NOVA AURORA

PARANÁ

Agosto Dourado: Saúde promove diversas ações para incentivo à amamentação

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com as secretarias municipais do Paraná, realizou na primeira quinzena de agosto, dezenas de ações para a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Em 15 dias, foram ofertadas capacitações para profissionais da saúde, ações informativas junto à população e palestras, além de passeatas e incentivo à doação nos bancos de leite humano e de coleta do Estado.

Uma dessas iniciativas aconteceu nesta quarta-feira (16) em Paranaguá, município do Litoral, por meio da 1ª Regional de Saúde. A capacitação contou com a presença de 33 profissionais da enfermagem e teve como objetivos qualificar os participantes para a atenção e cuidado às mães e incentivar a prática de ações que garantam a prática da amamentação.

Na região Centro-Oeste, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, em parceria com o hospital Santa Casa, realizou também uma capacitação, com 82 agentes comunitários de saúde do município, voltada à captação de doadoras de leite humano e orientações gerais sobre manejo adequado do aleitamento materno.

Leia Também:  Curso de tecnologia com apoio do BRDE reúne dois mil estudantes

Durante quatro dias, os profissionais puderam aprofundar os conhecimentos sobre as habilidades de comunicação na assistência às mães e dificuldades na amamentação.

Todas as atividades integram a campanha Agosto Dourado de 2023, com o tema “Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, que traz à tona a discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais.

O mês de agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

“O incentivo ao aleitamento materno, principalmente após o retorno da mãe ao trabalho, que por vezes cessa esse processo essencial, é nossa bandeira este ano. Estamos sempre promovendo ações nesse sentido, da importância de amamentar, mas queremos chamar a atenção para o apoio e proteção da continuidade do aleitamento materno quando a mãe precisa retomar as atividades profissionais”, disse a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski

DEMAIS AÇÕES – No município de Cascavel, no Oeste do Estado, mais de 100 pessoas, incluindo trabalhadores de saúde, estudantes e gestores, participaram de reuniões junto aos órgãos municipais e entidades civis para o apoio, promoção e incentivo à amamentação.

Leia Também:  Estado distribui 77 mil novos equipamentos de informática e kits de robótica para escolas

Na 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, a escola de pais do Hospital Regional do Sudoeste promoveu um evento inédito nesse contexto, convocando pais, gestantes e acompanhantes de bebês do Risco Intermediário e Alto Risco. A iniciativa terá continuidade, se estendendo como uma ação permanente na região.

ATUALIZAÇÃO – Os eventos continuam no Paraná. A Sesa, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), realizará em Curitiba, em 22 e 23 de agosto, um treinamento para gestores hospitalares e profissionais dos setores materno-infantil.

O objetivo é a atualização de informações sobre o manejo da amamentação para serem replicadas aos demais profissionais da região e sensibilizar quanto às estratégias existentes, que buscam promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

O encontro terá a participação também da Coordenação Nacional da Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde; Sociedades Brasileira e Paranaense de Pediatria; além de diversos palestrantes de destaque sobre o tema.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mutirão oferece 1.300 oportunidades de estágio para estudantes nesta quarta-feira

Published

on

By

A Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda promove nesta quarta-feira (9) o Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, em Curitiba. O evento vai oferecer mais de 1.300 vagas de estágio e jovem aprendiz, destinadas a estudantes a partir de 16 anos, matriculados no ensino médio, técnico ou superior.

As vagas são uma oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho, já que não há exigência de experiência prévia. A ação será realizada na Agência do Trabalhador Central de Curitiba, localizada na Rua Pedro Ivo, 503, das 9h às 16h.

Para participar, é necessário apresentar comprovante de matrícula (físico ou digital). As senhas de atendimento serão distribuídas até as 14h.

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destacou a importância do mutirão para estimular a empregabilidade entre os jovens. “Estamos criando pontes para que nossos jovens iniciem suas trajetórias profissionais. Essa é uma grande chance para quem está em busca do primeiro emprego e precisa de uma oportunidade para começar a construir sua carreira”, afirmou.

Leia Também:  MON promove mesa-redonda e mediação com o artista Túlio Pinto

Serviço:

Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso

Data: quarta-feira, 9 de abril

Horário: 9h às 16h (senhas até 14h)

Local: Agência do Trabalhador Central de Curitiba – Rua Pedro Ivo, 503

Exigência: comprovante de matrícula (físico ou digital)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA