Se há um consenso entre os produtores rurais e todos os profissionais envolvidos com a cadeia do agronegócio é que a tecnologia trouxe mudanças significativas para o setor. Graças aos recursos tecnológicos implementados no campo, o agricultor consegue aumentar a produtividade, reduzir as perdas das plantações, monitorar suas lavouras de forma mais efetiva e aumentar a sustentabilidade. As câmeras, por exemplo, deixaram de ser um equipamento apenas para a segurança. Fazem parte de um processo interessante de monitoramento, ou acompanhamento da produção.
No Show Rural Digital esse simulador de caminhão atrai visitantes. O simulador não é uma novidade, mas a câmera que fica ao lado do volante transmite em tempo real toda a ação do motorista, pelo sinal 4G, e já está sendo utilizada para entender problemas que resultam em prejuízos, como o alto índice de acidentes em uma empresa transportadora.
Uma empresa de soluções tecnológicas de Maringá trouxe vários modelos de câmeras para segmentos diversos. Hoje existe até câmera para contagem de animais. E elas podem funcionar utilizando energia solar. Na produção de alimentos em uma propriedade do Paraná as câmeras são utilizadas para verificar o funcionamento de pivôs de irrigação que em casos de falhas, precisam ser corrigidas rapidamente.
Uma fabricante chinesa que se instalou no Brasil há mais de cinco anos trouxe para o evento o maior drone do agronegócio para a pulverização da lavoura, otimizando o tempo do produtor e sendo ainda mais preciso.
Fonte: JC1
Foto: Catve