NOVA AURORA

PARANÁ

Abril Indígena, peças do Festival de Curitiba e visitas guiadas estão na programação cultural

Publicado em

A programação cultural desta semana traz como um dos destaques a primeira atividade do Museu Paranaense (Mupa) do Abril Indígena, dedicado à valorização e promoção da cultura e da arte dos povos originários. A atividade é gratuita. Toda sexta-feira a agenda da semana é publicada na Agência Estadual de Notícias para ajudar a preparação para o final de semana. 

Chamam a atenção, também, o bate-papo com o escritor e pesquisador paulista Paulo Rezzutti, na Biblioteca Pública do Paraná; o programa Arte para Maiores, do MON, que na edição da semana terá como tema a exposição do artista espanhol Jaume Plensa; a última semana da exposição “Kalk: 91 anos de história”, homenagem ao fotógrafo curitibano José Kalkbrenner, no MIS-PR; e a continuidade das festividades do Festival de Curitiba.

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (BPP)

Histórias Não Contadas – Criador da série de livros “A História Não Contada”, o escritor e pesquisador paulista Paulo Rezzutti participa de um bate-papo no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná nesta sexta-feira (31), a partir das 17h. Com mediação da professora Liana Leão, da Universidade Federal do Paraná, o evento tem como tema principal a trajetória da Imperatriz Leopoldina (1797-1826) e seu protagonismo nos acontecimentos que resultaram na Declaração da Independência do Brasil. A entrada é gratuita e a BPP emite certificados de participação. No hall térreo.

Cine Pipoca – Exibição do filme “Carros” (2005), com distribuição de pipoca para o público. Sexta-feira (dia 31), às 14h30, no auditório. 

Ler Junto – Quinto encontro do projeto de leituras guiadas pelo professor de literatura Guilherme Shibata. Segunda-feira (dia 3), às 18h, no auditório.

“José Saramago: Voltar aos passos que foram dados” – Exposição com textos e imagens que resgatam a trajetória do escritor português. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábado, das 8h30 às 13h. Hall térreo.

Lançamento do livro “Com Deus Caminho” – Sessão de autógrafos com o escritor Leônidas Ribeiro. Na quarta-feira (dia 5), às 17h, no hall térreo. 

Hora do Conto – Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado. De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na seção Infantil. 

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Estamos Todos Bem” (classificação 12 anos), “O Encontro Perfeito” (classificação 12 anos) e “Olga” (classificação 14 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 13h, na seção Braille. 

Oficina permanente de poesia – Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas-feiras, às 18h, na sala de reuniões do terceiro andar.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

MON para Maiores – O programa Arte para Maiores de abril terá como tema a exposição do artista espanhol Jaume Plensa. Além de visita mediada e oficina artística com a equipe do Educativo do MON, haverá uma videoconferência com o curador Marcello Dantas, mediante inscrição prévia. O primeiro encontro presencial será realizado no dia 4 de abril, das 14h às 17h. As vagas são limitadas.

Lápis Grafite – A oficina artística “Laboratório de Experiências: Lápis Grafite” abrirá a programação educativa de abril do MON, no dia 5 (quarta-feira). A atividade acontecerá em dois horários: às 13h30 e às 15h30. Nesse laboratório, o lápis grafite será a ferramenta de criação e investigação. O público irá descobrir a diversidade do material, além de experimentar usá-lo de muitos jeitos em variados suportes.

As oficinas gratuitas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita à lotação.

Minicurso – No período de 3 a 6 de abril, entre as 19h e 21h, como parte das ações da exposição “Carne Viva”, será realizado o minicurso “Transformações e Confluências: Tópicos sobre a Formação do Vocabulário da Arte Brasileira”, com Arthur L. do Carmo e convidados. Será necessário inscrição prévia e o público-alvo são estudantes universitários e pesquisadores em arte. Inscrições por este link

Leia Também:  Ceasa Curitiba doa mais 5 toneladas de alimentos para municípios catarinenses

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC-PR)

O público poderá conferir até o dia 23 de abril uma mostra inédita de dois grandes artistas paranaenses: Efigênia Rolim e Hélio Leites, que exibem conjuntamente uma coleção de 260 obras na exposição “Os Significadores do Insignificante”, na sala 08 no MAC Paraná.

Na sala 09, é possível visitar outra exposição, “Forjada pelo tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias de Cascavel. As obras do Coletivo fazem uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação. O MAC está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON).

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)

Última semana de “Kalk – 91 anos de história” – Fica em cartaz até o dia 09 de abril a exposição “Kalk: 91 anos de história”, homenagem em vida ao fotógrafo curitibano José Kalkbrenner. Com a curadoria de Sérgio Sade, a mostra homenageia as nove décadas de trajetória desse expert da fotografia publicitária e do fotojornalismo por meio de retratos, histórias e objetos pessoais.

Mostra Warly Ribeiro – O MIS-PR homenageia o ator e produtor artístico Warly Martins Ribeiro com a mostra de filmes digitalizados do Acervo Warly Ribeiro, com a curadoria de Nena Inoue e Beto Bruel. No acervo, estão 29 anos de registros históricos com espetáculos de teatro e de dança que compõem uma jornada importante para o teatro de Curitiba.

“Interlocuções” – A mostra integra “Interlocuções”, programação cultural paralela do Festival de Curitiba focada em debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros. As sessões acontecem de 28 a 31 de março e de 04 a 06 de abril, das 16h às 18h, na sala de projeção do MIS-PR. Entrada conforme lotação da sala.

Quartas Musicais – Às quartas-feiras, sempre às 18h, o museu promove uma nova apresentação musical em seu espaço, trazendo diferentes ritmos e repertórios com o projeto Tons Vizinhos, em parceria com a Unespar. Confira mais detalhes sobre a apresentação da semana nas redes sociais do MIS-PR: @mis-pr no Instagram e @misparana no Facebook.

MUSEU PARANAENSE (MUPA)

O MUPA promove neste sábado (01) a primeira atividade do Abril Indígena, dedicado à valorização e promoção da cultura e da arte dos povos originários. Será uma visita mediada da exposição “Mejtere: histórias recontadas”, inaugurada em fevereiro deste ano no museu como resultado de um projeto de curadoria compartilhada da instituição com estudantes indígenas selecionados em edital público.

A exposição reverbera uma pluralidade de vozes indígenas e carrega novas perspectivas sobre as coleções etnográficas do museu. A atividade gratuita será realizada às 10h e 14h e é necessário fazer inscrição prévia.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)

Orquestra Didática – Nos dias 4, 5 e 6 de abril está aberta ao público das 10h às 17h a instalação artística que mostra por meio de sons, imagens e textos a função de cada elemento do grande conjunto de músicos ao executar uma sinfonia. A mostra fica na sala ao lado da bilheteria e para ter acesso à instalação basta comparecer ao local. 

Festival de Curitiba

O Festival de Curitiba está presente nos palcos do Centro Cultural Teatro Guaíra, que incluem os três auditórios do edifício e o teatro José Maria Santos, localizado na Rua Treze de Maio.

Entre as produções nacionais que sobem ao palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), destaque para Vera Holtz no monólogo “Ficções”, nesta sexta (31), e para o aguardado “Intimidade Indecente”, que acontece no domingo (02 de abril), com Marcos Caruso e Eliane Giardini como o casal protagonista. Todas às 20h30.

Leia Também:  Crianças no Teatro tem programação intensa em abril e maio em várias cidades

Na segunda-feira (03) e terça-feira (04), o Guairão recebe “O Bem-Amado Musicado”, uma nova versão do clássico de Dias Gomes. Na quinta-feira (06), entra em cena o último trabalho dirigido por Jô Soares (1938-2022) no teatro: “Gaslight – Uma Relação Tóxica”, um dos maiores sucessos da história da Broadway.

Já o auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) traz, sábado e domingo (02), uma mistura de teatro, música e circo em um espetáculo para toda família: “Prot{AGÔ}nistas”, dirigido por Ricardo Rodrigues e com 18 artistas no elenco.

Na terça (04) e quarta (05), “Um Tartufo” é uma versão musical expressionista e sem falas, que tem na trama central um falso devoto que se infiltra na casa de uma família para se beneficiar de sua ingenuidade.

No teatro Zé Maria, a estreia nacional de “Adoráveis Transgressões”, a partir da obra de Copi e Leonarda Glück, fala de família e representatividade trans e queer; com sessões sexta-feira (31) e sábado (01), às 20h30. Na segunda-feira (03), “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” é um musical sobre a ativista que fundou a primeira casa para pessoas com HIV/Aids, do Brasil.

Na quarta (05) e quinta (06), é a vez de outra estreia nacional e premiada: no solo “Sobrevivente”, a atriz curitibana Nena Inoue investiga origens e apagamentos na vida das mulheres da família dela.

CANAL DA MÚSICA

O auditório sedia até o dia 03 de abril a “I Mostra Canal Identidades”, dentro do Festival de Curitiba. Seguindo a vertente da diversidade e inclusão que o festival propõe, ela reúne três coletivos artísticos em uma série de ações que refletem sobre a temática de gênero e os seus desdobramentos.

Espetáculos:

“O Coração da Boca é a Língua” – 03/04, às 20h

“lepAp” – 30/03, às 20h, e 02/04, às 19h

“O Arquipélago” – 31/03, às 20h, e 01/04, às 19h

Mesas de debate

“Corpo e Sociedade no Teatro Curitibano” – 01/04, às 15h

“Gênero e a construção de poder na sociedade pela arte” – 02/04, às 20h (atividade on-line. O link será divulgado no @canalidentidades)

Ingressos dos espetáculos: R$ 40 e R$ 20 (meia e parcerias)

ENDEREÇOS

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba 

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba 

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

Published

on

By

O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

Leia Também:  Ceasa Curitiba doa mais 5 toneladas de alimentos para municípios catarinenses

A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

Leia Também:  Biblioteca completa 166 anos e lança projeto de leituras guiadas de contos brasileiros e mundiais

“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA