10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Agenda turística de maio tem Expoingá, blues em Antonina e festas do pinhão e cachaça

    Publicado em

    O calendário turístico de maio será movimentado por exposições, festas populares, gastronomia e esporte. São destaques a Expoingá, de Maringá, que nesta edição comemora 50 anos de existência, e o Festival de Música Pop (Fespop), considerado um dos maiores do gênero na América Latina, que acontece em Santa Terezinha do Itaipu, na região Oeste, entre os dias 9 e 12. O evento atrai jovens de outros estados e países vizinhos com uma intensa e variada programação de shows. 

    A maior atração no Noroeste do Estado é a Expoingá, uma das principais feiras do setor agroindustrial do Paraná e do Brasil, entre os dias 9 a 19. Neste ano, a feira comemora 50 anos de existência. A marca da edição é “Expoingá 2024, o elo entre tradição e inovação”. O evento deve levar milhares de pessoas ao Parque Internacional de Exposições de Maringá.

    Outro parque de exposições que recebe grande movimento de turistas em maio é o de Jandaia do Sul (Vale do Ivaí), onde acontece o 3° Festival da Cachaça entre os dias 17 e 19. O evento reúne expositores e cachaciers (profissionais que trabalham com o destilado) de todo o Paraná e outros estados.

    No Norte do Estado, em Sapopema, ocorre de 24 a 26 o Festival Gastronômico, que lota o Parque Linear Clovis da Costa Moraes. O evento promete ser uma experiência para degustação de pratos típicos da região, com refeições embaladas por shows e apresentações musicais.

    FESTAS – Entre as festividades tradicionais, está a comemoração dos 42 anos de emancipação política de Pranchita, no Sudoeste do Estado. Será dia 11 e a prefeitura programou uma série de eventos e ações para marcar a data.

    Com uma média de público de 4 mil participantes por dia, o Antonina Blues Festival chega à 8ª edição em 2024. O evento acontece dia 30, na Praça Feira Mar, de Antonina, uma das mais antigas cidades paranaenses, que abriga construções históricas e muitas tradições. O festival reúne apresentações do blues norte-americano. Além do palco principal, a Estação Ferroviária e a Ponta da Pita, dois importantes pontos turísticos da cidade, também são espaços de shows em diferentes horários.

    Leia Também:  Contratação de plataforma começa a viabilizar estrutura da Loteria do Paraná

    Já no fim do mês, de 29 de maio a 2 de junho, o município de Floraí, na região Noroeste, promove a 33° edição da sua Festa das Nações. Em 2023, o evento foi responsável por atrair um público de aproximadamente 30 mil pessoas. Neste ano, a organização aposta em shows musicais gratuitos, comidas típicas, parque de diversões e sorteio de prêmios para atrair o público.

    Também encerrando o mês, a cidade de Inácio Martins, no Centro-Sul, realiza a 15ª Festa do Pinhão, de 31 de maio a 2 de junho. O Parque Municipal Dallegrave será palco do encontro, que tem como propósito exaltar a identidade cultural do município, além de sua grande produção do pinhão, queridinho dos paranaenses durante o inverno.

    A festa junina já começa neste mês, no dia 31, em São Pedro do Paraná, com atrações para todos os gostos e idades até o dia 8 de junho. Também no dia 31, Morretes sedia a Festa Agrícola e Artesanal, que chega à sua 38ª edição.

    SOBRE RODAS O segmento do turismo sobre rodas também está na mira de ações deste mês de maio no Paraná. O 4º Encontro de Fuscas, em Antonina (Litoral) recebe, no dia 26, apaixonados pelo icônico carro e outras raridades da fabricante Volkswagen. Consolidado entre os moradores e amantes do segmento, a expectativa é que cerca de 500 veículos estejam disponíveis para exposição.

    Leia Também:  Nova sede da Polícia Penal em Umuarama reforça atendimento para a região Noroeste

    Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, o Viaje Paraná participa em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, do Against The Wind Chopper Show, evento voltado a expositores e admiradores das motos estilo chopper. Focado na arte da customização de motos e outros itens relacionados, o evento acontece no espaço Hangar Racing e vai contar com produtos para compra, praça de alimentação e shows.

    CORRIDA Em Paranavaí, no Noroeste do Oeste, será realizada a 3ª edição da Corrida Maluca, nos dias 18 e 19. O Parque Ouro Branco será o palco deste evento, que reúne diversos competidores (e corajosos) para descerem uma ladeira com seus carrinhos feitos de maneira artesanal. No dia 26, Rolândia, no Norte, sedia a Corrida “Gente boa, gente linda”, com a expectativa de atrair muitos apaixonados pelo esporte.

    Confira abaixo a lista dos eventos e suas datas:

    Dias 09 a 12 – Fespop – Santa Terezinha do Itaipu

    Dias 09 a 19 – Expoingá – Maringá

    Dia 11 – 42ª Comemoração de Emancipação Política – Pranchita

    Dias 17 a 19 – 3° Festival da Cachaça – Jandaia do Sul

    Dias 18 e 19 – Corrida maluca – Paranavaí

    Dias 24 a 26 – Festival Gastronômico – Sapopema

    Dia 26 – Corrida Gente Boa gente linda – Rolândia

    Dia 26 – 4º Encontro de Fuscas – Antonina

    Dias 29 a 02 de junho – Festa das Nações – Floraí

    Dia 30 – Antonina Blues Festival – Antonina

    Dias 31 a 02 de junho – 15ª Festa do Pinhão – Inácio Martins

    Dia 31 – Festa Junina – São Pedro do Paraná

    Dia 31 – Festa Agrícola e Artesanal – Morretes

    Dias 31 e 1º de junho – Against The Wind Chopper Show – Campo Magro

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Trilha que leva ao Morro Pão de Loth, na Serra da Baitaca, será fechada no sábado

    Published

    on

    By

    O Instituto Água e Terra (IAT) vai fechar temporariamente a trilha de acesso ao Morro Pão de Loth, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, no sábado (12), das 7h30 às 13h. A medida se dá em razão do projeto de restauração do trecho, com a abertura de drenos e a construção de degraus, e é um prosseguimento da última vez em que a ação foi desenvolvida no parque, no final de março. Após esse intervalo, o local voltará a receber visitantes normalmente.

    A reforma da trilha é uma parceria voluntária entre o IAT e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A campanha faz parte do projeto comunitário dos acadêmicos, iniciativa desenvolvida pela instituição com todos os alunos da graduação, dentro da grade curricular. A ação, porém, está aberta a toda a comunidade. Os interessados em participar, contudo, precisam entrar em contato para solicitar o seguro voluntariado pelo telefone (41) 9-9554-0414 (WhatsApp).

    Leia Também:  Evento do Estado abre espaço para municípios apresentam políticas para as mulheres

    “Buscamos desenvolver a consciência ambiental nos acadêmicos, estimulando a proatividade através de experiências e práticas na execução das atividades como essa na trilha que leva ao Pão de Loth”, afirma a bióloga e chefe do Parque Estadual da Serra da Baitaca, Marina Rampim. “Esse projeto é muito importante e nos ajuda a dar mais visibilidade ao parque”, acrescenta.

    COMPLEXO – O Parque Estadual da Serra da Baitaca abrange uma área total de 3.053,21 hectares nos municípios de Quatro Barras (83%) e Piraquara (17%), na Região Metropolitana de Curitiba.

    O complexo tem como funções conservar uma amostra do bioma Floresta Ombrófila Densa (FOD), incluídas as formações Floresta Ombrófila Densa Montana (FODM), Floresta Ombrófila Densa Altomontana (Fodam), a fauna, o solo e as águas interiores; e promover atividades que não provoquem nenhuma alteração no ecossistema, dando sustentabilidade à conservação.

    Leia Também:  Contratação de plataforma começa a viabilizar estrutura da Loteria do Paraná

    A origem do seu nome tem base em sua localização, numa das formações precursoras das elevações montanhosas e no maior conjunto montanhoso que compõem a Serra do Mar, a Serra da Baitaca. Esta teve seu nome originado da palavra tupi-guarani “mbaetaca”, que designa uma espécie de papagaio (Pionus maximilani), comum na região.

    Além do Morro Pão de Loth, os principais atrativos do parque são o Caminho do Itupava e o Morro do Anhangava que, com seus 1.420 metros de altitude, é o local mais importante para a escalada em rocha no Paraná.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA