NOVA AURORA

PARANÁ

Abril começa chuvoso e traz temperaturas mais amenas ao Paraná, aponta Simepar

Publicado em

Abril, no Paraná, é um mês de muita chuva no Oeste, Sudoeste e Litoral, e pouca chuva no Vale do Ribeira e Norte Pioneiro. É um mês de temperaturas médias de 15°C no Sul, 17°C na Capital e 23°C no Oeste e Noroeste. Mas a previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que, em algumas regiões, a chuva e a temperatura vão ficar diferentes da média em abril de 2025: no Interior do Estado deve chover menos, e na metade Norte do Estado as temperaturas ficarão mais altas do que a média.

A previsão pé que a maior parte das chuvas de abril ocorrerá nos primeiros dez dias do mês. “Um sistema frontal na altura do Sul do país deve se deslocar para o oceano. Apesar do eixo não avançar sobre o Estado do Paraná, a presença dela contribui com a formação de linhas de instabilidade. Nos próximos dias a presença dessas frentes frias deve ser mais frequente. Com isso teremos uma semana com tempo bastante abafado e chuva ocorrendo principalmente durante as tardes, não se descartando que ela venha com força em alguns momentos”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar. 

Leia Também:  Sanepar apresenta ações sobre marco do saneamento e ganha prêmios em congresso nacional

CHUVA – Historicamente, no mês de abril, chove mais no Oeste, Sudoeste e Litoral, e chove menos no Vale do Ribeira e no Norte Pioneiro. A média histórica de acumulado de chuva em abril em Cascavel é de 140 mm, em Guaraqueçaba é de 190 mm, em Londrina é de 87 mm e em Curitiba é de 84 mm.

No Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais a previsão para abril é de que a chuva siga a média. No Interior, entretanto, choverá menos em 2025 do que a média histórica.

“Para o setor Norte a questão da chuva ficar abaixo da média trará uma diferença pouco significativa, já que a média histórica já é baixa: de 80mm a 100mm. É bem provável que o agricultor ainda sofra com a falta de chuva. No Oeste e Sudoeste, apesar da chuva prevista ser ainda abaixo da média, essa média é alta. Deve chover mais do que no mês de março, o que pode trazer um alento para o agricultor”, detalha Braun. 

Leia Também:  Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel chega a 92,39% de conclusão

TEMPERATURA – As menores temperaturas no mês de abril no Paraná, historicamente, são na região Centro-Sul. A temperatura média na região é na faixa dos 15°C no mês – a mínima média fica entre 10°C e 12°C, e a temperatura máxima não passa de 22°C. Na Capital a temperatura média em abril é próxima de 17°C, a mínima média é de 13°C e a máxima fica próxima a 23°C.

As temperaturas médias mais altas em abril são no Oeste e Noroeste: 23°C a 24°C, com mínima média de 17°C a 19°C e máximas entre 19°C e 31°C.

De acordo com o Simepar, no setor Norte do Estado as temperaturas devem se manter acima da média histórica. Na metade Sul, a previsão é ficarem perto da média, trazendo mais períodos com temperatura amena. “As primeiras massas de ar que possam trazer uma diminuição da temperatura de forma mais expressiva chegarão, com maior probabilidade, no fim do mês. A possibilidade de geada em abril ainda é muito baixa no Paraná”, ressalta Braun.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Simulado mobiliza forças de segurança no Porto de Paranaguá

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Ação integrada da PM e PF apreende mais de 700 quilos de droga em Foz do Iguaçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA