PARANÁ
Escola de Dança Teatro Guaíra encanta mais de 850 alunos com espetáculo em colégio estadual
Publicado em
17 de abril de 2025por

A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) encantou mais de 850 alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Yvone Pimentel, em Curitiba, com uma apresentação realizada nesta quarta-feira (16). A atividade marcou a estreia do grupo de dança no programa Guaíra para Todos em 2025, que prevê ainda outras 13 apresentações em escolas da rede estadual até o fim do ano letivo. Desde 2023, a iniciativa já impactou mais de 10 mil estudantes com espetáculos gratuitos de balé clássico e dança contemporânea.
Os professores do Yvone Pimentel também curtiram a apresentação. Para a diretora da Escola de Dança, Larissa Pansera, o projeto é essencial para a formação artística de quem participa. “É uma iniciativa que traz resultado positivo para todos os envolvidos — tanto para os nossos alunos, que se desafiam ao dançar em espaços não convencionais, quanto para os estudantes das escolas, que muitas vezes têm seu primeiro contato com a arte por meio dessas apresentações. Levar cultura, dança e sensibilidade para dentro das escolas é transformador”, afirma.
A apresentação emocionou também quem estava na plateia. Maira Hara, diretora do Colégio Yvone Pimentel, destacou a importância de ações como essa dentro de uma unidade de ensino pública. “Poder trazer um espetáculo dessa grandeza para os nossos estudantes é sensacional. Talvez nem metade deles teria a condição e a disponibilidade de ir até o teatro, então foi um privilégio muito grande para o nosso colégio. A dança é impactante e essencial para a formação completa dos nossos alunos”, declarou.
Entre os estudantes que assistiram ao espetáculo estavam alunas apaixonadas por dança, como Maria Fernanda, de 15 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio. A jovem faz aulas de balé e hip-hop contemporâneo, e sonha em seguir carreira na dança. “Foi muito boa a apresentação. Eu vi todo mundo feliz, sabe?”, contou.
Natália Jacoski, de 14 anos, aluna do 9º ano, também se emocionou com o espetáculo. Ela pratica dança folclórica ucraniana e se identifica com o universo da dança desde a infância. “Eu achei muito legal, fiquei emocionada. Foi assistindo a apresentações como essa que descobri minha paixão pela dança”, disse.
A experiência também é intensa para quem está no palco. Luiz Ricardo dos Santos, de 17 anos, foi selecionado este ano para integrar a Escola de Dança e se mudou de Planalto, no Sudoeste do Paraná, para estudar na Capital. “Essa foi minha primeira apresentação em um pátio. Eu estava bem nervoso, mas quando começou a música, esqueci de tudo. Só dancei”, relembra.
Luiz saiu da quadra ovacionado. “A criançada enlouqueceu no final. Quando saí da quadra, fizeram uma rodinha em volta de mim, começaram a pedir autógrafo e foto”, contou, rindo. “A gente fica honrado com todo esse carinho que recebe. É aí que a gente entende o tamanho do nosso trabalho.”
Para a coordenadora do grupo de dança, Lucilene Almeida, o impacto das apresentações nas escolas vai além do entretenimento. “Dá para ver nos olhos deles a admiração quando trazemos essa magia, que normalmente acontece nos palcos, para dentro da escola. Isso desperta um novo sentido de vida, que só a arte é capaz de proporcionar: o imaginário, a possibilidade de sonhar o que se quiser”, conclui.
AGENDA – Além das apresentações em escolas estaduais, a Escola de Dança Teatro Guaíra prepara a estreia de um novo espetáculo, que será apresentado entre os dias 1º e 6 de julho no palco do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), no Teatro Guaíra. A obra, que está em processo de montagem, contará com coreografias de Rodrigo Leopolldo, bailarino do Balé Teatro Guaíra, e trará à cena reflexões sobre inteligência artificial e criatividade humana, exploradas por meio da linguagem da dança.
GUAÍRA PARA TODOS – O programa Guaíra para Todos tem como objetivo democratizar o acesso à cultura no Paraná, levando espetáculos de música, dança e teatro a diferentes regiões do estado. A iniciativa reúne apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Balé Teatro Guaíra, da G2 Cia. de Dança e da Escola de Dança Teatro Guaíra.
Com foco na inclusão e na formação de novas plateias, o projeto amplia o alcance da produção artística paranaense e rompe com a ideia de que o teatro é um espaço inacessível para grande parte da população.
“O Centro Cultural Teatro Guaíra tem a missão de aproximar a cultura de todos os paranaenses, e o projeto Guaíra para Todos cumpre esse papel de forma brilhante, democratizando o acesso às ações culturais”, afirma Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano
Published
3 horas agoon
19 de abril de 2025By

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.
“O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.
A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.
Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.
“Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.
MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.
Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.
Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.
ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.
O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.
A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.
DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.
A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.
Fonte: Governo PR

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