NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná inclui água de coco no cardápio da alimentação escolar

Publicado em

Das regiões litorâneas ao Interior do Estado, alguns alimentos estão presentes na mesa das famílias paranaenses em qualquer estação do ano. É o caso da água de coco que, mesmo com a chegada das estações frias do ano, mantém simpatizantes não apenas por ser um clássico refresco, mas especialmente como uma potente aliada em momentos que requerem hidratação mais intensa.

Neste ano, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) adquiriu água de coco para compor o cardápio dos estudantes da rede pública estadual de ensino, que agora também poderão contar com os benefícios dessa bebida. Só na segunda remessa da alimentação escolar (encaminhada de 6 de março a 4 de abril) foram entregues 200 toneladas de água de coco, distribuídas para as escolas da rede pública estadual em todos os 399 municípios paranaenses.

Durante o outono e o inverno é natural que as pessoas se esqueçam de se hidratar com tanta frequência como ao longo dos meses mais quentes. Nesse sentido, segue a preocupação do Governo do Estado e do Fundepar em ofertar opções para complementar a hidratação dos estudantes.

Leia Também:  Lote 2 garante pista tripla entre Curitiba e Paranaguá nos primeiros anos do contrato

A água de coco pode ser servida tanto para acompanhar as refeições maiores no intervalo principal do turno escolar quanto nos lanches do Programa Mais Merenda, que são servidos nos momentos de entrada e de saída do período em que o estudante permanece na escola.

Seu uso é especialmente interessante após as aulas de exercícios físicos mais intensos, contudo, com ressalvas. “A água de coco é uma boa opção para se hidratar, mas não deve substituir totalmente a água. A água pura é fundamental para manter o equilíbrio do corpo e garantir seu bom funcionamento”, explica Rosangela Mara Slomski Oliveira, coordenadora de Planejamento da Alimentação Escolar no Instituto Fundepar.

Sugere-se o uso da água de coco como um ingrediente em sucos mistos e vitaminas, que também podem ser feitos pelas merendeiras da rede pública estadual de ensino com os alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar.

A previsão é de que a água de coco permaneça compondo o cardápio das escolas ao longo de 2025. Serão mais três remessas de alimentos que devem abastecer toda a rede até o fim do ano, sendo a próxima com previsão de início para o mês de maio.

Leia Também:  Com exposições emblemáticas, Alfredo Andersen teve 2022 de retomada

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Paraná já aplicou mais de 860 mil doses da vacina contra a gripe

Published

on

By

Novo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que até o início desta terça-feira (29) foram aplicadas 864.353 doses de vacina contra a gripe. Este ano, o Paraná iniciou a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza de forma antecipada, em 1.º de abril. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do grupo prioritário, que somam 4,9 milhões de pessoas no Paraná.

Até agora o Estado já recebeu e distribuiu 2.968.000 doses aos 399 municípios. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância da imunização neste período. “A hora de vacinar é agora. Já recebemos quase três milhões de doses e distribuímos aos municípios, e estamos próximos da marca de um milhão de doses aplicadas. Vacinar antes do inverno para garantir proteção quando o frio chegar”, disse.

Entre os grupos prioritários estão crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, profissionais de saúde, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, integrantes das forças de segurança e de salvamento, e militares das Forças Armadas.

Leia Também:  Em um ano, Estado realiza 80 mil atendimentos nas rodovias do antigo Anel de Integração

Também estão incluídos indivíduos com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e de longo curso, portuários, funcionários do sistema penitenciário e a população privada de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.

REFORÇO – Para ampliar a cobertura, a Sesa definiu 10 de maio como o Dia D de Multivacinação, promovendo a aplicação de doses contra gripe, Covid-19 e febre amarela, além das vacinas do Calendário Nacional de Imunizações.

Desde 14 de abril, a vacinação também está ocorrendo dentro das escolas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa segue até 31 de maio, permitindo que estudantes atualizem suas carteiras de vacinação sem precisar se deslocar aos postos.

DADOS – De acordo com o 3º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios deste ano, divulgado pela Sesa no último dia 10, o Paraná registrou 81 casos e seis mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Influenza. Entre os óbitos, cinco foram por Influenza A (H1N1) e um por Influenza B. Mais informações podem ser consultas no boletim AQUI.

Leia Também:  Com exposições emblemáticas, Alfredo Andersen teve 2022 de retomada

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA