diagnóstico e avaliação preliminar, devendo contar ainda com pesquisas de origem e destino, feitas em locais estratégicos na ligação entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. Também serão desenvolvidos estudos de demanda, levantamentos de campo, que deverão analisar aspectos da infraestrutura impactada pelo projeto e eventuais interferências relevantes no traçado desejado e seu entorno, entre outros aspectos.

VLT – O VLT deve substituir os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, na Capital, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. Somente as linhas que passam hoje pelo Eixo Boqueirão transportam uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, sendo cerca de 15 mil pessoas nos horários de pico.

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A previsão é que a entrega dos primeiros estudos para a nova modelagem e a concessão ocorra no primeiro trimestre do ano que vem, com a realização de consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. Caso o projeto seja viável, o leilão deve ocorrer até setembro de 2025 na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. A previsão total de investimento é de R$ 2,5 bilhões.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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