NOVA AURORA

PARANÁ

Abertas as inscrições para o 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Lunardelli

Publicado em

Já estão abertas as inscrições para o 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que será realizado de 24 a 26 de abril, em Lunardelli, no Vale do Ivaí. A cidade é conhecida como a capital paranaense da fé e as atividades do evento acontecerão em espaço da prefeitura anexo ao Santuário Santa Rita de Cássia.

O fórum é uma realização do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, que integra a secretaria estadual do Turismo (Setu), e envolve diversas entidades públicas e privadas. O grupo trabalha para promover esse segmento, visando a geração de renda e emprego. As inscrições podem ser feitas pela internet (AQUI). No mesmo link, é possível conhecer toda a programação e verificar indicações de hospedagem em hotéis conveniados com o evento.

O Paraná possui mais de 300 atrativos em turismo religioso e a expectativa é que o fórum identifique ações para fortalecer ainda mais este segmento. O evento reunirá representantes de destinos turísticos, poder público, iniciativa privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes expressões para a troca de experiências e conhecimentos.

Leia Também:  Visita mediada a "Mejtere" e aula de erva-mate: MUPA terá programação no Abril Indígena

O objetivo é contribuir para a qualificação dos envolvidos no turismo religioso no Paraná. A ideia é valorizar o patrimônio histórico-cultural e incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual. Lunardelli possui cerca de 4,8 mil habitantes e chega a receber 300 mil turistas por ano, de acordo com a prefeitura.

PROGRAMAÇÃO – O 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso será o primeiro evento realizado no novo espaço de eventos da Prefeitura de Lunardelli, anexo ao Santuário, e deve receber centenas de pessoas nos dois dias. A programação conta com uma novidade: a oficina de produtos experienciais no turismo religioso – para empresários, realizada pelo Sebrae e Fecomércio. Também haverá a 2º Exposição “Riquezas do Vale”, nos dias 25 e 26 de abril, com feiras regionais, gastronomia e atrações culturais.

GRUPO DE TRABALHO – O Grupo de Trabalho do Turismo Religioso é formado pelo Governo do Paraná, por meio da Setu, Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-PR), Associação Inter Religiosa de Educação (Assintec), Fecomércio, Sebrae e Prefeitura de Lunardelli. O Grupo também conta com apoio das Instâncias de Governança do Estado, Rotas Turísticas Religiosas, TV Evangelizar, Associação dos Municípios do Paraná e Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia Também:  UEPG antecipa resultado e divulga aprovados do PSS 3; veja a lista

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  CGE é eleita para coordenar rede de controle da gestão pública no Estado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Produtos com DNA paranaense foram destaques da missão no Japão e Coreia do Sul

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA