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Amep amplia conexões do transporte coletivo entre Curitiba e Campina Grande do Sul

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A partir de segunda-feira (02), o transporte coletivo metropolitano passará por uma série de ajustes para facilitar o atendimento aos passageiros de Campina Grande do Sul. Essas mudanças foram planejadas com base em uma pesquisa realizada entre os usuários e na adaptação às novas demandas pós-pandemia.

Uma das principais novidades é a volta da linha N61, que liga Campina Grande do Sul ao Terminal Guadalupe, em Curitiba. Atualmente, os moradores da cidade precisam usar uma linha alimentadora até o Terminal Jardim Paulista para, então, seguir para a Capital. Com a retomada da linha N61, os passageiros poderão viajar diretamente a Curitiba, com funcionamento até as 20h em dias úteis e sábados. Nos demais horários, a ligação continuará sendo feita pela linha N73, que atende o percurso entre o Jardim Paulista, Quatro Barras e Guadalupe, com conexão pela linha N11.

No Terminal Jardim Paulista, haverá reforço na linha N62 durante os horários de pico, oferecendo uma opção adicional de ligação com Curitiba, com intervalos de 11 minutos entre os ônibus.

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Outra mudança é no itinerário da linha Eugênia Maria, que passará a operar em formato circular no bairro Jardim Ceccon, sem seguir até o Terminal Jardim Paulista. No entanto, a linha N12 assumirá o trajeto, garantindo a ligação com o terminal. A linha N72 Eugênia Maria / Guadalupe, que também serve o bairro, terá horários estendidos até o final da noite em dias úteis e aos sábados.

Além disso, a integração com a Linha Verde será ampliada para o Terminal de Quatro Barras. A linha I50, que fazia a conexão entre Quatro Barras e o Jardim Paulista, será descontinuada e substituída por uma nova rota que inclui a Estação Fagundes Varela na Linha Verde. Futuramente, essa integração será realizada na Estação Atuba, ainda em construção.

Por fim, a linha intercidades I33, que liga o Jardim Paulista ao Guaraituba, terá horários reforçados, incluindo o período de almoço, como era antes da pandemia. E a linha alimentadora N24, que atende a área industrial, será dividida em duas rotas para melhorar o serviço.

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O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou a importância dessas mudanças para os moradores. “Essas alterações foram tecnicamente planejadas para melhorar a experiência dos passageiros e garantir uma maior eficiência no sistema de transporte coletivo metropolitano. Estamos empenhados em proporcionar um serviço de qualidade que atenda melhor às necessidades da população da Região Metropolitana de Curitiba”, disse.

As linhas que chegam no Terminal Guadalupe fazem parte da integração temporal, que permite a troca de linha sem custo adicional dentro de um intervalo de até 2h30, utilizando o Cartão Metrocard.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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