17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Agrinho abre inscrições para as categorias Relatório de Pesquisa e Redação Paraná

    Publicado em

    Estão abertas as inscrições para as categorias Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola e Redação Paraná do Agrinho 2024. Elas são direcionadas a estudantes e professores da rede pública de ensino e desenvolvidas pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-PR), em parceria com o Governo do Estado.

    O concurso acontece ao longo do ano e a expectativa é de que, em 2024, mais de 1 milhão de alunos das redes estadual, municipal e privada do Paraná participem. Podem concorrer tanto alunos quanto professores da Educação Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

    Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (20), ambas as categorias passarão por avaliações nas etapas escolar, regional e estadual, devendo obedecer os critérios estabelecidos nos respectivos editais acerca do tema escolhido para o concurso em 2024: “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.

    A escolha do tema favorece o desenvolvimento de ações, ideias e projetos que viabilizem soluções sustentáveis para o agronegócio mediante a união da criatividade dos estudantes e professores, com seus conhecimentos acadêmicos e recursos tecnológicos.

    Ao fim do concurso, tanto alunos quanto professores serão premiados com itens como smartphones, tablets e notebooks.

    RELATÓRIO DE PESQUISA – Destinado aos estudantes dos 1º, 2° e 3º ano dos Ensinos Médio Profissionalizante, Técnico e Agrícola/Agropecuário, a categoria Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola avaliará relatórios de pesquisa relativos a práticas sustentáveis de produção de olerícolas e melhora de parâmetros agronômicos, com recomposição e melhoria de solos. A concorrência se dará a partir da escolha de dois trabalhos por colégio agrícola e assim sucessivamente, por eliminatória, passando pela etapa regional e pela etapa estadual.

    Leia Também:  Com Christian Vásquez à frente, Orquestra toca Shostakovich e Vaughan Williams no Guaíra

    O trabalho deve ter até 25 páginas, contendo capa, introdução, objetivos, descrição, conclusão e anexos, incluindo a cópia do checklist e demais comprovações das ações realizadas. O template para formatação do relatório está disponível em sistemafaep.org.br/agrinho. As equipes devem conter cinco estudantes e um professor orientador. Não há limite de relatórios por colégio agrícola.

    As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 24 de junho. Confira AQUI o edital completo.

    REDAÇÃO PARANÁ – Dividida por grau de escolaridade, a categoria Redação Paraná abordará diferentes modalidades textuais. Para os estudantes e professores de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, as redações serão apresentadas no formato de conto. Já para os estudantes e professores de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a modalidade será artigo de opinião. Por fim, estudantes e professores do Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª/4ª séries concorrerão sob a modalidade de texto dissertativo-argumentativo.

    Podem participar estudantes regularmente matriculados nas instituições da rede estadual de ensino do Paraná que utilizam o recurso educacional digital disponível pelo Programa Redação Paraná, sendo livre o número de estudantes concorrentes por escola. É livre também o número de redações enviadas pelos estudantes, desde que possuam conteúdos diferentes

    Estarão inscritos automaticamente todos os professores cujos estudantes participarem do concurso com redações inseridas especificamente na aba Concurso Redação Paraná Nota 10 – Agrinho 2024, no Recurso Educacional Digital Redação Paraná, e que estejam ministrando a Unidade Curricular Redação e Leitura no Ensino Fundamental ou Língua Portuguesa do Colégio da Polícia Militar do Paraná e nas instituições de ensino que ofertam o ensino integral na modalidade de 35h, neste ano letivo.

    Leia Também:  Paraná vai sediar Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de junho no site da Faep. Confira os editais, regulamentos e premiações AQUI.

    SOBRE O PROGRAMA – O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, resultado da parceria com o Governo do Estado, bem como com a colaboração das prefeituras e diversas empresas e instituições públicas e privadas. A 29ª edição conta com uma categoria inédita: AgroRobótica – Colégio Agrícola. No total, serão 15 categorias, envolvendo alunos das mais variadas faixas etárias das redes pública e privada de ensino e das Apaes. As outras datas de inscrições estão AQUI.

    O programa completa 26 anos de trabalhos no Paraná. Concebido em 1995, foi a campo em 1996, levando às escolas da rede pública e privada de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1 milhão de crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Com Christian Vásquez à frente, Orquestra toca Shostakovich e Vaughan Williams no Guaíra

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Estado seleciona professores para programa de formação na rede municipal

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA