NOVA AURORA

PARANÁ

1.º mutirão de regularização do CAR beneficia 624 proprietários rurais do Noroeste

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta quarta-feira (11) o balanço do primeiro mutirão de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Paraná. A ação, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, atendeu 624 proprietários rurais de três municípios do Noroeste do Estado: Japurá, Guaporema e São Manoel do Paraná. Durante a força-tarefa, técnicos do órgão ambiental sanaram dúvidas relacionadas ao processo, desde o acesso à Central do Proprietário/Possuidor até retificações nas análises do cadastro, que é obrigatório para imóveis rurais de acordo com o Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

De acordo com o levantamento, 302 das ocorrências (48%) foram relacionados à recuperação do acesso à Central do Proprietário/Possuidor. O procedimento é essencial para resolver questões ligadas ao registro dos imóveis rurais, já que a Central é a principal forma de comunicação entre os órgãos ambientais e os proprietários. Além de técnicos do IAT, a operação contou com o suporte de profissionais do Serviço Florestal Brasileiro – SFB/DF e DATAPREV/DF, responsáveis pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

“Tivemos uma adesão ao mutirão bem maior do que o esperado, algo que atribuímos ao bom relacionamento do Instituto com as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios e a outras autarquias ligadas ao CAR, como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). Esse colegiado ajudou a fazer a ponte com os agricultores”, afirmou o chefe do escritório de Cianorte do IAT, Marcelo Aparecido Marques – os três municípios estão vinculados à regional.

Leia Também:  Simulado da PM de combate ao "novo cangaço" movimenta madrugada em Ponta Grossa

“Na maioria dos casos atendidos, foram outras pessoas que fizeram o cadastro para os agricultores, e por isso eles não tinham mais acesso à plataforma. Pudemos, então, devolver para eles o acesso, o que vai permitir que monitorem a situação da propriedade e resolver quaisquer pendências futuras ligadas ao cadastro”, completou ele.

Já os atendimentos restantes foram relacionados à resolução de pendências ligadas às análises dos imóveis feitas pelo Instituto. Desse conjunto, 227 (36%) foram retificações de análises dinamizadas do IAT, feitas de forma eletrônica para corrigir irregularidades nas propriedades. Outras 95 ocorrências (15%) estavam ligadas a retificações, principalmente em relação ao domínio da propriedade.

“O auxílio na execução, principalmente nas análises dinamizadas, foi importante. Como essa modalidade é feita de forma remota, as notificações são enviadas diretamente pelo Sicar e necessitam da aprovação do proprietário para confirmar o processo e regularizar o cadastro”, explicou o técnico do IAT responsável pelo CAR, Ayrton Torricillas Machado.

Com o sucesso da primeira experiência, Marques destaca que a partir de 2025 os mutirões serão levados para os outros nove municípios de abrangência do núcleo regional de Cianorte: Cidade Gaúcha, Indianópolis, Jussara, Rondon, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste, além de Cianorte. “O nosso objetivo é que até o final de 2025 todos os 12 municípios do nosso núcleo tenham recebido um dos mutirões”, disse.

Leia Também:  Fundo vai destinar R$ 450 milhões neste ano para obras de infraestrutura no Paraná

“Depois da regional de Cianorte, planejamos executar os eventos também em outros núcleos do IAT. A princípio, vamos priorizar os municípios englobados pelos escritórios de Paranavaí, Umuarama, União da Vitória, Jacarezinho, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, que são os locais onde já implementamos a análise dinamizada do CAR”, ressaltou Machado.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Agrega informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa. Também integra informações de áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

Para efetuar o CAR no Estado, o proprietário precisa acessar o site do Sicar e baixar o aplicativo de cadastro. Neste, devem ser incluídas as informações pessoais, a documentação e as características físicas da propriedade.

Após a adesão e análise dos dados por meio do CAR, o produtor rural terá todas as recomendações de como se adequar à legislação e poderá fazer a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A proposta oferece um conjunto de ações voltadas a regularizar, recuperar áreas de preservação permanente (APP), de uso restrito e compensar áreas de reserva legal.

Para mais informações sobre o CAR é só acessar a página do IAT.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Oito municípios do Paraná têm 158 vagas abertas em cursos gratuitos sobre turismo

Published

on

By

Estão abertas as inscrições (AQUI) para nove cursos técnicos presenciais ligados ao setor do turismo paranaense. Com inscrições gratuitas, são ofertadas 158 vagas, distribuídas em oito municípios de diferentes regiões do Paraná. Elas são fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), com o Ministério do Turismo, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Essa é a segunda rodada de cursos ligados ao setor ofertados neste ano pelo Ministério do Turismo, com datas definidas considerando disponibilidade de professores, infraestrutura e equipamentos. As inscrições ficam abertas até o dia 25 deste mês e necessitam o cumprimento de alguns requisitos, como renda familiar de até dois salários mínimos per capita e escolaridade.

Em Curitiba, estão disponíveis os cursos de Garçom e Condutor de Turismo de Aventura, com 15 vagas cada. Paranaguá, no Litoral, tem 15 vagas para a qualificação em Auxiliar de Cozinha. No Sudoeste do Estado, Francisco Beltrão tem 20 vagas para o curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Já no Oeste, Cascavel conta com 18 vagas para especialização em Cozinha Brasileira.

Leia Também:  Paraná vai exportar tecnologia de chamada por reconhecimento facial para Portugal

Na região Noroeste, Nova Londrina tem 20 vagas para o curso de Preparo de Hambúrguer Gourmet e Maringá tem 15 postos para Serviços de Cozinha. Em Castro, nos Campos Gerais, estão sendo ofertadas 20 vagas para a especialização em Preparo de Salgados. Em Apucarana, no Vale do Ivaí, estão disponíveis 20 vagas para o curso de Mídias Sociais para Serviços de A&B.

“Essas ações são importantes para qualificar o profissional do turismo, proporcionando às regiões uma força de trabalho com maior qualidade. Para o turismo paranaense continuar crescendo, precisamos de mão de obra preparada”, disse Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Secretaria do Turismo.

A qualificação dos alunos será feita em etapas, conforme modelo do Senac. Esta segunda onda de cursos totaliza 1.840 vagas em todo o País.

Confira a descrição dos cursos ofertados pelo Ministério do Turismo no Paraná:

Garçom

Rua André de Barros, 750 – Centro, Curitiba

05/05 a 30/07 – 09h às 13h

A partir de 18 anos

Ensino Fundamental completo

(41) 3219-4827

Condutor de Turismo de Aventura

Rua André de Barros, 750 – Centro, Curitiba

19/05 a 02/09 – 09h às 12h

A partir de 18 anos / Ensino Médio completo

(41) 3219-4827

Auxiliar de Cozinha

Al. Coronel Elysio Pereira, 1191, Paranaguá

Opções: 05/05 a 05/08 – 08h às 12h ou 14/05 a 14/08 – 13h30 às 17h30

Leia Também:  Arte no Carnaval: abertos no feriadão, museus são passeios alternativos à folia

A partir de 16 anos / A partir do 6º ano do Ensino Fundamental / Menores acompanhados de responsável

(41) 3427-5901

Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Av. Júlio Assis Cavalheiro, 2.191 – Industrial, Francisco Beltrão

05/05 a 15/05 – 14h às 17h

A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental / Menores acompanhados de responsável

(46) 3905-6800

Preparo de Hambúrguer Gourmet

Av. Foravante José Montanher, 576 – Centro, Nova Londrina

12/05 a 16/05 – 14h às 17h

A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental

(44) 3432-8750

Cozinha Brasileira

Rua Recife, 2283, Cascavel

12/05 a 16/05 – 09h às 12h

A partir de 18 anos / Ensino Fundamental

(45) 3392-1200

Preparo de Salgados

Rua Alfredo Luis de Mattos, 273, Castro

12/05 a 22/05 – 13h30 às 17h30

A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental

(42) 3233-8650

Mídias Sociais para Serviços de A&B

Rua Gastão Vidigal, 185, Apucarana

13/05 a 27/05 – 14h às 17h

A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental

(43) 3420-2800

Serviços de Cozinha

Av. Colombo, 6225, Maringá

19/05 a 05/06 – 09h às 12h

A partir de 18 anos / Ensino Médio completo

(44) 3218-5101

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA