NOVA AURORA

PARANÁ

Ação integrada leva serviços públicos a moradores do bairro Uberaba em Curitiba

Publicado em

Confecção de documentos, intermediação de vagas de emprego, cadastramento em programas sociais, orientação jurídica e psicológica e até castração de pets. Esses alguns dos principais serviços que o Governo do Paraná leva aos moradores do bairro Uberaba, em Curitiba, por meio de uma ação de começou nesta terça-feira (4) e prossegue durante toda esta quarta-feira (5), até 17 horas. O atendimento acontece no ginásio (salão paroquial) da Capela Divino Espírito Santo e arredores (rua Cid José dos Santos, 66).

Coordenados pelas secretarias estaduais das Cidades (Secid) e da Justiça e Cidadania (Seju), e com participação da Prefeitura de Curitiba, diversos órgãos estaduais e municipais estão no evento, prestando serviços à população. “É a união de vários órgãos do Governo e da prefeitura de Curitiba, no Solitude II, dentro do bairro do Uberaba. Muita coisa boa reunida na porta da casa das pessoas”, disse o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

Leia Também:  Vacinação contra a coqueluche é essencial para conter o aumento de casos, alerta Saúde

A iniciativa conta com a participação da Celepar, do Detran, do Procon-PR, do Centro Estadual de Informações para Migrantes (CEIM). A Polícia Civil participa com confecção de carteiras de identidade e a Polícia Penal, por meio de um convênio com os Correios, encaminha a confecção de CPFs. A Sanepar leva cadastramento no programa Água Solidária e a Copel faz inscrições no programa Energia Solidária, ambos voltados para a população de baixa renda.

Participam também da ação a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, com o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante, prestando intermediação de vagas de emprego e apoio a confecção de currículo e carteira de trabalho digital. A Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (Semi) está com o Ônibus Lilás levando orientação jurídica, psicológica e socioassistencial para mulheres vítimas de violência.

Também estão participando da ação, as coordenações de Juventude, com o ID Jovem, e das Pessoas com Deficiência, com Passe Livre e Carteira do Autista, ambas ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

CIDADANIA – O secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, explica que a ação no Uberaba usa a expertise da equipe da feira de serviços gratuitos Paraná em Ação para levantar parceiros, tanto governamentais quanto da sociedade civil. Essa é a orientação do governador Ratinho Júnior, levar os programas de promoção da cidadania para os municípios do Interior e para os bairros dos grandes centros urbanos”, disse ele.

Leia Também:  Programa de proteção da fauna das obras na orla de Matinhos solta oito lagartos na natureza

Pela prefeitura de Curitiba, o evento conta com o apoio da Urbs, com o Cartão de Transporte, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com castração gratuita de gatos e cachorros. De acordo com Marcos Vinícius Correia, presidente da Associação de Moradores do Bairro Solitude II, levar estes serviços até o local facilita o acesso de moradores que não tem condições de irem até o centro da cidade. “Pessoas desempregadas, pessoas com autismo, pessoas que precisavam do cartão de  transporte estão tendo atendimento rápido e de qualidade”, disse ele.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

318 mil pessoas: jogos oficiais do Estado quebram recorde de participantes em 2024

Published

on

By

O ano de 2024 marcou a quebra de recordes de participação nos Jogos Oficiais do Estado. Com campeonatos organizados para públicos formados por jovens, adultos e idosos, o Governo do Paraná atendeu mais de 318,8 mil pessoas, entre atletas e comissões técnicas, em atividades promovidas entre janeiro e novembro.

O número é a soma da quantidade de participantes dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), Jogos Escolares Bom de Bola, Jogos Escolares Eletrônicos, Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), Paraná Bom de Bola, Paraná Combate, Jogos Universitários do Paraná (Jups), duas etapas do Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs), três dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), Jogos Paradesportivos do Paraná, Jogos Abertos do Paraná (Japs) e Paraná Master.

“Nossa cadeia esportiva atende desde a formação até o público idoso, consolidando o Paraná como referência nacional no esporte”, destacou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “O calendário oficial inclui uma variedade de competições que promovem saúde, incentivam a prática de atividades físicas e revelam novos talentos. É com grande satisfação que o Estado oferece toda a estrutura necessária – transporte, alimentação e hospedagem, fomentando o esporte para todos os paranaenses”, acrescenta.

JOGOS ESCOLARES – Os Jogos Escolares do Paraná (Jeps) completaram 70 anos em 2024. Iniciados em maio, reuniram atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, em competições até outubro, quando foram disputadas as finais em Campo Mourão (12 a 14), Pato Branco (15 a 17) e Pérola (Futebol de Campo). Ao todo, o esporte escolar da SEES atendeu mais de 134 mil pessoas nos Jeps, Jeps Bom de Bola e Jeps Eletrônicos.

Leia Também:  Conferências municipais de assistência social iniciam discussões sobre prioridades locais

A coordenadora dos Jeps, Marcia Tomadon, conta que entre 2021 até 2024 houve um aumento de cerca de 10% a 15% de participantes por ano, com recordes tanto nos escolares quanto no Bom de Bola. “Hoje temos os melhores atletas, os melhores professores participando, confiando no evento que o Governo do Estado entrega para toda a comunidade esportiva”, afirma.

JOGOS DE RENDIMENTO – Ao todo, dentro das sete competições de rendimento organizadas pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), foram atendidas mais de 61 mil pessoas, com recorde nos Jogos Paradesportivos (2,1 mil somando as modalidades disputadas em Londrina e Foz do Iguaçu), e estreia da categoria do Futebol Suíço dentro do Paraná Bom de Bola.

Somando as fases regionais, macrorregionais e finais dos torneios que acontecem ao longo do ano (Japs, Jojups e Paraná Bom de Bola) com os que acontecem em etapa única (Paraná Combate, Jogos Paradesportivos, Jogos Universitários e Paraná Master), foram mais de R$ 25 milhões investidos para atender os mais diversos públicos de atletas paranaenses.

“É um extrato extremamente positivo, mesmo sem nem contar os atendimentos indiretos que acontecem a cada evento ou etapa realizada. É essencial agradecer aos municípios-sede. Eles abraçam o evento, mobilizam estruturas e assim ajudamos na economia local, lotando hotéis e movimentando restaurantes. É muito bom ver como esse trabalho conjunto transforma não só o esporte, mas também a vida das pessoas em cada cidade por onde passamos”, disse Emerson ‘Milico’ Venturini, coordenador de Esportes de Rendimento da SEES.

Leia Também:  Polícia Científica do Paraná é referência no trabalho com perfis genéticos e análise de drogas

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – Somando as três etapas que aconteceram ao longo do ano, e também competições dentro do Verão Maior Paraná 2023/24, os JANs atenderam mais de 120 mil pessoas. A programação contou com diversos torneios estaduais e nacionais, além de oficinas, clínicas esportivas e mais de 60 modalidades diferentes. Em 2024, foram organizadas as etapas de Curitiba e RMC, Festival de Inverno (no Litoral) e Vale do Iguaçu (na região de Pato Branco).

Dentro da mesma pasta, pela primeira vez na história foram organizadas duas edições dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) no mesmo ano – a tradicional, no litoral do Estado e uma nova versão, mais focada em iniciação esportiva, no município de Maringá, no Noroeste. Ao todo, foram mais de 4 mil atendimentos.

ATENDIMENTOS POR COMPETIÇÃO EM 2024:

Esporte Escolar

Jeps – 100,1 mil

Jeps Bom de Bola – 21,6 mil

Jeps Eletrônico – 12,1 mil

Esporte de Rendimento

Japs – 22 mil

Jojups – 19,5 mil

Paraná Bom de Bola – 12 mil

Paraná Combate – 2,4 mil

Jogos Paradesportivos – 2,1 mil

Jups – 2 mil

Paraná Master – 1 mil

Inovação e Desenvolvimento

Jans – 120 mil

Jiido – 4,1 mil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA