O estande da Portos do Paraná esteve movimentado terça-feira (22), no primeiro dia da 29ª Intermodal South America, maior evento de logística da América Latina. Realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, o espaço de 240 m² reúne 25 empresas e instituições parceiras dos portos paranaenses, que, até quinta-feira (24), poderão utilizar o local para fortalecer relacionamentos, prospectar clientes e ampliar seus negócios.
“A nossa comunidade portuária, sempre muito unida, está recebendo clientes e fechando muitos negócios por aqui. Este é um momento importante para que as empresas se posicionem cada vez mais no mercado”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Wagner Giorgino, representante comercial do Terminal de Veículos Ascensus Paranaguá, participa do estande da Portos do Paraná desde 2021 e o considera um facilitador para a concretização de novos negócios. “Quando temos um cliente que vem com uma necessidade, conseguimos demonstrar tudo o que fazemos e ampliar nosso networking”, afirmou.
Entre as empresas presentes no estande estão: Amart Shipping, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Bunge, Cargill, Cattalini Terminais Marítimos, Cavalca Administração Portuária (CAP), Centro Sul Serviços Marítimos LTDA, Consórcio Mercosul Cimbessul S.A., Coamo Agroindustrial Cooperativa, Cooperativa Agrária Agroindustrial, Cotriguaçu Cooperativa Central, Engine, FTSpar, Grupo Fertipar, Grupo Interalli, Harbor Operações Portuárias, Klabin S.A., Liquipar, Louis Dreyfus Company Brasil, Mosaic Fertilizantes, Multitrans, Pasa Paraná Operações Portuárias, Rocha Terminais Portuários e Logística S.A., e Terin Terminais.
Durante o evento, Luiz Fernando Garcia também visitou o estande do Porto de Suape (Pernambuco) e parabenizou o novo diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto. No mesmo local, o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, participou da 2ª Assembleia Geral Ordinária da ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias).
2ª ASSEMBLEIA GERAL – Representantes das autoridades portuárias associadas à ABEPH discutiram as possíveis mudanças que o Projeto de Lei nº 733/2025 pode trazer para os portos brasileiros. O PL, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe alterações na Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013), com o objetivo de aprimorar o marco legal do setor.
“A Portos do Paraná esteve presente discutindo pontos importantes para o desenvolvimento portuário e, sem dúvida, vamos trabalhar junto aos demais portos para incluir no projeto de lei mudanças tão necessárias ao nosso crescimento contínuo”, afirmou Garcia, que também preside a ABEPH.
Com 151 artigos, o texto sugere mudanças na regulação, precificação de serviços, contratação de mão de obra e licenciamento ambiental. O projeto também amplia os poderes da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), permitindo-lhe, por exemplo, conceder portos privados e regular terminais retroportuários alfandegados — atualmente sob responsabilidade da Receita Federal.
Todos os pontos debatidos na reunião serão levados pela ABEPH ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em encontro a ser agendado. “Temos o espaço das audiências públicas, mas, do ponto de vista formal, as emendas legislativas acontecem por meio dos deputados e senadores. Por isso, é fundamental que as lideranças portuárias acionem seus parlamentares e apresentem suas demandas para que eles levem à Câmara as proposições da Associação”, explicou o assessor jurídico da ABEPH, Fábio Silveira.
Desde o ano passado, a ABEPH promove encontros presenciais com seus associados para aproximá-los das principais pautas nacionais. “Mais de 10 associados participaram do debate sobre o novo projeto de lei do setor, e estamos felizes por representá-los em todas as esferas de discussão”, afirmou a diretora executiva da entidade, Gilmara Temóteo.
Fonte: Governo PR