PARANÁ
Aluna de colégio cívico-militar vence etapa estadual do concurso de redação do Senado
Publicado em
27 de junho de 2024por
Itajuba TadeuA estudante Brenda Yara Chaves Muniz, de 18 anos, do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Vargas, de Bela Vista do Paraíso (Norte), foi a vencedora paranaense do concurso de redação promovido pelo programa Jovem Senador, edição 2024. Como premiação, ela vai participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto, em Brasília, onde poderá acompanhar de perto o funcionamento da instituição, tramitação e discussão dos projetos e todas as demais atividades.
O programa Jovem Senador é realizado anualmente pelo Senado Federal, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com apoio das secretarias da Educação dos estados e do Distrito Federal. Neste ano, os estudantes escreveram sobre o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Brenda, que está na 3ª série do Ensino Médio, conquistou a primeira colocação entre 6.400 trabalhos elaborados por estudantes de toda a rede estadual de ensino.
Os trabalhos dos alunos foram encaminhados aos Núcleos Regionais de Educação (NREs), onde passaram por uma primeira seleção. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), responsável pela viabilização do concurso no Estado, recebeu 96 redações finalistas para a seleção de apenas três, que foram enviadas ao Senado Federal. Veio de lá a escolha pelo trabalho de Brenda, como representante do Paraná.
A conquista vai proporcionar a Brenda a oportunidade de conhecer, na prática, como funciona a tramitação de um projeto de lei, desde que é apresentado, passando pela defesa dos autores das proposições, até as discussões e votações em plenário. Também poderá observar bem de perto como atuam os senadores da República. “Vai ser uma experiência única para ela, que é muito estudiosa e dedicada”, conta a professora de Língua portuguesa, Helaine Maria Rolin Abelha, orientadora de Brenda.
Nesta semana, as equipes pedagógicas do Núcleo Regional de Educação de Londrina foram pessoalmente a Bela Vista do Paraíso dar a notícia a Brenda, aos alunos e professores do colégio Presidente Vargas. “A entrega dos documentos para a viagem foi durante a solenidade de execução do Hino Nacional, por se tratar de um Colégio Cívico-Militar, e na presença de todos os professores, alunos e funcionários. Foi muito emocionante”, relembra a professora Helaine.
CENTRO DO PODER – Os alunos não são obrigados a participar do programa, que significa um caminho para que os jovens conheçam de perto o funcionamento da instituição política brasileira, além de ser uma forma de se engajar nas questões que fazem parte do dia a dia das pessoas. “O Jovem Senador é uma oportunidade importante de viver uma nova experiência prática e de ter contato direto com a rotina no centro do poder do país. Além disso, construindo as redações, os nossos alunos colocam em prática o trabalho que desenvolvem em sala de aula na plataforma Redação Paraná”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
ENTUSIASTA DA ESCRITA – Brenda Yara afirma que a participação foi processo cansativo, mas proveitoso. “Comecei compilando as informações que me vinham em mente sobre o tema, para depois estruturá-las no modelo texto dissertativo argumentativo”, descreve Brenda. “Li alguns textos, assisti vídeos que me pareciam bons repertórios, como o documentário “Democracia em Vertigem”. Além disso, decidi que adicionaria ao meu texto conceitos ou citações de filósofos famosos, já que é uma área que admiro. Demorou, mas com o esforço e a ajuda da minha orientadora, sintetizei minha redação com a tese que queria desde o princípio”, acrescenta.
Brenda é entusiasta da escrita desde pequena, quando criava histórias em quadrinhos, que foram evoluindo para os contos e, mais tarde, para textos dissertativos e poesias. Ela considera o tema proposto no programa Jovem Senador, de muita relevância social. “Refletir sobre esse fato é fundamental para propor possíveis soluções. É um tema muito presente no cotidiano dos cidadãos, apesar de muitos não perceberem ou não se interessarem por assuntos políticos. É preciso mudar essa realidade”, pontua a aluna.
A estudante está em dúvida se escolhe o curso superior na área de ciências sociais ou de filosofia e já começa a se preparar para a viagem ao Planalto Central. “Quanto mais eu paro para pensar, mais surreal se torna. Tenho muitas expectativas, espero curtir bastante e representar bem o meu Estado”, diz.
O PROGRAMA – O Jovem Senador faz parte do programa chamado Senado Jovem Brasileiro e foi criado em 2010. O nome Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do programa, realizado todos os anos, proporcionando aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no país. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso.
Os temas sempre abordam tópicos relacionados à cidadania e à política, além de questões sociais para despertar nos jovens a importância da reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.
A “jovem legislatura” tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Executiva. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Municípios já podem aderir ao incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes
Published
8 horas agoon
7 de abril de 2025By

Os municípios Paraná já podem formalizar a adesão ao incentivo financeiro do Governo do Estado que destina R$ 159 milhões para ações de fortalecimento da Política da Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em todo o Paraná. O repasse foi liberado no início do mês pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Os recursos, oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR) e administrados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), serão repassados na modalidade fundo a fundo e poderão ser usados de maneira autônoma pelas cidades.
“Este é um momento importante para que cada município possa atender às suas necessidades específicas, de acordo com a realidade local. Estamos dando um passo significativo na construção de políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.
Os valores poderão ser utilizados em materiais de consumo, pedagógico e esportivo, materiais de higiene e limpeza, artesanato e recreação, além do desenvolvimento de materiais de áudio, vídeo e foto, despesas com impressão de materiais gráficos, alimentos perecíveis e não-perecíveis, veículo e móveis.
Os termos de adesão devem ser preenchidos pelos municípios nos próximos dias através do Sistema de Acompanhamento do Cofinanciamento Estadual Fundo a Fundo (SIFF). As orientações sobre o incentivo estão na Deliberação 013/2025-CEDCA/PR. O documento traz detalhes, como prazos, itens de despesas e valores destinados para cada município.
Carboni ressalta a importância da regularização de saldos encerrados e da prestação de contas. “É fundamental que os prefeitos estejam atentos a essas questões para garantir a aptidão em novas adesões e o encerramento adequado do processo”, destaca.
O secretário orienta os prefeitos a tomarem algumas ações. “Caso identifiquem pendências ou saldos, é necessário enviar um e-mail para duvidassiff@sedef.pr.gov.br, solicitando as orientações necessárias. Além disso, é essencial manter os extratos bancários atualizados mensalmente no SIFF”, explica.
Cada município receberá, no mínimo, R$ 250 mil. Do total dos recursos disponíveis, dois municípios vão receber R$ 250 mil; 246 cidades receberão entre R$ 300 mil e R$ 400 mil; 137 devem receber entre R$ 400 mil e R$ 500 mil; 12 vão receber entre R$ 600 mil e R$ 700 mil; um município receberá R$ 800 mil; e Curitiba, devido ao porte, receberá R$ 1,5 milhão.
REQUISITOS – Todas as cidades paranaenses estão elegíveis para receberem os recursos, desde que tenham realizado sua adesão e desenvolvam projetos e programas seguindo os eixos da garantia de direitos, como vida e saúde; respeito à dignidade; convivência familiar e comunitária; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização; e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fonte: Governo PR

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