NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos de escolas estaduais integrais participam de ações para estimular o protagonismo

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), proporcionou para 68 alunos de diferentes municípios do Paraná diversas atividades, palestras e dinâmicas voltadas à liderança e protagonismo no ambiente escolar. As ações foram destinadas a estudantes de escolas em tempo integral, que têm a premissa de incentivar o protagonismo estudantil.

As atividades, que começaram na segunda (22) e se encerraram nesta sexta-feira (25), em Curitiba, fizeram os alunos repensarem suas atuações e responsabilidades dentro do ambiente escolar. Além da formação, os estudantes conheceram o Teatro Guaíra, onde assistiram ao ensaio da Orquestra Sinfônica do Paraná.

“Com este encontro, queremos fortalecer o processo dos jovens protagonistas, uma premissa do modelo integral”, afirmou a coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Monalisa Serpe. Segundo ela, a maior intenção do evento foi fazer com que esses 68 jovens voltassem para seus municípios ainda mais inspirados e encorajados a liderar ações em suas escolas.  

Leia Também:  Alunos da rede estadual são finalistas na maior feira nacional de ciências e engenharia

A aluna Amanda Oliveira (15), do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, foi uma das participantes do evento. “Acredito que são projetos assim que levam oportunidades para jovens adolescentes descobrirem o mundo e suas inúmeras possibilidades”, afirma. Para ela, as atividades contribuíram para o entendimento sobre a importância do trabalho em grupo.

TEMPO INTEGRAL – A rede estadual de ensino conta atualmente com 167 escolas de educação em tempo integral, que atendem cerca de 40 mil estudantes – em 2019, havia 73 escolas da modalidade. Os alunos desse modelo passam 9 horas diárias no colégio, estudando conteúdos previstos em uma matriz curricular ampliada e realizando atividades formativas.

As escolas integrais contam, também, com um programa de tutoria entre professores e estudantes, além dos clubes de protagonismo – equipes para estudo de temas de interesse dos estudantes, gerenciadas por eles mesmos.

Fonte: Governo do Paraná

Leia Também:  Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Ano-Novo nas rodovias estaduais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com aporte de R$ 950 mil, Estado garante tomógrafo para a Santa Casa de Cambé

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  BPRv emitiu 449 mil autos de infração nas rodovias estaduais em 2022, mais de mil por dia

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA