NOVA AURORA

PARANÁ

Acordo do Governo do Estado e UFPR garante moradia exclusiva para estudantes indígenas

Publicado em

O Governo do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram nesta sexta-feira (13) um acordo para a criação de moradia para estudantes indígenas. O Estado assinou termo de cessão imóvel, localizado no centro de Curitiba, nos arredores do Largo da Ordem. A UFPR vai custear a reforma do local para adequá-lo às necessidades dos estudantes.

A assinatura aconteceu na sede da Reitoria da UFPR. O acordo, que tem o Ministério Público Estadual como parceiro, possui o objetivo de criar um ambiente adequado para o acolhimento de estudantes indígenas na Capital.

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Povos Indígenas, Diego Buligon, ressaltou a importância da pauta indígena para o Governo do Estado, que hoje possui uma secretaria específica para atendimento de povos originários, com grandes conquistas desde a sua criação em 2023. “A Casa do Estudante Indígena é um marco histórico decorrente de esforços mútuos que concretiza políticas afirmativas, demonstrando respeito à diversidade cultural, e mitigando a evasão universitária”, afirmou Buligon.

Leia Também:  499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria com apoio do Estado

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a importância da iniciativa como um passo fundamental para a inclusão e o sucesso destes estudantes na universidade. “O diálogo foi sempre para garantir o acesso e permanência dos estudantes indígenas na UFPR. Nada mais justo uma universidade pública ser uma universidade para todos”, enfatizou o reitor.

A importância do diálogo e da luta constante para assegurar a permanência e o bem-estar dos estudantes indígenas na universidade foi enfatizada por Gisleine Vieira da Silva, representante do Coletivo Moradia Estudantil Indígena e Coletivo dos Estudantes Indígenas (Maloca/Ceind) da UFPR. “Hoje, podemos caminhar de maneira diferente. Estamos aqui para dialogar, combinar nossas demandas e avançar na construção de um espaço mais inclusivo”, disse ela.

Para o procurador Olympio de Sá Sotto Maior, o Ministério Público do Paraná tem papel importante nesta ação. Ele reforçou a atuação do órgão na defesa dos direitos indígenas, destacando o trabalho contínuo para garantir a educação superior a esses estudantes. “O Ministério Público do Paraná tem um núcleo específico que trata dos direitos dos povos indígenas. Então a intervenção do MPPR será sempre no sentido de garantir os direitos desta população, com especial foco no acesso ao ensino universitário”, declarou.

Leia Também:  MIS-PR celebra o chorinho e reúne músicos, pesquisadores e entusiastas

PARTICIPAÇÃO – A assinatura contou com a participação do secretário de Estado de Administração e Previdência, Cláudio Stabile, e do representante da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis), Roland Rutyna.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Projeto pioneiro de sala de amamentação em UBS será instalado em Jacarezinho

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Palácio Iguaçu recebe encontro do Movimento das Mulheres Municipalistas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA