NOVA AURORA

Justiça

Fórum de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados recebem visita de alunos de universidade paraguaia

Publicado em

FÓRUM DE BARRACÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS RECEBEM VISITA DE ALUNOS DE UNIVERSIDADE PARAGUAIA

Equipe acadêmica e estudantes do curso de Direito da Universidad Privada del Este conheceram o método de ressocialização da Associação

22/05/2025

Atualizado há 1 dia

O Fórum da comarca de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados (Apac) da região receberam, no dia 17 de maio, uma visita técnica da equipe acadêmica e dos estudantes do curso de Direito da Universidad Privada del Este (UPE), do Paraguai. O encontro foi marcado por momentos de diálogo e troca de experiências, que destacaram a importância da Apac no cenário da reinserção social dos condenados.

Durante a visita, os representantes da UPE conheceram o modelo de gestão da Associação. A ação tem como objetivo reforçar a parceria entre as instituições e contribuir para a ampliação do conhecimento e a formação de acadêmicos e profissionais do Direito, voltados para encontrar soluções para os desafios do sistema prisional, promovendo novas perspectivas para os condenados e suas comunidades.

Leia Também:  TJPR participa do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual

Associação de Assistência aos Condenados

No Paraná, o município de Barracão foi pioneiro na instalação da Apac, que atua desde 7 de novembro de 2012, utilizando um método que visa à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O trabalho desenvolvido pela Apac está alinhado aos parâmetros internacionais de direitos humanos, como os das “Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento dos Reclusos (Regras de Mandela)”, que apresentam, na regra 4, o sistema penitenciário como um espaço de reintegração social do indivíduo, oferecendo-lhe oportunidades concretas de reabilitação e preparo para a vida em liberdade.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

CNJ abre consulta pública para definição das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026

Published

on

CNJ ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA DEFINIÇÃO DAS METAS NACIONAIS DO PODER JUDICIÁRIO PARA 2026

Iniciativa permite a participação da sociedade e de integrantes do sistema de Justiça na construção das prioridades estratégicas do Judiciário brasileiro

22/05/2025

Atualizado hoje

Os interessados em contribuir com propostas para a elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário poderão enviar suas sugestões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até o dia 30 de junho de 2025. A consulta pública permite que cidadãs e cidadãos participem ativamente da construção das prioridades do Judiciário brasileiro para o ano de 2026.

As Metas Nacionais representam o compromisso dos tribunais com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, com foco na celeridade, na eficiência e na qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. Para 2026, as metas serão votadas em dezembro, durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a participação dos 91 tribunais brasileiros.

Desde 2009, as metas são definidas anualmente e estão previstas na Resolução nº 325/2020 do CNJ, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. Elas servem como instrumento para o monitoramento e a avaliação da estratégia nacional, assim como para a verificação da realização de programas, projetos ou ações implementadas pelos tribunais, e para a análise de outros indicadores de desempenho.

Leia Também:  Projeto da Comarca de Laranjeiras do Sul promove o respeito mútuo de crianças e adolescentes por meio de atividade

Além de cidadãs e cidadãos da sociedade civil, a iniciativa visa promover uma gestão participativa e democrática, convidando também magistradas, magistrados, servidoras e servidores a participarem da definição das diretrizes que nortearão o Poder Judiciário no próximo ano.

A consulta pública é aberta a qualquer interessado, sem exigência de participação mínima, e pode ser realizada pelo formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/b1ThwcP3qh

Estratégia Nacional

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, disposta pela Resolução nº 325/2020 do CNJ, orienta o planejamento estratégico dos órgãos da Justiça em todo o país. Resultado de um processo construído de forma democrática e participativa, por meio da rede de governança do Judiciário, a Estratégia estabelece novos macrodesafios para o aprimoramento da atuação institucional. Com o novo ciclo de planejamento, é reforçada a construção de metas de forma participativa e democrática, permitindo o engajamento de diferentes colaboradores em sua definição.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA