NOVA AURORA

PARANÁ

Adrenalina e velocidade: fãs vibram com apresentação de carros na Red Bull Showrun

Publicado em

A região central de Curitiba foi dominada por amantes da velocidade e do automobilismo neste sábado (15). Mais de 70 mil pessoas participaram da Red Bull Showrun, evento realizado pelo Governo do Paraná em parceria com a prefeitura da Capital. Exibição de veículos, motos e a participação de atletas renomados fizeram com que os espaços destinados ao público na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, fossem disputadíssimos desde muito cedo, mesmo com a abertura do evento marcado para o meio-dia.

O evento, que já passou por países como Estados Unidos, Portugal, México, Chile, Turquia e África do Sul, teve sua primeira edição no Brasil neste sábado, na capital paranaense, reforçando o papel estratégico do Paraná. Os organizadores estimam que mais de 100 mil pessoas passaram pelas ruas durante todo o dia.

“Para nós é uma alegria receber um evento global no Paraná, na nossa capital Curitiba. Temos crescido muito no turismo e hoje estamos recebendo pessoas de todo o Brasil, além da Argentina, Paraguai. Uma oportunidade para apresentar o Paraná para todo o mundo”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ressaltou como o evento movimentou a cidade. “Ontem recebi a notícia de que o aeroporto Afonso Pena aumentou em 52% o número de pousos na cidade. É um evento de magnitude internacional e que vai trazer muitos investimentos para a cidade “, salienta. O evento inicia as celebrações dos 332 anos de Curitiba.

Leia Também:  Paraná envia 10 mil cestas básicas às famílias gaúchas impactadas pela enchente

A escolha da cidade de Curitiba, segundo o presidente da Red Bull no Brasil, Diego Colicchio, aconteceu principalmente pela paixão dos paranaenses pelo automobilismo. “É uma cidade incrível. O Paraná é uma terra de gente apaixonada por esportes a motor, e tivemos a oportunidade de organizar esse show com o apoio do Governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba”, detalhou.

A festa começou nas alturas. Literalmente. Dos céus de Curitiba, o piloto de parapente acrobático do Brasil, Rafael Goberna, fez um voo emocionante por toda a extensão da estrutura montada para o evento. Depois disso, foi a vez de um desfile de carros e motos e exibições dos motociclistas Bruno Crivilin, dez vezes campeão de moto enduro, e Lucas Moraes, bronze no Campeonato Mundial de Rally-Raid, principal competição de off-road do mundo, além de tri-campeão no Rally dos Sertões.

Lucas, que já havia revelado seu carinho por Curitiba durante os treinos para o evento, também elogiou o Estado que recentemente organizou o Rally Transparaná, uma das mais importantes provas de off-road do Estado e uma das principais competições esportivas do Brasil. A edição contou pela primeira vez com carros UTVs, que Lucas costuma competir e que pilotou neste sábado em Curitiba. “Isso é incrível porque a gente sabe o quanto o paranaense ama o motoresporte no geral e um evento como o Transparaná reforça justamente isso”, disse.

Leia Também:  Com a melhora do clima, parques do Paraná reabrem estruturas ao público

O Red Bull Showrun contou, ainda, com as performances dos pilotos Enzo Fittipaldi, neto do bicampeão da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, que depois de temporadas na Fórmula 2, vai correr provas de endurance em 2025, e do motociclista freestyle, Aaron Colton.

E engana-se quem pensa que apenas atletas homens fizeram bonito no evento em Curitiba. A hexacampeã mundial de skate e pilota da Porsche Cup Brasil, Letícia Bufoni, deu um verdadeiro show ao percorrer o circuito montado fazendo manobras de drift, quando o piloto faz o carro “deslizar” nas curvas, deixando escapar a parte traseira de modo que as rodas dianteiras estejam sempre na direção contrária a curva. A manobra exige habilidade e controle do veículo e a impressão é de que o automóvel “anda de lado” durante a execução.

“Venho me arriscando no automobilismo nos últimos cinco anos e hoje vim dar zerinhos e fazer esse show para a galera”, disse Letícia.

Adrenalina e velocidade: fãs apaixonados vibram com apresentação de carros na Red Bull Showrun

Foto: Gabriel Rosa/AEN

DE TODOS OS CANTOS – Excursão, horas de estrada e madrugar por um bom lugar. Nada parou o entusiasmo do público apaixonado. A analista fiscal, Yasmin Ferreira da Silva, encarou a estrada e veio de Florianópolis acompanhada do noivo para curtir o evento. “Gosto de automobilismo desde muito nova, é coisa de família. Ficamos sabendo pelas redes sociais e tinha que vir, normalmente esses eventos são em São Paulo e tem que pagar. Ficamos em um hotel e percebemos que tinha muita gente que assim como nós veio para a cidade só pelo evento”, disse.

Outro fã que encarou uma madrugada de estrada foi o londrinense Alex Fontanella. “Acompanho desde pequenininho, desde o Senna, então eu tinha que vir. Nunca participei de algo assim, hoje estou realizando um sonho”, confessou.

Lucas Guedes tem 18 anos e está tirando a primeira habilitação. Fã de automobilismo, chegou antes das 6h para garantir um lugar colado na grade. “Eu acompanho muito a Fórmula 1, eventos de drift e achei muito incrível esse evento de graça, no meio da cidade. E é bom que movimenta toda Curitiba”, disse.

Adrenalina e velocidade: fãs apaixonados vibram com apresentação de carros na Red Bull Showrun

Foto: Gabriel Rosa/AEN

AUGE DA FESTA – Mas o momento mais aguardado pelos fãs de automobilismo foi a exibição do carro de Fórmula 1 RB7, que foi pilotado pelo alemão Sebastian Vettel em 2011, quando levou o campeonato do mundial e o de construtores (por equipe). Em Curitiba, o carro foi pilotado por Patrick Friesacher, que também competiu na Fórmula 1 e hoje é representante da Oracle Red Bull Racing.

Patrick não escondeu a emoção de pilotar no Brasil. “Os brasileiros são entusiastas do automobilismo e para mim é uma honra estar aqui. Meu maior ídolo sempre foi o Ayrton Senna, então é um prazer pilotar no Brasil, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Obra pode afetar o abastecimento no Bairro Ipê, em São José dos Pinhais quinta-feira

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Paraná envia 10 mil cestas básicas às famílias gaúchas impactadas pela enchente

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA