NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos de escolas estaduais integrais participam de ações para estimular o protagonismo

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), proporcionou para 68 alunos de diferentes municípios do Paraná diversas atividades, palestras e dinâmicas voltadas à liderança e protagonismo no ambiente escolar. As ações foram destinadas a estudantes de escolas em tempo integral, que têm a premissa de incentivar o protagonismo estudantil.

As atividades, que começaram na segunda (22) e se encerraram nesta sexta-feira (25), em Curitiba, fizeram os alunos repensarem suas atuações e responsabilidades dentro do ambiente escolar. Além da formação, os estudantes conheceram o Teatro Guaíra, onde assistiram ao ensaio da Orquestra Sinfônica do Paraná.

“Com este encontro, queremos fortalecer o processo dos jovens protagonistas, uma premissa do modelo integral”, afirmou a coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Monalisa Serpe. Segundo ela, a maior intenção do evento foi fazer com que esses 68 jovens voltassem para seus municípios ainda mais inspirados e encorajados a liderar ações em suas escolas.  

Leia Também:  Aluna do Centro Juvenil de Artes Plásticas é vencedora no Paraná em concurso internacional

A aluna Amanda Oliveira (15), do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, foi uma das participantes do evento. “Acredito que são projetos assim que levam oportunidades para jovens adolescentes descobrirem o mundo e suas inúmeras possibilidades”, afirma. Para ela, as atividades contribuíram para o entendimento sobre a importância do trabalho em grupo.

TEMPO INTEGRAL – A rede estadual de ensino conta atualmente com 167 escolas de educação em tempo integral, que atendem cerca de 40 mil estudantes – em 2019, havia 73 escolas da modalidade. Os alunos desse modelo passam 9 horas diárias no colégio, estudando conteúdos previstos em uma matriz curricular ampliada e realizando atividades formativas.

As escolas integrais contam, também, com um programa de tutoria entre professores e estudantes, além dos clubes de protagonismo – equipes para estudo de temas de interesse dos estudantes, gerenciadas por eles mesmos.

Fonte: Governo do Paraná

Leia Também:  Operação Eleições: forças de segurança do Paraná estão de prontidão na votação do 2º turno

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  DER/PR apresenta projetos de duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  IAT promove 1º Encontro Estadual de Comitês de Bacias do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA