NOVA AURORA

PARANÁ

Governador discute programas turísticos e Ganhando o Mundo com prefeitos na Flórida

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se encontrou nesta segunda-feira (14) com os prefeitos Buddy Dyer, de Orlando, Jerry Demings, do Condado de Orange County, para discutir programas turísticos e a possibilidade de incluir a Flórida como destino das próximas edições do Ganhando o Mundo. A agenda aconteceu após a visita ao PortMiami, no qual o governador anunciou que Paranaguá ganhará um novo terminal específico para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros nos próximos anos.

A primeira agenda foi com Buddy Dyer. Orlando tem uma relação de irmandade com Curitiba, o que pode facilitar processos burocráticos e apoio logístico para intercâmbios estudantis. Em 2024, dos 50 alunos paranaenses que fizeram intercâmbio do Ganhando o Mundo nos Estados Unidos, apenas um ficou na Flórida, em Winter Garden, a cerca de 25 quilômetros de Orlando.

Desde então o Ganhando o Mundo já ganhou duas novas edições (2025, com alunos em viagem, e 2026, com inscrições abertas), mas dessa vez contemplando países como Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Os EUA são parceiros com Ganhando o Mundo Agrícola, que acontecerá no segundo semestre deste ano. Cem alunos dos colégios agrícolas do Paraná vão passar um período de estudos no Estado de Iowa, um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Leia Também:  Como prevenção, IAT interdita acesso a pontos turísticos do Parque do Monge

Orlando é uma das cidades mais visitadas dos Estados Unidos e do mundo por causa do Walt Disney World. A cidade possui mais de 100 mil quartos de hotéis e o turismo emprega mais de 230 mil pessoas na região. A cidade também é um centro financeiro e líder em atendimento e pesquisas na área da saúde, com a segunda maior universidade do estado da Flórida (University of Central Florida).

“O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio incrível, que promove desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes da rede pública. Recentemente expandimos a edição de 2026 para chegar a 2 mil alunos. Será a maior da história. E já estamos prospectando parceiros para o futuro. Em Orlando, além da ambientação em um país de primeiro mundo, os estudantes podem ter contato com esse universo do turismo e do entretenimento, que é um dos segmentos comerciais que mais crescem no mundo”, disse o governador. 

Leia Também:  Trabalho do IAT mostra que revitalização da orla de Matinhos não impacta a fauna

Ele também apresentou ao prefeito um panorama do turismo do Paraná, com a vocação de Foz do Iguaçu, que, além das Cataratas, vai ganhar nos próximos anos uma antena do museu Pompidou. Ratinho Junior também citou a temporada de cruzeiros, a Ilha do Mel e o fluxo de quase 1 milhão de turistas estrangeiros no Estado em 2024.

No encontro com Jerry Demings, Ratinho Junior também foi apresentado às particularidades da administração de um condado, particularidade dos Estados Unidos. O Condado de Orange é um dos 67 da Flórida. É composto por 13 localidades no total, sendo dez cidades e três vilas (Eatonville, Oakland e Windermere). Ele ressaltou que no Paraná a Agência de Assuntos Metropolitanos trabalha com Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado para favorecer as potencialidades das maiores cidades e suas regiões metropolitanas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Trabalho do IAT mostra que revitalização da orla de Matinhos não impacta a fauna

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  CBMPR lança capacitação em atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA