POLÍTICA PR
Audiência debate criação de semana de conscientização sobre o ruído no Paraná
Publicado em
5 de maio de 2025por

Principal infração denunciada pela população paranaense por meio do 190, denúncias de perturbação de sossego em Curitiba e o enfrentamento das infrações em todo o Estado foram temas de uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi proposto pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
A audiência pública teve como principal encaminhamento a elaboração de um projeto para criar uma semana de conscientização sobre o ruído no Paraná. Ela deve ser realizada na semana do dia 30 de abril – data internacional de Conscientização sobre o Ruído, sensibilizando sobre o tema por meio de campanhas educativas, fomentando ações integradas do Poder Público e incentivando políticas municipais. O projeto ainda será redigido por Romanelli, em parceria com os conselhos de segurança que representam nos bairros de Curitiba.
Romanelli também sugeriu a criação de um grupo de trabalho para estabelecer um canal direto de contato entre a Alep e órgãos como o Ministério Público do Paraná (MPPR), a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), entre outros. O intuito é debater o que pode ser feito no âmbito do Legislativo para aprimorar o combate a essa contravenção penal. “Quantas situações já vimos de pessoas que acabam cometendo crimes terríveis por conta da perturbação de sossego? É um problema grave”, ressaltou o deputado estadual.
A audiência pública reuniu cerca de 25 lideranças de Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) que representam 17 bairros de Curitiba. Foram as próprias entidades que solicitaram o encontro. Autoridades da Polícia Militar do Paraná (PMPR), representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que tratam do direito de autistas e de associações de defesa de animais também marcaram presença no Auditório Legislativo.
Além disso, 11 vítimas de perturbação de sossego na capital do Paraná aproveitaram o momento final do evento, normalmente dedicado à realização de questionamentos, para denunciar situações abusivas que resultaram em quadros que vão desde alienação do sono até hospitalização.
Cenário
A audiência teve início com a exibição de flagrantes em vídeos de perturbação de sossego em bairros curitibanos como Boqueirão, Jardim Social, Alto da XV e Mercês. Gravados à noite, ainda neste ano, os vídeos revelam o som de bares e festas invadindo o lar das vítimas.
Para dar um panorama sobre a dimensão do problema, o major da Polícia Militar do Paraná, Ronaldo Carlos Goulart, subcoordenador do Centro dos Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná (Ceconseg), elencou estatísticas: de todos os chamados recebidos pelo canal de denúncias 190 no Paraná, quatro a cada 10 denunciam perturbação de sossego. Nos fins de semana, a contravenção representa até 80% de todas as denúncias.
A perturbação de sossego é a denúncia mais recorrente realizada pelos moradores paranaenses, estando logo à frente de casos de violência doméstica e familiar, que representam 16% de todos os chamados.
“Se o número tem essa dimensão, significa que as ferramentas que o Estado está utilizando não estão funcionando”, acredita o major. A lavratura de termos circunstanciados é um dos encaminhamentos aplicados, mas muitas vezes acaba ineficaz – a tramitação costuma levar cerca de dois anos. “Há diversas outras infrações penais que não são coibidas adequadamente pois esse efetivo está tentando dar resposta a um número excessivo de ligações”, ressaltou Goulart.
Alternativas
A audiência foi uma oportunidade para os representantes dos bairros proporem iniciativas para contornar o problema. Para a jornalista Valéria Prochmann, presidente do Conseg Centro Cívico e líder do Movimento Contra a Perturbação do Sossego, é urgente regulamentar o poder de polícia administrativa da PMPR, permitindo-a aplicar multas aos perturbadores de sossego reincidentes. A ampliação já foi proposta em outros estados brasileiros.
Volnei Lopes da Silva, presidente do Conseg Abranches, citou a necessidade do Poder Público em abrir espaço para os conselhos de segurança serem ouvidos antes da emissão de alvarás de funcionamento de estabelecimentos. No bairro onde vive, endereço de dois grandes equipamentos públicos de eventos, reuniões realizadas com promotores de Justiça desde 2020 auxiliaram a reduzir problemas de perturbação de sossego, destacou.
A adoção de melhores critérios na concessão de alvarás também está no cerne das preocupações de Maria Helena Salomão, representante dos moradores da Prudente de Morais e líder do movimento Pró-Sossego. Na sua fala, ela detalhou os problemas crescentes de ruídos na região após a construção de um polo gastronômico, há cerca de três anos. Bares reúnem pessoas nas ruas, gerando barulhos que comprometem o sono dos residentes. “As vítimas estão desamparadas, emparedadas entre o poder público municipal e a lentidão do sistema judiciário”, desabafou.
Consequências da perturbação de sossego
Aos autistas, o impacto dos ruídos é ainda mais sensível. “Por vezes, a hipersensibilidade sensorial está tão sobrecarregada que a pessoa se torna agressiva”, destacou a advogada Aline Milanez, Conselheira Federal da ONG Onda-Autismos. Ela defende que os casos em que há vítimas com o transtorno sejam tratados com prioridade pela Polícia Militar.
Priscila Hauer, secretária do Conseg São Francisco, ressaltou em sua fala os prejuízos dos barulhos aos bichos, como convulsões, fugas e até mesmo enforcamento. Ela citou pesquisa em que detalha que os animais de estimação têm como principais reações se esconderem (73% dos pets), se perderem (58%) e sofrerem tremores (52%). “Falta empatia. Se incomoda ao ser humano, imagina ao animal, que tem uma audição muito mais aguçada”, destacou.
José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná, listou prejuízos gerais da perturbação de sossego. Os ruídos imprevistos e contínuos ampliam cortisol e adrenalina no corpo humano, tendo como prejuízos aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Dentre as consequências, estão distúrbios de sono, hipertensão, problemas cardiovasculares, fadiga crônica e até alterações imunológicas.
Segundo o médico, a vítima fica numa condição quase que selvagem. “O ruído constante força o corpo a ficar em alerta constante, como se a selva não deixasse de ameaçá-lo”.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Assembleia recebe a exposição “Araucárias Vivas” do artista plástico Toto Lopes
Published
2 horas agoon
5 de maio de 2025By

“Araucárias Vivas” é o tema da exposição do artista plástico Toto Lopes, aberta nesta segunda-feira (05), no Espaço Cultural da Assembleia. A mostra, uma iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP), é um convite à reflexão sobre a relação entre arte, natureza e sustentabilidade, através de esculturas únicas que emergem do refugo de tapumes de obra e compensados de madeira reflorestada. “Nós temos que valorizar o que é nosso. O Toto é um artista, eu sempre digo, que ama o Paraná. E ele consegue transmitir esse amor através da sua arte, representando a nossa história, a nossa cultura, as nossas raízes”, disse a deputada, ao destacar que o que ela mais valoriza no artista é o seu lado social, o seu lado humano.
“Ele trabalha com crianças, com idosos, com crianças especiais, transformando objetos que provavelmente iriam para o lixo em arte levando esperança às pessoas, transformando a vida deles. Além disso, ele faz pinturas lindas em hospitais de crianças e de forma voluntária. Então esse lado social do Toto também me encanta muito. Por isso, é uma pessoa que merece ser homenageada e que sua obra seja divulgada para o Paraná e para o mundo”, disse a deputada, ao entregar uma menção honrosa ao artista, como forma de reconhecimento à sua contribuição para a cultura do estado.
Presente na aberta da mostra, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), disse que é importante valorizar aqueles que valorizam o Paraná como Toto Lopes que é um apaixonado por esse estado, e que tem no pinheiro araucária, sua principal referência. “Para nós é uma honra muito grande ter você aqui nessa Casa e, em nome dos 54 deputados, quero agradecer todo o trabalho que você faz como artista, mas principalmente o trabalho que você faz divulgando o estado do Paraná, esse estado que é pujante, de gente séria, de gente trabalhadora, que está vivendo um momento extraordinário, mas que tem que valorizar os nossos artistas”, afirmou.
Preservação
Toto Lopes falou um pouco sobre a sua exposição. “São araucárias que são feitas com reaproveitamento de material, tapumes de obra, compensados, que eu reutilizo e transformo elas em arte”, explicou. “A escolha de trabalhar com madeira reflorestada não é apenas uma opção estética, mas uma declaração de compromisso com a preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais”, disse, ao destacar que a coleção “Araucárias Vivas” se inspira na majestosa araucária angustifolia, uma árvore que desempenha um papel vital em nosso ecossistema, mas que está ameaçada de extinção. “Minhas esculturas servem como um poderoso lembrete da fragilidade da natureza e da importância de sua preservação”, alertou. “É uma forma de repensar nossos hábitos de consumo e a importância de uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente, é promover essa jornada de transformação e conscientização ambiental através da arte”, finalizou.
O artista também tem uma ligação grande com a questão social. “Na minha infância eu tive o privilégio de participar de um projeto gratuito, que transformava a arte junto com as crianças. Eu fui privilegiado de ter participado desse projeto e eu vi que a arte realmente tem um poder de transformação na vida de pessoas. E, hoje, eu utilizo a minha arte como um reflexo de tudo que eu recebi, mas também plantando várias sementinhas aí, mostrando para as crianças que a arte pode mudar a vida delas também”, explicou. A mostra fica em cartaz até o dia 09 de maio, das 09 horas às 18 horas, no Espaço Cultural da Assembleia.
Perfil
Tanielton Lopes Pereira, conhecido como Toto Lopes, nasceu em Campo Largo (PR), é especialista em reutilização de materiais descartados e formado em artes visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É um artista plástico autodidata, fundador da Toto Artes – Soluções Artísticas e se destaca pelo impacto social de seu trabalho.
Desde 2007, ministra oficinas de artes plásticas em projetos sociais do município de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo oficinas para todos os públicos e faixas etárias, incluindo crianças com vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais, adultos, idosos, dentre outros.
É idealizador e coordenador do Projeto Eco Natal que mobilizou mais de cinco mil pessoas para criar a decoração natalina de Campo Largo com materiais recicláveis; do projeto “Fazendo Arte”, que já atendeu mais de três mil crianças com vulnerabilidade social e do projeto “Medicando Alegria”, que visa levar apresentações de teatro, contação de história, música, circo para pacientes, familiares e funcionários de hospitais. Toto também é voluntariado do HI Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Além de ter suas obras reconhecidas no Brasil, o quadro “A Santa”, participou de três mostras de arte em Napoli e Roma (Itália), sendo uma delas o “Fórum Mundial da Cultura pela Paz”, organizada pena Unesco.
Premiações
O artista já recebeu diversas premiações, entre elas o prêmio de honra ao mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”, pelos relevantes serviços prestados a cidade e a cultura de Campo Largo; o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, pelos relevantes serviços prestados para sociedade paranaense e a “Medalha das Ordens das Araucárias”, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR). Sua obra “Acaé Azul” foi reconhecida pelo Governo do Paraná para fazer parte do acervo artístico do cerimonial do estado, assim como a obra “Mestre Fandangueiro do Paraná”, que já faz parte do acervo artístico do Palácio Iguaçu.
Fonte: ALPR PR

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana

IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas

Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território

Estado assina desapropriação para modernizar o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA6 dias ago
BPTran Realiza Solenidade de Passagem de Comando da unidade
-
PARANÁ6 dias ago
Museu Oscar Niemeyer promove exposição com o artista mexicano Gabriel de la Mora
-
POLÍCIA5 dias ago
BPTran realiza solenidade de passagem de comando da unidade
-
POLÍCIA5 dias ago
Tenente-coronel Luiz Rogério assume comando do regimento de Polícia Montada