NOVA AURORA

Esportes

Cornhole, também conhecido como “jogo dos saquinhos” e tradicional na Alemanha ganha seguidores pelo Oeste Paranaense

Publicado em

O Cornhole, também conhecido como o lançamento do saco de feijão, ou aqui no Paraná como “jogo dos saquinhos”, é um jogo muito popular nos EUA especialmente em bares, universidades e em casas, além de tradicional na Alemanha.

Os atletas da Alemanha aproveitavam o tempo livre na preparação para a Copa do Mundo no Qatar com outra atividade física, muito comum no país e pouco difundida por estes lados, até alguns meses: o Cornhole.

A tradução literal do nome, em inglês, já entrega o jogo. Trata-se de pequenas trouxinhas de pano costurados com milho cozido, seco ou de pipoca dentro. Dois ficam em distâncias opostas com um tabuleiro de madeira à frente com um buraco. O objetivo é arremessar os saquinhos e acertar a cavidade.

Bastante popular nos litorais alemães, o esporte chegou até o Brasil com o milho substituído por feijão (dando o nome de ‘saco de feijão’). O jogo está gerando muitos adeptos oriundos de familiares que trouxeram dos Estados Unidos em visitas de férias para o município de Nova Aurora. O jogo vem virando febre nos municípios da região, sendo o destaque maior para os municípios de Nova Aurora e Cafelândia.

Leia Também:  Divisão de frutos: nova sistemática é apresentada a piscicultores

Os jogadores germânicos aproveitam qualquer tempo livre para praticar seus arremessos, muitas vezes conta até com integrantes da comissão técnica e apostas em dinheiro.

Ninguém sabe exatamente quais as origens do Cornhole, há quem diga que foi inventado na Alemanha no século XIV, outros apontam para indígenas estadunidenses como criadores. Algumas teorias até apontam para um fazendeiro de Kentucky jogando como um jogo, espigas de milho secas em uma lata de lixo no século XIX. Mas é nós estados unidos onde se encontra o maior número de adeptos, sendo feito campeonatos e torneios regularmente.

Mesmo assim, o Cornhole é um jogo muito divertido.

O Allan Mendes da empresa Master Corn’s explica como funciona esse jogo que virou febre em nossa região. “O jogo consiste em lançar pequenos sacos de milho para uma plataforma de madeira com um buraco no final de uma das extremidades. Trata-se basicamente de um jogo de pontaria, e pode ser praticado por 2 ou 4 jogadores, cuja distância entre as plataformas pode ser ajustada conforma a habilidade/idade dos jogadores.

Leia Também:  Red Bull Bragantino vence o Athletico Paranaense pelo Brasileirão

Os arremessos são alternados entre os jogadores, até que um jogador ou dupla consiga atingir os 21 pontos, vencendo assim o jogo: Um saco que entra no buraco vale 3 pontos, um que fique na plataforma vale 1 ponto, um que caia fora da plataforma não pontua. O jogo é composto de duas plataformas de 1.22 x 0.61 com 10 cm de comprimento na frente e 30 atrás, com um orifício no meio medindo 15 cm, sendo ela fixa no todo do talhado a 15 cm da borda! Os saquinhos são geralmente feitos em milho ou arroz”, explica.

Para fazer a encomenda do seu jogo de Cornhole, entre em contato com a empresa Master Corn’s tendo como responsável Allan Mendes, no telefone (45) 9 9997-5629.

 

   

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira

Published

on

By

Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Táchira, na Venezuela. Em um jogo marcado por momentos de tensão e oportunidades criadas por ambos os lados, os rubro-negros conseguiram a tão desejada vitória na etapa final da partida.

O Jogo

Após um primeiro tempo relativamente equilibrado e sem grandes emoções, o jogo começou a ganhar contornos mais intensos aos primeiros minutos. O Deportivo Táchira, que começou a partida com maior posse de bola, buscava, sem sucesso, incomodar a sólida zaga do Flamengo. Aos dez minutos, os cariocas já mostraram sua intenção ofensiva quando Luiz Araújo aproveitou um lance disputado pelo alto — mas acabou chutando pela linha de fundo.

Esse lance animou a torcida flamenguista, que passou a dominar a partida e criou boas oportunidades de gol com intervenções de Bruno Henrique e o próprio Luiz Araújo. Em ambas as chances, o goleiro Camargo, do time venezuelano, fez defesas importantes para manter o placar zerado durante o primeiro tempo.

Segundo tempo

No intervalo, o duelo permaneceu equilibrado, com poucas chances de marcar para ambos os lados. Contudo, o segundo tempo trouxe mudanças significativas para a partida. Aos 12 minutos, o Flamengo finalmente abriu o placar. Everton Cebolinha foi o protagonista do lance, ao cruzar com precisão para a área, onde Bruno Henrique preparou a segurada de cabeça. Juninho, atento e oportuno, apareceu para dominar com o peito e colocar a bola no fundo da rede, garantindo o gol decisivo.

Leia Também:  Thiago Tasep realiza consultoria com equipe pedagógica na Influx de Nova Aurora; confira o vídeo

Mesmo diante do revés, o Deportivo Táchira voltou a buscar o ataque. Em sua melhor oportunidade, Balza entrou na área e testou a sorte com um chute que passou próximo à zaga rubro-negra. Contudo, o Flamengo, mantendo o controle da partida após o gol, conseguiu segurar a vantagem até o fim do confronto.

Nos acréscimos, o rival venezuelano intensificou a pressão em busca de um empate, com Balza novamente se destacando pela movimentação na área, mas sem efeito, e os rubro-negros saíram de campo com os três pontos.

Próximos desafios na competição

A vitória sobre o Deportivo Táchira coloca o Flamengo à frente do Grupo C e prepara o time para novos desafios. Na próxima rodada, os rubro-negros recebem o Central Córdoba, da Argentina, na quarta-feira, no icônico Maracanã. Enquanto isso, o Deportivo Táchira seguirá sua campanha ao enfrentar a LDU, de Quito, também na mesma data.

A partida demonstrou a capacidade do Flamengo de reagir no momento certo e reafirmou a confiança do elenco e da torcida para as próximas disputas na Libertadores. O time precisa manter o equilíbrio e a intensidade, especialmente ao enfrentar adversários de peso nas próximas rodadas.

Leia Também:  Palestra da psicóloga e ativista Mafoane Odara encerra Congresso de Igualdade Racial

FICHA TÉCNICA

DEPORTIVO TÁCHIRA 0 X 1 FLAMENGO

Local: Estádio Polidesportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (Venezuela)
Data: 03/04/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Jose Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Wilfredo Campos (BOL)
Cartões amarelos: Rosales, Camacho, Requena, Maidana e Cova (Deportivo Táchira); Léo Pereira (Flamengo)
GOL: Juninho, aos 12′ do 2º T (FLAMENGO)

DEP. TÁCHIRA: Camargo, Vivas, Tamiche (Castillo) e Maidana; Rosales, Requena, Cova (Cano) e Camacho; Sosa (Ortiz), Saggiomo e Castillo (Balza). Técnico: Edgar Pérez

FLAMENGO: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Pulgar e De la Cruz (Allan); Luiz Araújo, Bruno Henrique (Wallace) e Michael (Juninho) e Éverton Cebolinha (João Victor). Técnico: Filipe Luis

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA