NOVA AURORA

Esportes

Reformulação ou retoques? O que está em jogo na volta da Seleção

Publicado em

A eliminação nas quartas de final na Copa do Mundo FIFA de 2022 já vai render ao Brasil uma espera de, no mínimo 24 anos por uma nova taça. O que iguala o maior jejum vivido pela equipe desde a conquista de seu primeiro título em 1958, 1962 de 1970 a 1994, foram também cinco edições vendo a taça erguida à distância.

Neste sábado (25), a Seleção inicia o ciclo rumo ao Mundial de 2026 contra Marrocos, uma das sensações do Qatar 2022. Um primeiro jogo que dificilmente poderia ser mais desafiador, ainda mais quando levamos em conta que o tempo será dirigido pelo técnico interno Ramon Menezes, recém-coroado campeão sul-americano sub-20.

Enquanto a CBF avalia diversos nomes brasileiros e estrangeiros para a sucessão de Tite – que já havia anunciado que deixaria o cargo, independentemente se campeão mundial ou não –, o grupo reunido em Tânger tenta dar as primeiras respostas para as dúvidas essenciais que cercam qualquer grande seleção após um Mundial. Principalmente depois de mais uma derrota para um rival europeu na fase das quartas de final: esse foi o resultado para o time “canarinho” em três das últimas quatro Copas.

Será que a Seleção precisa de uma reforma geral? Ou bastam alguns retoques?

Leia Também:  Governo volta a formar estoques reguladores para garantir preços mínimos para os produtores

Dois dos remanescentes do Qatar 2022 na convocação de Ramon, Richarlison e Casemiro acreditam mais na segunda proposta, lembrando já que a equipe de Tite eliminada pelos croatas já era recheada de jovens talentos.

“Temos jogadores jovens que já são o presente. Você fala de Antony, Vini Júnior, Rodrygo, Militão… Ou até mesmo, um pouquinho mais velho, tem o Guimarães que é um jogadoraço. Tem o Gabriel Jesus que já não é tão jovem, mas tem uma idade pra jogar mais duas Copas”, relembra, de primeira, Casemiro.

“[Envolver jogadores ainda mais] Jovens é difícil falar. Se for bem jovem.”

Ainda assim, nesse primeiro passo, Ramon Menezes prevaleceu ousar ao seu modo. Numa lista original de 23 convocados, 11 jogaram a última Copa. Com a baixa de Richarlison e Marquinhos, a contagem caiu para 10, já que apenas um dos substitutos estava no Catar: o zagueiro Bremer.

Desse modo, o centroavante Yuri Alberto, do Corinthians, se junta a outros oito atletas que estão em atividade no futebol brasileiro. O destaque fica por conta da dupla que foi bicampeã da Libertadores pelo Palmeiras: o meia Raphael Veiga e o atacante Rony, já mais rodados, mas que partem para sua estreia com a “Amarelinha”.

Se isso já não seria um forte sopro de novidade no tempo, Ramon ainda confiou em cindo dos atletas que foram campeões continentais sub-20 sob sua orientação em março: o goleiro Mycael e o centroavante Vitor Roque, do Athletico, o lateral Arthur, do América – MG, o zagueiro Robert Renan, do Zenit-RUS, e a sensacional volante Andrey, do Vasco.

Leia Também:  Bragantino já classificado para Libertadores, encara o Vasco que precisa “fazer contas” para permanecer na Série A

“Todo dia surge um ótimo jogador no Brasil. [Então a troca de peças] É uma situação normal e natural. A convocação que nós fizemos mostra um pouquinho disso aí. O time é jovem, uma média de idade de 24 anos.”

“Foi feita uma leitura de 55 atletas aí para chegar aos 23. Uma dificuldade muito grande, pois são todos atletas com muita qualidade. Nós estamos trazendo aí 11 atletas que participaram da Copa para dar essa sustentação.”

É cedo para fazer qualquer previsão sobre o futuro dos jogadores em que Ramon apostou. Se eles estarão na próxima lista da Seleção ou, principalmente, na Copa de 2026.

Talento não falta para uma convocação brasileira – isso nunca vai ser um problema. A questão agora é encontrar a fórmula que os leva em direção à taça que todos os seus torcedores enfrentaram de quatro em quatro anos.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu

Published

on

By

No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste domingo, em partida válida pelo Campeonato Espanhol. Kylian Mbappé, Valverde, Rodrygo e Brahim Díaz brilharam com gols para os Merengues, enquanto Isaac Romero e Lukebakio descontaram para a equipe visitante. A ausência do brasileiro Vinicius Júnior, suspenso, não impediu o show madrilenho.

Com o triunfo, o Real Madrid ultrapassou o Barcelona e assumiu a vice-liderança de La Liga, somando 40 pontos em 18 jogos. O Sevilla, por sua vez, ocupa a 12ª posição, com 22 pontos.

A próxima partida do Real Madrid pelo Espanhol será contra o lanterna Valencia, fora de casa, no dia 3 de janeiro, às 17h (de Brasília). Já o Sevilla tem compromisso pela Copa da Espanha contra o Almería, também como visitante, no dia 4 de janeiro, às 13h30. O retorno do Sevilla a La Liga acontecerá no dia 11 de janeiro, contra o Valencia, às 17h.

Leia Também:  Gabigol erra pênalti mas Flamengo bate o Volta Redonda de virada

Antes do apito inicial, uma cena emocionante: o estádio Santiago Bernabéu ovacionou Jesús Navas, que se aposentou dos gramados neste domingo. O ex-lateral coleciona títulos expressivos pela seleção espanhola, incluindo a Copa do Mundo de 2010 e as Eurocopas de 2008 e 2024.

Primeiro Tempo:

O Real Madrid abriu o placar aos 10 minutos com um golaço de Mbappé. Após jogada individual de Rodrygo, o francês recebeu a bola e, de fora da área, mandou um chute certeiro para o fundo das redes.

Aos 18, Lucas Vásquez quase ampliou após bela jogada de Bellingham, mas finalizou para fora.

Um minuto depois, Valverde marcou o segundo gol do Real Madrid, um golaço de fora da área após cobrança de escanteio curta.

Aos 33, Rodrygo recebeu de Lucas Vásquez dentro da área e finalizou com força, marcando o terceiro gol merengue. O Sevilla diminuiu aos 35, com gol de cabeça de Isaac Romero.

Segundo Tempo:

O Real Madrid ampliou logo no início da segunda etapa. Mbappé tabelou com Brahim Díaz, que, livre de marcação, finalizou sem dificuldades para marcar o quarto gol.

Leia Também:  Palmeiras goleia o Oeste-SP e avança para segunda fase da Copinha

Aos 40 minutos, Lukebakio recebeu em profundidade e chutou no canto direito de Courtois, diminuindo para o Sevilla e fechando o placar em 4 a 2.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA