NOVA AURORA

PARANÁ

Aluno da rede estadual do município de Roncador ganha bolsa integral de medicina

Publicado em

Há dois anos, Luiz Gustavo Krupcyak Istschuk concluía o ensino médio pela rede estadual de ensino e até então não tinha muitas perspectivas em relação à escolha da carreira. O jovem, que é morador do município de Roncador, na região central do Estado, considerava o próprio desempenho nos estudos apenas “mediano”. Mas ele não imaginava que uma dose de esforço e dedicação aos estudos o levaria, apenas dois anos depois, a uma das universidades da região com bolsa integral.

Tudo começou com uma frustração na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) daquele ano. Luiz Gustavo decidiu mudar a forma de encarar a rotina de estudos, se engajou em uma verdadeira maratona de estudos, inclusive com Terceirão, e conseguiu entrar no curso de medicina. “Eu estudava e até alcançava notas razoáveis. Mas, para mim, não era suficiente. Para passar no curso que eu queria, que era medicina, eu sabia que precisava me dedicar mais. Valeu a pena”, conta.

A rotina foi puxada, com estudos diários de sete a oito horas, intercalados com atividade física. Para se organizar, ele se baseou no conteúdo programático de alguns vestibulares para criar um cronograma próprio de estudos. Além disso, Luiz Gustavo também mudou o Terceirão para o turno da noite, com o objetivo de aproveitar o tempo de estudo na parte do dia.

Leia Também:  Projeto da UEM aproveita bagaço de cana-de-açúcar para aumentar produção de etanol

O resultado dos esforços veio justamente no Enem seguinte. “Minha pontuação saltou de 620 para 740 na segunda tentativa. Com isso atingi a nota necessária para a bolsa integral”, celebra.

Nascido em Roncador, Luiz Gustavo vive com a mãe e o irmão mais novo. O jovem conquistou a vaga ao lado de outros 14 selecionados pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão para cursar, gratuitamente, a graduação que sempre sonhou. “Desde 2015, quando minha avó ficou doente, entendi que queria ser médico, porque achei que a medicina precisava ser realizada de forma mais humanizada. É este médico mais humano e empático que eu quero me tornar”, indica.

Quando recebeu a notícia da conquista da bolsa, Luiz Gustavo não conteve a emoção. “Foi uma sensação inexplicável, porque foi realmente uma virada de chave na minha vida. Eu não estava esperando. Foi um  alívio, depois de todo o estresse que tinha sido estudar para o vestibular, correndo o risco de não conseguir entrar na universidade”, reflete.

Um dos fatores atribuídos pelo jovem como determinantes para a conquista do resultado foi a grade curricular da rede estadual de ensino, que possibilitou contato com as disciplinas de maior exigência nos vestibulares.

Leia Também:  Série da Rádio Educativa ganha prata no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

“É motivo de orgulho para o nosso colégio ter registrada a passagem de alunos como o Luiz Gustavo. Ele é merecedor dessa conquista porque se destacou pelo seu desempenho e esforço durante o ensino médio. Assíduo frequentador de nossa biblioteca, ele sempre emprestava livros para que pudesse estudar além do período de aulas”, lembra Lorentina Lopes Barroso, a diretora do Colégio Estadual General Carneiro, que atende 620 alunos e oferta ensino fundamental e médio, além do curso técnico em administração. 

Para a mãe de Luiz Gustavo, Inês Krupcyak Istchuk, a dedicação do filho é motivo de orgulho. “Estou muito feliz, porque assisti de perto o quanto ele se esforçou  para alcançar  esse objetivo. Sempre apostei que  ia conseguir”, revela.

Agora universitário, Luiz Gustavo diz que pretende levar o curso com a mesma seriedade e arrisca afirmar que sente certa inclinação para a área da cardiologia. “Acredito que com força de vontade, disciplina e dedicação, tudo é possível. Nunca desisti, independentemente das adversidades que encontrei pelo caminho. Se eu consegui, outros também conseguem”, finaliza. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes

Published

on

By

As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses, já começaram. Crianças e adolescentes dos municípios de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral, já estão sendo atendidas desde a manhã desta segunda-feira (07).

Em Antonina, os atendimentos acontecem até quarta-feira (09), na Escola Estadual Maria Arminda (Avenida Thiago Peixoto, 1419). Já em Itaperuçu, a ação ocorre até a próxima segunda-feira (15) no Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu (Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284). Os exames serão realizados até julho deste ano no restante das cidades escolhidas para participar do programa.

Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.

Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.

Leia Também:  Série da Rádio Educativa ganha prata no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

OPORTUNIDADE – Para Juliana Maiara de Souza, mãe do estudante Bernardo de Souza, de 10 anos, o Programa Bons Olhos representa grande oportunidade. “Estes exames são inéditos, principalmente em nosso município. Existem muitas crianças que têm dificuldade de enxergar, por isso esta ação é sensacional. Meu filho é autista, estudou em uma escola especial, mas nunca teve essa oportunidade. Para ele está sendo uma novidade”, disse.

A iniciativa do Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil óculos em todo o Paraná. A coordenação do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Além do aspecto voltado ao aprendizado, programa servirá para prevenção da cegueira infantil e baixa visão.

“É um serviço completo. Em cerca de 20 dias após o exame, o estudante terá os óculos. Além disso, se durante os exames forem identificadas anomalias ou outras doenças que precisem de um atendimento complementar, elas serão encaminhadas para a rede estadual de saúde para continuar o tratamento”, explicou o secretário da pasta, Rogério Carboni.

Leia Também:  Projetos da Educação Profissional e Tecnológica do Paraná têm projeção nacional

A secretária de Assistência Social de Itaperuçu, Thaise Miranda, lembrou que muitas crianças do município aguardavam a oportunidade de passar por exames oftalmológicos. “Para nós é uma satisfação muito grande ser o primeiro município a receber o programa Bons Olhos. Temos uma grande quantidade de crianças que estavam na fila de espera para consultas. Com este programa, muitas delas poderão receber seus óculos”, afirmou.

SELEÇÃO – Os municípios que receberão a primeira etapa do programa foram selecionados a partir de indicadores sociais que caracterizam regiões e locais com maiores índices de vulnerabilidade. Entre eles, estão o Índice Ipardes de Desempenho Municipal Dimensão de Renda (IPDMRenda) e o Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses. Também foram incluídos os municípios integrantes do programa Rota do Progresso, por serem aqueles com menor renda média comparada às demais localidades do Estado.

Serviço:

Programa Bons Olhos Paraná

Antonina
Data: 07 a 09 de abril
Local: Escola Estadual Maria Arminda
Endereço: Avenida Thiago Peixoto, 1.419
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Itaperuçu
Data: 07 a 15 de abril
Local: Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu
Endereço: Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA