NOVA AURORA

PARANÁ

49 cursos em um ano: Escola de Gestão do Governo têm recordista em certificações

Publicado em

Para quem gosta de estudar e se atualizar sempre há tempo na agenda. A rotina do investigador da Polícia Civil Nivaldo Teixeira de Lima não o impediu de fazer cursos em diferentes áreas no ano passado. Aliás, muitos cursos. No total, foram 49 certificações em 2022. “Eu sabia que tinha feito muitos cursos, mas não imaginava que seria o recordista”, declara.

Nivaldo é um dos alunos – e o campeão de certificações – da Escola de Gestão do Paraná, divisão da Secretaria da Administração e da Previdência. A Escola oferece cursos e capacitações gratuitas em diferentes eixos. O foco são os servidores do Poder Executivo, mas eles ficam disponíveis para qualquer cidadão que tenha interesse em se capacitar.

O investigador fez os cursos durante a recuperação de uma cirurgia. Entre fisioterapia, consultas e cuidados, reservou um espaço dos dias para as capacitações. “Foi importante criar uma rotina e realizei cursos em todas as áreas. Já consigo aplicar muitos conceitos no dia a dia e quando meus colegas me visitavam e trocávamos ideias sobre os módulos. E foi importante ser exemplo para o meu filho, que me observava estudar mesmo em dias mais cheios”, conta.

“Para nós é uma alegria ver o interesse dos servidores em participarem de cursos e capacitações. Garantir a formação continuada é um compromisso do Governo do Paraná para entregar aos paranaenses um serviço público eficiente e moderno”, celebra o secretário da Administração, Elisandro Pires Frigo.

Leia Também:  Governo cria gabinete de crise para atender deslizamentos na BR-376 e demais rodovias do Paraná

Atualmente são mais de 96 mil usuários cadastrados na plataforma da Escola de Gestão e, no ano passado, foram 34.700 certificados emitidos pela Escola. Esse número cresce desde 2019, quando houve uma reestruturação na plataforma dos cursos e foram firmadas parcerias entre a Escola e os órgãos estaduais. Entre 2019 e 2022 foram 87.377 certificados emitidos, um aumento de 249% se compararmos com os cursos concluídos entre 2016 e 2018.

“A escuta das demandas é fundamental para entendermos as necessidades específicas de cada órgão e oferecer conteúdos que realmente possam ser aplicados na prática. Isso melhora o fluxo de trabalho, garante a capacitação contínua dos servidores, sendo um benefício para todo o quadro do estado, mas também para todos os cidadãos paranaenses, pois isso reflete no bom atendimento à população”, salienta a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.

A auxiliar de regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), Mayara Leonardi Gonçalves, também recordista em certificações no ano passado (foram 20), diz que a diversidade de cursos facilita muito o dia a dia no trabalho. “É importante essa busca em oferecer cursos que atendam às necessidades dos servidores, conforme existam mudanças em legislações, por exemplo. No ano passado fiz curso sobre a nova lei de licitações, mas também aproveitei formações em temas gerais, como saúde mental”, conta.

Leia Também:  Copel ultrapassa a marca de 720 mil medidores inteligentes instalados no Paraná

Os cursos oferecidos são, em sua maioria, no modelo de Educação à Distância, mas existem também opções presenciais. Todas as informações podem ser encontradas no site da Escola de Gestão.

DO PARANÁ PARA O BRASIL – Embora grande parte dos certificados sejam de alunos que são servidores do Estado, há muitas pessoas da comunidade que acabam aproveitando a variedade de cursos disponibilizados pela Escola de Gestão do Paraná. Em 2022 mais de mil certificados foram emitidos para pessoas de fora do Paraná.

“Tivemos alunos de 24 estados e no Distrito Federal, pessoas que fizeram mais de 40 cursos. Então é uma ferramenta do Paraná que está ajudando pessoas do país inteiro a se qualificar”, acredita Aline Justus, diretora da Escola de Gestão.

Os cursos mais procurados em 2022 foram Educando para boas escolhas online; Formação regional do Programa Nossa Gente Paraná; Planejamento Estratégico; Atualização Eprotocolo Digital; e Tipos de violência, situação de vulnerabilidade e risco. Todos tiveram índice de avaliação positiva superior aos 90%.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo elabora Plano Plurianual sensível a questões de gênero e raça

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Missão do Governo ao Canadá encerra com parceiras para o turismo de aventura

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA