NOVA AURORA

PARANÁ

1º Encontro Regional do Detran-PR reúne servidores e parceiros da região de Guarapuava

Publicado em

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) realizou em Guarapuava o 1º Encontro Regional, reunindo servidores de 19 municípios da região e os correspondentes credenciados. São Centros de Formação de Condutores, clínicas médicas e psicológicas, despachantes e estampadores de placas, que representam a instituição no atendimento à população.

O evento aconteceu nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), com aproximadamente 180 participantes, para um momento de integração e alinhamento.

No primeiro dia, a diretoria do Detran e suas coordenadorias apresentaram suas respectivas áreas, destacando a importância de cada segmento para a prestação de serviços com excelência.

Foram apresentados também produtos de inovação e transformação digital por meio das novas políticas de relacionamento e modernização da relação com os cidadãos paranaenses.

Alguns exemplos são o emplacamento digital, o prontuário eletrônico, que registra os resultados de exames médicos direto em um sistema informatizado (antes era tudo em e só o laudo inserido no sistema), e o Prático Digital, um aplicativo destinado aos examinadores do Detran-PR para aplicação das provas práticas.

Leia Também:  Universidade Estadual de Maringá promove a 17ª edição da Mostra de Profissões

Outro destaque foi a meta do Detran-PR de promover a padronização de procedimentos administrativos e operacionais, oferecendo uma visão geral das ações que envolvem o órgão, resultando em um melhor atendimento à população.

O diretor-presidente da autarquia, Adriano Furtado, expôs um panorama geral da instituição e o alinhamento com o governo do Estado.

“O Paraná possui 5.816.452 condutores, é o 4º Estado com maior número de condutores habilitados no Brasil, e 8.701.603 veículos, a 3ª maior frota do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. E o atendimento com qualidade, a seriedade e a modernização, são grandes compromissos da nossa gestão, incluindo a desburocratização”, destacou Furtado.

O Encontro Regional de Guarapuava, é o primeiro cinco eventos que serão realizados, ainda este ano, nas cidades de Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba.

MUNICÍPIOS –  Além de Guarapuava, participam servidores e parceiros credenciados de União da Vitória, Irati, Telêmaco Borba, Tibagi, Ortigueira, Ivaiporã, Cândido de Abreu, Arapoti, Pitanga, Imbituva, Castro, Piraí do Sul, Laranjeiras do Sul, Jaguariaíva, São Mateus do Sul, Carambeí, Prudentópolis e Reserva.

Leia Também:  Casa da memória audiovisual do Paraná, Museu da Imagem e do Som completa 55 anos

PRESENÇAS – Estiveram presentes também o deputado estadual, Artagão Júnior; o Secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos; os vereadores Joel Barbosa, Cezinha da Malusa e Wilson Ancuti; Osmar Marcondes, do Sindicato dos Estampadores; o presidente do Sindicato dos Despachantes, Marcos dos Santos Júnior; Paulo Silveira, do Sest/Senat; Everton Pedroso presidente da Apoia; o sub-tenente Juliano Silva, do Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava; e Paulo Bilek, diretor da Polícia Penal de Guarapuava.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador inaugura obra de ampliação do maior colégio indígena do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Prefeitos enaltecem repasse de R$ 455 milhões do Governo do Estado aos municípios

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA